A diversidade do bioma intestinal pode moldar a personalidade e os níveis de energia

Não demora muito para reconhecer esses dois tipos: pessoas que parecem ter reservas ilimitadas de energia e aquelas que lutam para sair da cama todas as manhãs, estupefatas até a segunda xícara de café. As duas personalidades distintas – animadas versus ociosas – podem resultar de diferenças nos tipos de bactérias que vivem em nossas entranhas, de acordo com um novo estudo pequeno e exploratório publicado na revista Nutrientes.

A pesquisa em 20 indivíduos sugere que quatro traços de personalidade diferentes – energia mental, energia física, fadiga mental e fadiga física – podem ser associados a perfis microbianos distintos. As bactérias comumente encontradas em pessoas enérgicas são aquelas que desempenham funções metabólicas, enquanto as bactérias associadas à inflamação eram mais propensas a serem encontradas em pessoas que experimentam fadiga.

Nosso sistema digestivo abriga trilhões de micróbios, coletivamente conhecidos como microbioma intestinal, que nos ajudam a quebrar moléculas de alimentos resistentes. Por sua vez, os alimentos que ingerimos influenciam as espécies e a abundância de bactérias em nosso intestino. Essa coleção microscópica se comunica diretamente com o cérebro, por meio do que os cientistas chamam de o “eixo intestino-cérebro”, produzindo sinais neuroquímicos que influenciam nosso humor e até mesmo aspectos de nossa personalidade.

Consulte Mais informação: O papel das bactérias intestinais na ansiedade e na depressão: não está apenas na sua cabeça

Bactérias intestinais específicas já foram implicadas com a forma como as pessoas são sociáveis. Lactococcus e Oscillospira bactérias, por exemplo, estão esgotadas entre as pessoas com autismo, que muitas vezes lutam com a interação social. Variações no microbioma intestinal também têm sido associadas a diferenças na sociabilidade entre a população em geral, com pessoas sociais com mais diversidade microbiana do que os seus homólogos mais retraídos. Em contraste, pessoas com baixa diversidade microbiana experimentam níveis mais altos de ansiedade e depressão.

Uma sensação de intestino

Para determinar se o microbioma intestinal difere entre pessoas com diferentes níveis de energia, pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade A&M do Texas sequenciaram o RNA bacteriano de amostras de fezes obtidas de um pequeno grupo de voluntários. Os 20 participantes completaram uma breve pesquisa para identificar as correlações entre bactérias intestinais e energia mental e física e fadiga.

A presença de certas bactérias intestinais está associada a diferentes tipos de personalidade, segundo o estudo. Por exemplo, altos níveis de energia mental e baixa fadiga mental estavam ligados à presença de Anaeróstipas, um gênero bacteriano conhecido por quebrar as gorduras. Várias espécies de proteobactéria correlacionaram-se com a fadiga física.

Descobriu-se que a dieta influenciava a composição microbiana do intestino e correspondia a diferentes traços de personalidade. Alimentos ricos em folato, como espinafre e sementes de girassol, foram positivamente correlacionados com a energia mental, enquanto o licopeno, presente em cenouras, tomates e outras frutas, foi associado à fadiga mental e física.

A carne processada mostrou a influência mais forte na personalidade, sendo tanto positivamente associada à fadiga quanto negativamente correlacionada com a energia. Holdemania bactérias parecem prosperar a partir de uma dieta rica em carne processada e são mais comumente encontradas em pessoas com baixa energia física.

Manipulações Microbianas

“Este é um estudo exploratório”, diz Lauri Byerley, professor associado de fisiologia da Louisiana State University, que liderou o lado microbioma da pesquisa. Com um tamanho de amostra tão pequeno, os resultados são sugestivos e não conclusivos, explica Byerley. A equipe está repetindo o protocolo em centenas de participantes com medidas adicionais de características de energia para obter dados definitivos.

“Se você mudar seus hábitos alimentares e mantê-los por um longo período de tempo, seu microbioma intestinal mudará para refletir isso”, diz Byerley. Mas é muito cedo para dizer se mudar o que comemos pode produzir mudanças permanentes na personalidade.

“O microbioma é um sistema incrivelmente complexo”, por isso é difícil prever os efeitos de uma única espécie bacteriana, diz Byerley. Além de interagir com seu hospedeiro humano, as bactérias intestinais interagem umas com as outras, assim como os vírus e archaea que espreitam nas profundezas do trato digestivo. “Estamos apenas no começo”, acrescenta ela.

Para aqueles de nós que desejam reunir energia para uma corrida matinal, ou ficar fora até tarde, como fizemos em nossa juventude, os resultados não podem vir em breve.