Terça-feira, Maio 17, 2022

A ciência por trás de por que alguns de nós não conseguem desenvolver grandes músculos depois de fazer 50 anos

Talvez não haja melhor maneira de ver o auge absoluto das habilidades atléticas humanas do que assistindo às Olimpíadas.

Mas nos Jogos de Inverno deste ano – e em quase todos os eventos esportivos profissionais – você raramente vê um competidor com mais de 40 anos e quase nunca vê um único atleta com mais de 50.

Isso ocorre porque a cada ano adicional passado na Terra, os corpos envelhecem e os músculos não respondem ao exercício da mesma forma que costumavam.

Lidero uma equipe de cientistas que estudam os benefícios para a saúde de exercício, treinamento de força e dieta em idosos. Investigamos como os idosos respondem ao exercício e tentamos entender os mecanismos biológicos subjacentes que fazem com que os músculos aumentem em tamanho e força após treinamento de resistência ou força.

Velhos e jovens constroem músculos da mesma maneira. Mas à medida que você envelhece, muitos dos processos biológicos que transformam o exercício em músculo tornam-se menos eficazes.

Isso torna mais difícil para os idosos construir força, mas também torna muito mais importante que todos continuem se exercitando à medida que envelhecem.

Como o corpo constrói músculos

O exercício que estudo é do tipo que te deixa mais forte. O treinamento de força inclui exercícios como flexões e abdominais, mas também levantamento de peso e treinamento de resistência usando bandas ou máquinas de treino.

Quando você faz treinamento de força, com o tempo, os exercícios que a princípio pareciam difíceis se tornam mais fáceis à medida que seus músculos aumentam em força e tamanho – um processo chamado hipertrofia.

Músculos maiores simplesmente têm fibras e células musculares maiores, e isso permite que você levante pesos mais pesados. À medida que você continua se exercitando, você pode continuar aumentando a dificuldade ou o peso dos exercícios à medida que seus músculos ficam maiores e mais fortes.

É fácil ver que o exercício aumenta os músculos, mas o que realmente está acontecendo com as células à medida que os músculos aumentam em força e tamanho em resposta ao treinamento de resistência?

Sempre que você move seu corpo, você está fazendo isso encurtando e puxando com seus músculos – um processo chamado de contração. É assim que os músculos gastam energia para gerar força e produzir movimento.

Toda vez que você contrai um músculo – especialmente quando você tem que trabalhar duro para fazer a contração, como ao levantar pesos – a ação causa alterações nos níveis de vários produtos químicos em seus músculos.

Além das mudanças químicas, também existem receptores especializados na superfície das células musculares que detectam quando você move um músculo, gera força ou de outra forma. alterar a maquinaria bioquímica dentro de um músculo.

Em uma pessoa jovem saudável, quando esses sistemas sensoriais químicos e mecânicos detectam o movimento muscular, eles ativam uma série de vias químicas especializadas dentro do músculo. Essas vias, por sua vez, desencadeiam a produção de mais proteínas que são incorporadas às fibras musculares e fazem com que o músculo aumente de tamanho.

Essas vias celulares também ativam genes que codificam proteínas específicas nas células que compõem a maquinaria de contração dos músculos.

Essa ativação da expressão gênica é um processo de longo prazo, com os genes sendo ligado ou desligado por várias horas após uma única sessão de exercício resistido.

O efeito geral dessas muitas mudanças induzidas pelo exercício é fazer com que seus músculos fiquem maiores.

Como os músculos mais velhos mudam

Embora a biologia básica de todas as pessoas, jovens ou velhas, seja mais ou menos a mesma, algo está por trás da falta de idosos no esporte profissional. Então, o que muda nos músculos de uma pessoa à medida que envelhece?

O que meus colegas e eu descobrimos em nossa pesquisa é que, no músculo jovem, um pouco de exercício produz um forte sinal para os muitos músculos. processos que desencadeiam o crescimento muscular.

Nos músculos dos idosos, em comparação, o sinal dizendo aos músculos para crescer é muito mais fraco para uma determinada quantidade de exercício.

Essas mudanças começam a ocorrer quando a pessoa atinge cerca de 50 anos e se tornam mais pronunciadas com o passar do tempo.

Em um estudo recente, queríamos ver se as mudanças na sinalização eram acompanhadas por quaisquer alterações em quais genes – e quantos deles – respondem ao exercício.

Usando uma técnica que nos permitiu medir mudanças em milhares de genes em resposta ao exercício de resistência, descobrimos que quando homens mais jovens se exercitam, há mudanças na expressão de mais de 150 genes.

Quando olhamos para homens mais velhos, encontramos alterações na expressão de apenas 42 genes. Essa diferença na expressão gênica parece explicar, pelo menos em parte, a variação mais visível entre como jovens e idosos respondem ao treinamento de força.

Ficar em forma à medida que envelhece

Quando você junta todas as várias diferenças moleculares em como os adultos mais velhos respondem ao treinamento de força, o resultado é que os idosos não ganham massa muscular tão bem quanto os jovens.

Mas essa realidade não deve desencorajar os idosos a se exercitarem. Se alguma coisa, deve incentivá-lo a se exercitar mais à medida que envelhece.

O exercício continua a ser um dos atividades mais importantes que os idosos podem fazer pela sua saúde. O trabalho que meus colegas e eu fizemos mostra claramente que, embora as respostas ao treinamento diminuam com a idade, elas não são reduzidas a zero.

Mostramos que idosos com problemas de mobilidade que participam de um programa regular de exercícios aeróbicos e resistidos podem reduzem o risco de se tornarem deficientes em cerca de 20 por cento.

Também encontramos uma redução semelhante de 20% no risco de se tornar deficiente entre pessoas que já são fisicamente frágeis se eles fizeram o mesmo programa de treino.

Enquanto as pessoas mais jovens podem ficar mais fortes e construir músculos maiores muito mais rápido do que suas contrapartes mais velhas, as pessoas mais velhas ainda obtêm benefícios de saúde incrivelmente valiosos com o exercício, incluindo força aprimorada, função física e incapacidade reduzida. Então, da próxima vez que você estiver suando durante uma sessão de treino, lembre-se de que você está desenvolvendo a força muscular que é vital para manter a mobilidade e a boa saúde ao longo da vida.

Roger FieldingDiretor Associado do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana Jean Mayer USDA sobre Envelhecimento, Professor de Medicina, Universidade Tufts.

Este artigo é republicado de A conversa sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.