Quinta-feira, Julho 7, 2022

A dose faz o veneno – e é por isso que o veneno pode em breve ser um novo remédio

No século 16, foi demonstrado por Paracelso que ‘a dose faz o veneno’ – muito remédio ou qualquer outra coisa poderia matar enquanto muito pouco não fazia nada. No século 21, os ativistas têm procurado dissipar isso. Eles alegam efeitos homeopáticos de produtos químicos em doses seguras, distúrbios endócrinos e curvas em forma de U, mas a ciência sabe melhor.

Até o veneno pode ser terapêutico se você estiver no meio termo entre nenhum efeito e veneno. Pesquisadores estão identificando proteínas do veneno que podem ajudar a tratar uma variedade de condições médicas. Alguns optam por permanecer no reino do misticismo, mesmo que tenham um efeito válido. A Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo, é a principal causa de mortes de animais ameaçados de extinção e absurdo geral, mas antes que a medicina real fosse formalizada, sabia-se que algumas coisas funcionavam, mesmo que fossem apenas em níveis de placebo. Venenos secretados pelas glândulas da pele do sapo chinês Bufo bufo gargarizans têm sido elogiados por praticantes de medicina popular e pesquisadores descobriram que um composto há muito estudado no veneno, a telocinobufagina, tem efeitos no câncer de pulmão de células não pequenas in vitro e in vivo, inibindo a proteína de sinalização celular STAT3.

Kaa das histórias “The Jungle Book” de Rudyard Kipling pode ajudar em breve. Bem, pítons ou outras cobras podem ajudar, ele sempre será um idiota. Esta imagem ©Disney.

Isso não significa que funciona em pessoas. Nenhum medicamento ou produto pode ser aprovado com base em células em um prato e os camundongos também não são seres humanos minúsculos, então o resultado permanece exploratório, mas vale a pena acompanhar se uma empresa achar que é válido. Tem sido estudado extensivamente desde a década de 1950, mas nenhum medicamento real é construído sobre ele. Isso não significa que 2032 não será o ano em que isso acontecerá.

Um estudo com ratos – então, novamente, apenas exploratório, apesar do que você pode ler no New York Times em qualquer terça-feira – descobriu que um peptídeo chamado visabron, semelhante a uma proteína de veneno de cobra, tinha efeitos terapêuticos na versão do rato da esclerose múltipla. O objetivo disso é o tratamento com menos efeitos colaterais do que os medicamentos existentes.

Estudo com camundongos ou não, um novo artigo descobriu que um peptídeo projetado/baseado no veneno de Opisthacanthus madagascariensis – isso mesmo, o escorpião altamente tóxico – pode ser ajustado para matar bactérias multirresistentes é intrigante. Embora os camundongos não sejam pessoas pequenas, eles só podem excluir o efeito ou benefício e não prová-lo em humanos, de certa forma eles estão mais próximos de nós do que outros modelos animais acessíveis e quando se trata da membrana citoplasmática seus impactos de peptídeos projetados, parece que pode ser uma verdadeira vitória.

Venom tem uma má reputação na cultura – qualquer um no Twitter ou que tenha ouvido as gravações de Amber Heard com Johnny Depp sabe quanto veneno existe – mas foi muito bem para a ciência este ano.