A melhor resolução de ano novo pode ser simplesmente abrir mão de um objetivo de vida não cumprido

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Desde o século 19, quando a ciência motivacional teve seu início, os cientistas se concentram no que nos faz persistir nas dificuldades e alcançar o que queremos. Só recentemente eles se concentraram em como podemos renunciar nossas acalentadas aspirações – e por que deveríamos. Eles chamam esse processo de “desengajamento de metas”, e o psicólogo e pesquisador da Universidade de Nova York, Gabriele Oettingen, diz que tem sido tratado como o “ovelha negra” do campo.

Por que? O viés cultural ocidental celebra a persistência e a conquista, então abandonar metas é visto como “fracasso”, diz a psicóloga Cathleen Kappes, da Universidade de Hildesheim, na Alemanha. Kappes é coeditor convidado de a edição de dezembro de 2022 da Motivação e Emoção, que é inteiramente dedicado aos avanços na ciência de desengajamento de metas. A questão exemplifica um movimento de inchaço para corrigir esse descaso.

Este trabalho concentra-se principalmente em objetivos de longo prazo centrais para nossas vidas ou identidade: obter um diploma, encontrar um cônjuge, tornar-se proprietário de uma casa. Alguns objetivos podem ser de curto prazo, como treinar para correr uma maratona, mas todos exigem comprometimento, esforço e sacrifício.

Pesquisas infindáveis ​​e experiências cotidianas nos dizem que superar obstáculos para ter sucesso é essencial para o nosso bem-estar. Tais iniciativas podem ser qualquer coisa, desde uma criança caindo de bunda até aprender a andar até um graduado da faculdade de direito que finalmente passa na prova.

Mas tentar e tentar novamente não é toda a história. O que a ciência mais recente nos mostra é a importância de abandonar as ambições quando elas se tornam muito caras ou sua viabilidade despenca, ou ambos. Dada a ênfase de longa data no valor da persistência, surge uma pergunta imediata: deixar ir é tão crítico quanto persistir? É difícil saber. O que mais importa para o nosso bem-estar, diz Kappes, “é a interação ideal entre os dois processos”.

A capacidade de estabelecer metas, persegui-las apesar dos contratempos e depois abandoná-las conforme as circunstâncias mudam é adaptável e saudável. Assim como encontrar e se comprometer com novas aspirações significativas. Alguns de nós são muito melhores em fazer uma ou ambas as coisas, e o quão bem as fazemos afeta dramaticamente nossa saúde física e emocional.

Para medir como nossas habilidades naturais para fazer essas duas coisas afetam a vida das pessoas, o professor de psicologia Carsten Wrosch, da Concordia University, em Quebec, e Michael Scheier, professor emérito da Carnegie Mellon University, desenvolveu o Escala de Ajuste de Meta (GÁS). Ele pergunta às pessoas como elas reagem quando são forçadas a parar de perseguir um objetivo importante. Um componente de autoavaliação declara: “Eu permaneço comprometido com a meta por muito tempo; Eu não posso deixá-lo ir. Outro diz: “Busco outros objetivos significativos”.

O GAS mede a capacidade das pessoas de se desvencilhar e de encontrar e se comprometer com novos objetivos. Wrosch diz que esses são recursos complementares, mas diferentes. Abandonar significa retirar tanto o compromisso quanto o esforço – evita fracassos repetidos e leva a menos estresse, depressão e pensamentos intrusivos. Comprometer-se e trabalhar em direção a novas ambições cria um senso de propósito na vida e reduz a sensação de fracasso.

Certos traços de personalidade estão ligados a essas habilidades. “Os otimistas podem sentir: ‘Minha vida vai voltar a ser boa’, o que torna mais fácil deixar ir e se envolver novamente com novos objetivos”, diz Wrosch. O psicólogo Lucas Keller diz que ele e seus colegas da Universidade de Konstanz, na Alemanha, descobriu que “as pessoas que são planejadoras habituais (pensadoras do tipo se-então) às vezes têm mais problemas para deixar ir, mas, uma vez livres, são melhores em encontrar e ir atrás de novos empreendimentos”.

Armado com uma balança para medir as capacidades de ajuste de metas, os cientistas estudaram seu impacto. Uma meta-análise de 2019 de 31 amostras mostra de forma esmagadora que pessoas que são melhores em deixar ir têm melhor funcionamento dos sistemas endócrino e imunológico, melhores comportamentos de saúde e menos problemas físicos. Aqueles que são melhores em perseguir novos objetivos são mais saudáveis ​​e funcionam melhor fisicamente sob estresse emocional.

Nesse contexto, dois estudos são particularmente marcantes. No um conduzido por Wrosch e seus colegas, dois grupos de pais foram comparados: os filhos do primeiro grupo tinham câncer e os filhos do segundo grupo eram saudáveis. Os pais de crianças saudáveis ​​geralmente apresentavam depressão baixa. Os pais de crianças com câncer, no entanto, relataram alta depressão se fossem incapazes de se desligar ou se reconectar. Os seus homólogos que foram capazes de desengajar e reengajar, por outro lado, tiveram poucos sintomas depressivos, semelhantes aos pais de crianças saudáveis.

Outro estudo acompanhou 135 adultos, com idade entre 64 e 90 anos, mais ou menos seis anos, numa época da vida em que o declínio físico muitas vezes torna impossíveis certas atividades desejadas. Para aqueles que pontuaram alto em habilidades de desengajamento, os sintomas depressivos foram geralmente baixos e não pioraram. Aqueles com pontuação baixa tornaram-se mais deprimidos com o tempo e, ao final do período de vários anos, atingiram um nível de depressão que justificou avaliação clínica e possível intervenção.

