A busca pela matéria escura continua

A matéria escura é um dos conceitos mais fascinantes da física e acredita-se que seja responsável por 85% da matéria do universo. Eles têm sido tão falados que assumiram uma aparência de fato, embora neste estágio sua presença seja puramente hipotética. É claro que, na ciência, a verdade é sempre provisória e a relação íntima de fatos e valores significa que não apenas nada é verdadeiramente “provado” no sentido matemático, mas o que se qualifica como fato depende de decisões normativas. A presença de matéria escura é assumida a partir de várias observações astrofísicas que não podem existir sem matéria escura. No entanto, essa verificação indireta da presença da matéria escura não ultrapassou o limite para declarar a matéria escura como definitivamente verificada como um fato de existência. De acordo com o universo hojea busca por questões de dados até agora ficou aquém.

Um candidato popular que muitos físicos acreditam que verificaria a existência de matéria escura são os áxions. No entanto, a busca por áxions tem venha curto. Os resultados da pesquisa mais recente demonstram até que ponto os pesquisadores tentaram lidar com os áxions.

Os áxions foram propostos pela primeira vez em 1970 para resolver problemas dentro da teoria da cromodinâmica quântica. A teoria sugeria que havia partículas imutáveis ​​com baixa massa que não interagiam muito com a luz. Em outras palavras, eles apontavam para a matéria escura.

Se os axions existem como um componente da matéria escura, podemos esperar que o campo quântico tenha defeitos topológicos nos quais os axions se agrupariam em torno de regiões orientadas menores que uma galáxia, mas maiores que a Terra. O estudo mais recente utilizou a Rede Global de Magnetômetros Ópticos para Pesquisas de Física Exótica (GNOME) para medir um domínio axion. O GNOME faz parte das tentativas contínuas de buscar física além do Modelo Padrão e reconciliá-la com a física quântica. É composto por 14 magnetômetros sensíveis em todo o mundo. Nove desses magnetômetros foram usados ​​para este estudo.

O desenho experimental era ambicioso. Uma luz de laser foi usada para alinhar magneticamente um grupo de átomos. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que a interação de um áxion com os átomos resultaria no deslocamento do campo magnético dos átomos apenas o suficiente para os magnetômetros detectarem. Perturbações como essa acontecem naturalmente com átomos, mas dado o tamanho dos campos de axions, os axions no GNOME mudariam no caminho. Se o planeta se movesse de um campo de áxions para outro, essas perturbações resultantes causariam mudanças semelhantes em todo o mundo.

Infelizmente, o estudo chegou a um beco sem saída e as perturbações não puderam ser distinguidas do ruído aleatório. No entanto, embora a missão principal não tenha sido bem-sucedida, o estudo ajudou os pesquisadores a restringir ainda mais seu campo de exploração. A ciência não é uma história implacável de progresso. Muito do bom trabalho vem da simples eliminação de possibilidades até que o que resta esteja o mais próximo possível da verdade.

Uma das grandes histórias da paciência científica diante da adversidade é a busca secular por evidências de ondas gravitacionais. Quanto tempo essa pesquisa em particular levará é uma incógnita.