A floresta como abrigo para insetos em climas mais quentes? — ScienceDaily

Cerca de 75% de nossas culturas alimentares e mais de 80% das plantas silvestres requerem polinização por insetos. O valor da polinização de culturas é estimado em até 577 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Os polinizadores mais conhecidos são as abelhas, mas estes não são de forma alguma os únicos insetos que prestam esse serviço aos humanos e à natureza – moscas, vespas, besouros, borboletas e mariposas também desempenham papéis importantes.

Vários estudos identificaram um declínio significativo nas populações de insetos nas últimas décadas – também na Alemanha. O foco até agora tem sido a perda de habitats adequados para insetos; por exemplo, a conversão de áreas naturais em áreas agrícolas ou urbanas. Mas quais são as consequências do uso da terra em combinação com climas mais quentes e secos para insetos polinizadores? E o que poderia ser feito para mitigar possíveis consequências negativas? Isso foi investigado em um novo estudo da Julius-Maximilians-University (JMU) Würzburg.

As principais conclusões do estudo

A equipe de pesquisa e colaboradores da JMU revelam pela primeira vez como o clima e o uso da terra juntos moldam a diversidade de insetos polinizadores em escalas locais e de paisagem em toda a Baviera. Com base em mais de 3.200 espécies de polinizadores identificadas de 179 locais em florestas, pastagens, habitats aráveis ​​e urbanos, eles encontram homogeneização de comunidades de polinizadores em climas mais quentes. Isso sugere uma perda geral de diversidade de polinizadores em climas futuros.

Táxons individuais como abelhas, moscas, besouros, borboletas e mariposas mostraram respostas diferentes a climas mais quentes e secos, mas o padrão geral indica que paisagens com maiores proporções de floresta mantêm comunidades de polinizadores mais diversificadas. “Uma descoberta importante, portanto, é que a floresta na paisagem pode amortecer os efeitos do aquecimento climático até certo ponto”. explica Cristina Ganuza, doutoranda do grupo do professor Ingolf Steffan-Dewenter do Departamento de Ecologia Animal e Biologia Tropical da JMU e principal autora do estudo.

“O estudo reforça que, além da importância dos recursos florais e dos efeitos negativos da intensificação do uso da terra, as condições climáticas desempenham um papel cada vez mais importante para a manutenção da diversidade de polinizadores. Por exemplo, a combinação de altas temperaturas e baixa precipitação afetou negativamente o total diversidade de polinizadores, enquanto a riqueza de abelhas em áreas urbanas foi afetada negativamente por temperaturas médias mais altas”, explica Steffan-Dewenter.

A relevância para a natureza e os seres humanos

Alta diversidade de polinizadores é necessária para um alto desempenho de polinizadores. Ganuza: “No entanto, a combinação de mudanças climáticas em andamento e uso atual da terra só permitirá que certas espécies de polinizadores sobrevivam em diferentes tipos de habitat”.

“Concluímos que uma grande proporção de terras florestadas na paisagem pode servir de refúgio para insetos do aquecimento climático”, disse Ganuza. “Isso provavelmente ocorre porque as florestas e as bordas das florestas fornecem condições amplamente naturais que amortecem o calor extremo e a seca em comparação com habitats mais influenciados pelo homem”.

Outra sugestão dos pesquisadores seria diminuir a temperatura do ar nas cidades, por exemplo, por meio do greening. “Isso pode fazer com que mais espécies de abelhas possam viver em áreas urbanas”, explica o biólogo. Em suma, os insetos gostam de diversos. E plantas com flores tão diversas quanto possível são essenciais para os pequenos animais em todas as áreas.

Materiais fornecido por Universidade de Würzburg. Original escrito por Kristian Lozina. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.