Através de uma variedade de estudos, Wrosch e seus colegas descobriram que a capacidade de desengajar está relacionada a níveis mais baixos de cortisol e melhor função imunológica. “No contexto de estresse e metas inatingíveis”, diz ele, “as capacidades de desengajamento e reengajamento de metas podem se tornar primordiais para proteger o bem-estar e a saúde”.

Quando definimos metas de carreira ou relacionamento intimamente ligadas à nossa identidade, pode ser difícil desistir delas mesmo diante de barreiras intransponíveis. Investimos muito para obter esse doutorado, tentando engravidar com repetidos tratamentos de fertilidade, vendendo essa invenção. Decidir quando — ou se — desistir não é fácil. Na verdade, pode ser um processo longo e complicado no qual as pessoas ficam divididas entre a necessidade de segurar e a necessidade de deixar ir. A psicóloga de motivação da Universidade de Zurique, Veronika Brandstätter-Morawietz, e seus colegas chamaram essa luta de “crise de ação.” A decisão de ficar ou sair opera em três níveis: comportamental (o esforço que você faz), cognitivo (a avaliação contínua de seu progresso e perspectivas) e emocional (se você ainda valoriza o objetivo).

Essas crises dificilmente são raras. Em um estudo inédito com 100 executivos de alto escalão conduzido pela Brandstätter-Morawietz em 2017, 60% disseram estar passando por uma crise de ação no momento e 10% já haviam passado por uma anteriormente. “É claro que esses dados não são representativos”, diz ela, “mas dão uma ideia de como as crises de ação são comuns”.

Quando você literalmente não pode fazer nada sobre seu objetivo, mas ainda rumina sobre isso—como aconteceu com muitas pessoas através da perda do emprego durante a pandemia de COVID – os pesquisadores descobriram que ter uma porcentagem maior dessas “metas congeladas” e se fixar mais nelas levava a maior estresse, depressão e ansiedade. Essas pessoas pararam de trabalhar em busca de seus objetivos, mas não se desligaram cognitiva ou emocionalmente.

Um sentimento de não ter controle pode desempenhar um papel em tais resultados. Experimentos da pesquisadora de psicologia da Universidade de Zurique, Zita Mayer, e seus colegas mostraram que quando os indivíduos arquivavam um dos dois objetivos desejáveis ​​com a opção de retornar ao objetivo arquivado mais tarde, eles experimentavam menos arrependimento do que aqueles que desistiram permanentemente de um dos objetivos.

Existem estratégias cognitivas para ajudar as pessoas a se livrarem da busca por um objetivo infrutífero. Alguns trabalham ajudando-os a reavaliar a viabilidade e conveniência de seus objetivos. A atenção plena pode fazer isso. Ele funciona permitindo que as pessoas se libertem de defesas e julgamentos, abrindo-as para informações que podem ser indesejadas, mas são críticas para avaliar com precisão seu progresso e chances de sucesso.

A estratégia focada em objetivos mais notável é chamada de contraste mental com intenções de implementação (MCII), que pode ajudar as pessoas a evitar esbarrar em objetos imóveis em primeiro lugar. Quando o MCII é usado no início, diz Katharina Bernecker, psicóloga da Universidade de Zurique, “pode ajudar as pessoas a estabelecer metas alcançáveis ​​e a se preparar mentalmente para situações difíceis”.

MCII foi a criação do psicólogo pesquisador da Universidade de Nova York, Gabriele Oettingen. ela conseguiu disponível publicamente on-line como WOOP (desejo, resultado, obstáculo, plano). Testado em estudo após estudoo MCII tem mostrado que pode alcançar mudanças de comportamento em áreas tão diversas como educação, saúde e relações pessoais. Principalmente, diz Oettingen, tem sido usado para ajudar as pessoas a persistir, superar obstáculos e alcançar seus objetivos – quando esses objetivos são possíveis. “Seu igualmente eficaz para desengajar ativamente dos objetivos– quando os obstáculos são percebidos como intransponíveis”, diz ela.

O MCII funciona da seguinte maneira: as pessoas identificam seu desejo de um futuro desejado — digamos, tornar-se um médico. Eles imaginam o melhor resultado possível, sendo felizes como um oncologista ajudando a salvar pacientes com câncer. Então eles consideram e imaginam o obstáculo crítico – notas medíocres em ciências, por exemplo. Eles pensam em maneiras de superar o obstáculo e fazem um plano. Isso pode implicar em conseguir um tutor de ciências e estudar mais. Se, apesar dessas medidas, eles ainda não obtiverem pontuação superior a C nos cursos de ciências, outro MCII ajudará a possivelmente mudar seu plano ou curso de ação.

“Enfrente esses obstáculos de frente”, diz Oettingen, resumindo a estratégia. “Se você entender que eles são intransponíveis ou que outra meta é mais urgente no momento, você pode economizar muitos recursos dizendo: ‘É melhor eu sair’. Então você pode ajustar seu desejo, adiá-lo para outra hora ou deixá-lo ir.”

Os efeitos do MCII, ela explica, ocorrem em todos os três níveis: cognitivo, emocional e comportamental. Em muitos estudos, mostrou-se ajudar as pessoas a parar de planejar um objetivo provavelmente fútil. A estratégia fez com que eles se sentissem “legais” com a mudança e os impediu de investir energia e recursos nesse objetivo.

Oettingen aplaude o recente foco científico no desapego. “Os cientistas estão aprendendo a entender melhor o processo de desengajamento de metas e como ajudar as pessoas que se incomodam com metas sendo bloqueadas, presas entre seguir em frente ou deixar ir e se afogar em ruminações”, diz ela.



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