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Domingo, Julho 3, 2022

A neurociência por trás das compras de fim de ano de última hora

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Esta é a época para ser alegre – a menos que seja véspera de Natal e você esteja olhando para um corredor de brinquedos vazio com uma lista de compras de presentes inacabada. Cue o pânico e gritos internos.

Embora você possa não ter vivido exatamente esse cenário, muitas pessoas sentiram o pavor de, mais uma vez, esperar até o último minuto para comprar presentes. E não importa quantas vezes você diga a si mesmo: “Vou começar no início do ano que vem”, o processo se repete. Não há fim para essa loucura de férias?

Há muitos motivos pelos quais você pode ter adiado as compras este ano. Pode ser da dinâmica familiar, de ter que encontrar um presente para alguém de quem você não gosta, ou mesmo da segurança de fazer compras durante uma pandemia global. Mas um motivo menos conhecido para deixar as compras de Natal para o último minuto é porque seu cérebro foi projetado para procrastinar.

Nossos cérebros estão programados para procrastinar

Dar presentes é estressante. Mesmo que você esteja animado para ganhar um presente para alguém, a pressão de encontrar algo de que goste pode deixá-lo ansioso. Sam Zand, DO, um psiquiatra e diretor médico da Better U, diz que a ansiedade pode fazer você se sentir nervoso porque o cérebro aciona uma substância química chamada norepinefrina. Um cérebro ansioso também diminui os níveis de serotonina, que regula a ansiedade e a felicidade. Pessoas que são procrastinadores em série podem conviver com essa ansiedade crônica, que pode mudar o funcionamento do cérebro com o tempo.

Joseph Michelli, Ph.D., psicólogo, autor e consultor organizacional, diz que cerca de 20 por cento das pessoas são procrastinadores crônicos e tendem a usar menos de suas funções executivas. Eles têm uma capacidade mais fraca de planejar e agir em tarefas difíceis, mas importantes, sem se distrair com itens mais impulsivos e prazerosos. Pesquisa também sugere que as pessoas que procrastinam constantemente têm menos probabilidade de aprender com os erros do passado.

“O cérebro toma decisões sábias para nossa sobrevivência. Mas a função executiva deixou de ser uma sociedade industrializada e passou a ter distrações mais prazerosas [around]. Então, acho que o que aconteceu é que nossos cérebros nos permitiram nos distrair com coisas que nos desviam do trabalho, mas isso não necessariamente nos mata ”, explica Michelli.

Outra substância química cerebral conhecida como dopamina pode reforçar um padrão de procrastinação. A dopamina está envolvida na recompensa e no prazer e Michelli diz que obtemos dopamina limitada ao fazermos tarefas difíceis e demoradas, como as compras de Natal.

Mas quando procrastinamos, o cérebro libera um pouco de dopamina para nos recompensar por não fazendo a tarefa menos prazerosa. A dopamina também fortalece a memória relacionada à recompensa, motivando você a fazê-lo novamente por causa de como foi bom procrastinar pela primeira vez. Portanto, se você conseguiu negócios incríveis de última chance no passado, seu cérebro reforça o comportamento de fazer compras no último minuto novamente.

Nossos cérebros temem e evitam o fracasso

Nosso cérebro busca recompensas, mas também evita a dor. Para as compras de Natal, adiar as compras significa evitar a pressão e a dor de decepcionar um ente querido.

“Queremos ter sucesso na vida, mas nós [also] queremos fazer coisas em que nos sintamos recompensados. Se tivermos medo de ser penalizados até em nossas próprias mentes, evitaremos algo para que não tenhamos aquela decepção neurológica, aquela sensação de ter falhado, ” Carla Marie Manly, Ph.D.., um psicólogo clínico e especialista em bem-estar em Sonoma County, Califórnia, diz.

Se você está procrastinando cronicamente, pode encorajar seu cérebro a continuar o hábito de não ter motivação para realizar uma tarefa. “Do nível neurológico, quando ficamos presos a um hábito ou rotina rígida, isso se torna o que chamamos de rede de modo padrão. Portanto, se tivermos o hábito de procrastinar, isso pode se tornar um problema no cérebro ”, explica Zand.

Dicas para evitar a procrastinação de última hora nas compras

O Natal só vem uma vez por ano, mas é provável que você tenha adiado outras coisas. Você pode estar adiando agora a leitura deste artigo. A boa notícia é que você pode reconectar seu cérebro formando hábitos que desencorajam a procrastinação.

Uma das melhores coisas que você pode fazer é definir uma meta clara e alcançável. Se você quiser terminar as compras de Natal até 30 de novembro, pode definir lembretes de calendário de seu prazo. Para evitar sobrecarregar a si mesmo, tente derrubar apenas uma coisa por vez e dê a si mesmo tempo suficiente para realizar a tarefa.

“Crie micro-objetivos específicos que sustentem o resultado final”, explica Manly. Se sua meta é terminar até 30 de novembro, agende no sábado seguinte para comprar apenas uma ou duas pessoas e no sábado seguinte para outra.

Como as compras de Natal costumam consumir mais tempo do que uma ida ao supermercado, considere adicionar mais tempo ao que você já reservou. Portanto, se você acha que as compras para seus primos levarão 4 horas, acrescente outras duas para ficar do lado seguro. Se você não precisar desse tempo, terá o bônus de uma ou duas horas extras que poderá usar para outra coisa. Aqui, Manly diz que você não se preparou para o fracasso e provavelmente terá orgulho de atingir seu objetivo dentro do prazo.

Você pode reconquistar seu cérebro para parar de procrastinar

Uma das belezas do cérebro humano é que ele é de plástico. Não importa quantos anos você tem, suas experiências podem mudar ou criar novas redes neurais. Em outras palavras, você não está condenado a procrastinar para sempre.

Mas vai dar trabalho. Manly aconselha terapia cognitivo-comportamental e prática diária de mindfulness para entender suas motivações para procrastinar. Isso pode ajudar a mudar sua mentalidade para a realização de uma tarefa desafiadora ou assustadora.

Como nossos cérebros foram conectados dessa forma por décadas, pode levar algum tempo e paciência para religá-lo. Mas se você continuar ultrapassando seus limites, uma pequena tarefa ou atividade por vez, você pode tornar seu cérebro mais flexível e programado para menos procrastinação.



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