Quarta-feira, Agosto 10, 2022

5 maneiras inesperadas que o café influencia nosso comportamento

Todo mundo sabe que o café anima a alma. Logo após o néctar passar por nossos lábios, nosso cérebro fica atento, nossa visão se aguça e a fadiga desaparece.

Como afirma o romancista francês Honoré de Balzac: “Este café cai no estômago e logo há uma comoção geral. As ideias começam a se mover como os batalhões do Grande Exército no campo de batalha.”

A cafeína é o principal produto químico do café, uma droga psicoativa que altera a forma como nos sentimos e nos comportamos. As moléculas de cafeína se assemelham às moléculas de adenosina do corpo, que se acumulam no cérebro quanto mais tempo estamos acordados. E como a cafeína se parece com a adenosina, ela pode bloquear os sensores e enganar o cérebro para ficar acordado.

Dada a sua popularidade, os cientistas realizaram muitos estudos sobre café e cafeína para discernir seu efeito na saúde e no comportamento. Aqui estão cinco das surpresas menos conhecidas que eles descobriram.

1. Café faz você gastar mais

Se você desenvolveu um hábito de café, gastará mais dinheiro em java. E os pesquisadores também descobriram que fazer compras com cafeína pode afetar o que você compra e quanto você gasta.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida deu aos compradores café normal, descafeinado ou água ao entrar em uma loja. Aqueles que beberam o café gastaram cerca de 50% mais dinheiro e compraram quase 30% mais itens do que os compradores que tomaram uma bebida sem cafeína. Além disso, os consumidores de café gastaram mais em compras por impulso.

Outros estudos confirmam que a cafeína pode afetar a tomada de decisões fiscais. Em um estudo com jogadores, pesquisadores associaram o consumo de café a apostas mais arriscadas. Esses achados mostram que a cafeína aumenta a impulsividade.

O café pode até afetar a caridade por meio de sua temperatura. Um estudo as pessoas escolheram entre dar um presente a um amigo ou guardá-lo para si mesmas, liderada pelo psicólogo John Bargh, da Universidade de Yale. Os participantes que seguraram uma almofada terapêutica quente foram mais generosos e deram o presente, mas aqueles que seguravam uma almofada fria o guardaram para si.

2. O café ajuda você a colaborar

O café é conhecido por elevar o humor, e os pesquisadores descobriram que as equipes com cafeína trabalham melhor juntas. Um estudo realizado na Ohio State University descobriu que grupos que beberam café antes de discutir um tópico controverso avaliaram o desempenho de sua equipe melhor do que aqueles que beberam descafeinado.

Os participantes que beberam cafeína também conversaram mais durante a discussão, tiveram mais facilidade em manter o tópico e afirmaram que estariam dispostos a trabalhar com seu grupo novamente em comparação com aqueles que não consumiram cafeína.

Os pesquisadores atribuem essa atmosfera colaborativa ao aumento do estado de alerta do café. Também pode envolver o efeito demonstrado da cafeína na resolução de problemas, o que também poderia ter ajudado a gerar discussões mais produtivas. Em um estudoos participantes que tomaram uma pílula de cafeína apresentaram mais soluções, em comparação com aqueles que tomaram placebo.

3. Café deixa você duro

Além de aguçar a mente, o café parece aumentar a tolerância à dor. Psicólogo Burel Goodin da Universidade do Alabama descobriram que as pessoas que habitualmente consomem produtos cafeinados pode suportar melhor estresses físicos desconfortáveis. As pessoas que consomem cafeína eram menos sensíveis ao calor e à pressão mecânica.

Isso poderia explicar por que as pessoas que tomam cafeína antes do exercício tendem a ter um desempenho melhor. A cafeína é um dos suplementos mais usados para aumentar as habilidades atléticas em uma ampla variedade de esportes e atividades. Pesquisa realizada na Universidade de Granada mostrou que beber um café forte meia hora antes do exercício pode aumentar a queima de gordura. Usuários habituais, no entanto, podem desenvolver um nível de tolerância à cafeína que anula seus benefícios de melhoria de desempenho.

Estudos também sugerem que os bebedores de café tendem a viver mais, apresentando menores riscos de várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Cientistas recentemente descobriu uma característica protetora da cafeína que funciona profundamente dentro das células do nosso corpo: ela melhora a função das mitocôndrias.

As mitocôndrias são as chamadas “casas de força” da célula que geram energia. Os pesquisadores descobriram que a cafeína protegeu as células cardiovasculares de danos. Outros estudos sugerem cafeína contraria os efeitos de moléculas pró-inflamatórias que se acumulam no corpo à medida que envelhece.

4. O café tem uma influência inconsciente

Os efeitos revigorantes do café podem influenciar nossa mente e comportamento sem que tomemos um gole. Um estudo realizado da Universidade de Toronto descobriram que indivíduos que foram meramente expostos a dicas de café – vendo uma xícara de café ou uma loja Starbucks – ficaram mais alertas e atentos. Notavelmente, as sugestões de café afetaram mais os participantes das culturas ocidentais do que aqueles onde o café domina menos as sociedades.

A cientista comportamental Adriana Madzharov no Stevens Institute of Technology conduziu um estudo semelhante e pediu aos participantes que resolvessem problemas de álgebra em uma sala sem cheiro ou que cheirasse a café. Aqueles que trabalharam com o aroma agradável do café tiveram melhor desempenho. Com base nessas descobertas, Madzharov sugere que empregadores e varejistas “pode ​​usar aromas sutis para ajudar a moldar a experiência de funcionários ou ocupantes com seu ambiente.”

Outra influência inconsciente é como as pessoas preferem seu café. Uma Universidade da Pensilvânia estudo encontrado que os liberais americanos eram quase duas vezes mais propensos do que os conservadores a beber café com leite. As pesquisas sugeriram que os liberais podem ser mais abertos à globalização, enquanto os conservadores tendem a ser mais avessos a produtos que consideram “estrangeiros”.

5. Seu gosto por café pode estar em seus genes

Existem duas razões principais pelas quais algumas pessoas não adoram o café: uma tem a ver com a língua e a outra com o fígado.

Aproximadamente 25% das pessoas são “superdegustadores”, uma condição de maior sensibilidade aos produtos químicos que dão sabor aos alimentos e bebidas. Variações genéticas nos chamados genes TAS2R influenciam a configuração das papilas gustativas e afetam a forma como as pessoas percebem os diferentes sabores. Os superprovadores podem achar as substâncias químicas amargas do café, como cafeína e quinina, esmagadoras.

Outros tipos de variações genéticas não podem compensar o café amargo com açúcar ou creme. Por exemplo, CYP1A2 é um gene que produz uma enzima hepática que decompõe a cafeína. As pessoas que têm uma versão deste gene, designada CYP1A2*1F, não processam a cafeína tão rapidamente. Na prática, isso significa que a droga permanece ativa no organismo por mais tempo, o que pode produzir tremores e náuseas.

Pessoas que são lento para processar a cafeína também pode estar em maior risco de ataque cardíaco e hipertensão ao ingerir excesso de cafeína. Como acontece com qualquer droga, o corpo se adapta e desenvolve uma tolerância, o que significa que é necessário mais para sentir o efeito.