84 toxinas potenciais localizadas em tentáculos, intestino e corpo de anêmonas marinhas baseadas em recifes australianos. — ScienceDaily

Um composto tóxico totalmente novo encontrado em uma anêmona-do-mar tropical australiana está sendo analisado como uma potencial nova terapia medicamentosa, depois de ter sido descoberto por cientistas biomoleculares durante a investigação dos múltiplos venenos da espécie.

A pesquisadora de doutorado da QUT, Lauren Ashwood, estudou extensivamente a composição do veneno das anêmonas do mar, em particular, Telmatactis stephensoni uma anêmona do mar à base de recife que pode crescer de 8 a 10 cm.

Ashwood descobriu que esta espécie produzia diferentes venenos para funções biológicas – defesa, predação e digestão – e que as toxinas estavam localizadas em locais que correspondiam à sua função.

“Ao contrário das cobras que liberam seu veneno através de presas, T. stephensoni o veneno é um coquetel complexo de toxinas que é encontrado em células urticantes em toda a estrutura da anêmona do mar”, disse Ashwood.

“A análise das três principais regiões funcionais da anêmona do mar: os tentáculos, a epiderme e a gastroderme – descobriu que os locais de produção de toxinas são consistentes com seu papel ecológico de captura de presas, defesa e digestão.

“Isso significa que quando estudamos as toxinas no contexto do que elas fazem, temos uma ideia de como elas podem ser úteis para a terapêutica”.

Ashwood disse que venenos de animais foram usados ​​para tratar humanos ao longo da história, com veneno de cobra administrado medicinalmente desde o século VII aC.

“As toxinas peptídicas de animais peçonhentos estão sendo desenvolvidas em terapias para doenças, incluindo distúrbios cardiovasculares, doenças autoimunes, diabetes, cicatrização de feridas, HIV, câncer e dor crônica”, disse Ashwood.

“Ao todo encontramos 84 toxinas potenciais em T. stephensoni incluindo um que não tinha sido visto antes. Uma amostra dessa toxina desconhecida, chamada U-Tstx-1, foi enviada a um laboratório especializado na Hungria para análise.

“Dado que esta toxina foi encontrada na gastroderme da anêmona do mar, ela pode estar envolvida na digestão – pode ser um novo tipo de co-lipase, enzimas que quebram a gordura.

“Esta toxina também pode ser semelhante a uma toxina no veneno de cobras mamba negras que estimula as contrações musculares intestinais”.

O co-pesquisador QUT Professor Associado Peter Prentis, do Centro de Agricultura e Bioeconomia e da Escola de Biologia e Ciências Ambientais, disse que os cientistas estavam interessados ​​em venenos causadores de dor porque eles poderiam ser desenvolvidos para fornecer alívio da dor.

“Se pudermos isolar a neurotoxina e encontrar o receptor da célula nervosa que ela ativa, poderíamos desenvolver um bloqueador para interromper a ativação e tratar condições como dor crônica nas costas”, disse o professor Prentis.

“Isso significa que as toxinas na acontia – fio longo e pungente usado para afastar predadores que causam dor intensa a animais marinhos e humanos – podem ser uma fonte de um ‘antídoto’ para alguns tipos de dor crônica. .

O professor Prentis disse que novas técnicas analíticas levaram a uma mudança para a descoberta de toxinas, longe do método anterior em que o veneno bruto foi testado pela primeira vez contra um alvo para a atividade desejada.

“Esta nova estratégia permite a descoberta de peptídeos que podem ter permanecido desconhecidos, por exemplo, aqueles que podem não ser altamente abundantes no veneno ou que possuem mecanismos de ação imprevistos.

“A descoberta orientada por toxinas para encontrar candidatos terapêuticos, no entanto, pode ser como encontrar uma agulha no palheiro e nem todas as toxinas peptídicas provavelmente terão o mesmo sucesso que os produtos farmacêuticos”.

O estudo, Venenos para todas as ocasiões: os perfis funcionais de toxinas de diferentes regiões anatômicas em anêmonas do mar estão relacionados à sua função ecológica foi publicado em Ecologia Molecular.