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Segunda-feira, Agosto 15, 2022

Acontece que tudo o que sabemos sobre The Runner’s High pode estar errado

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Muitas pessoas experimentaram reduções no estresse, na dor e na ansiedade e, às vezes, até na euforia após o exercício. O que está por trás desse chamado ‘barato do corredor’? Novas pesquisas sobre a neurociência do exercício podem surpreendê-lo.

O barato do corredor tem sido atribuído a endorfina. Estes são produtos químicos produzidos naturalmente no corpo de humanos e outros animais após o exercício e em resposta à dor ou estresse.

Contudo, nova pesquisa do meu laboratório resume quase duas décadas de trabalho neste tópico. Descobrimos que o exercício aumenta de forma confiável os níveis de endocanabinóides do corpo – que são moléculas que trabalham para manter o equilíbrio no cérebro e no corpo – um processo chamado “homeostase”. Este impulso químico natural pode explicar melhor alguns dos efeitos benéficos dos exercícios no cérebro e no corpo.

eu sou um neuro cientista na Wayne State University School of Medicine. Meu lab estuda o desenvolvimento do cérebro e a saúde mental, bem como o papel do sistema endocanabinoide na regulação do estresse e transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes.

Esta pesquisa tem implicações para todos os que se exercitam com o objetivo de reduzir o estresse e deve servir de motivador para quem não se exercita regularmente.

Benefícios do exercício para a saúde

Várias décadas de pesquisa mostrou que o exercício é benéfico para a saúde física. Esses estudos encontram uma ligação consistente entre quantidades variáveis ​​de atividade física e risco reduzido de morte prematura e dezenas de condições crônicas de saúde, incluindo diabetes, hipertensão, Câncer, e doença cardíaca.

Mais recentemente – sobre o passado Duas décadas – pesquisas crescentes mostram que o exercício também é altamente benéfico para a saúde mental. Na verdade, o exercício regular está associado a menores sintomas de ansiedade, depressão, Parkinson doença e outra saúde mental comum ou problemas neurológicos.

Exercício consistente também está ligado a melhor desempenho cognitivo, melhora do humor, menor estresse e maior auto-estima.

Ainda não está claro o que está por trás desses aumentos na saúde mental. Sabemos que o exercício tem uma variedade de efeitos no cérebro, incluindo o aumento metabolismo e corrente sanguínea, promovendo a formação de novas células cerebrais – um processo chamado neurogênese – e aumentando a liberação de vários produtos químicos no cérebro.

Alguns desses produtos químicos são chamados de fatores neurotróficos, como fator neurotrófico derivado do cérebro. O BDNF está intrinsecamente envolvido na “plasticidade” do cérebro, ou mudanças na atividade das células cerebrais, incluindo aquelas relacionadas a aprendizagem e memória.

Os cientistas também demonstraram que os exercícios aumentam os níveis sanguíneos de endorfinas, um dos opióides naturais do corpo. Os opioides são produtos químicos que atuam no cérebro e têm uma variedade de efeitos, incluindo ajudando a aliviar a dor.

Algum pesquisa inicial na década de 1980 contribuiu para a crença popular de longa data de que a liberação de endorfina está relacionada à sensação de euforia conhecida como euforia do corredor.

Contudo, cientistas têm muito questionado o papel das endorfinas na sensação de euforia do corredor, em parte porque as endorfinas não podem passar para o cérebro através do barreira hematoencefalica, que protege o cérebro de toxinas e patógenos. Portanto, não é provável que as endorfinas sejam o principal impulsionador dos efeitos benéficos dos exercícios sobre o humor e o estado mental.

É aqui que nossa pesquisa e a dos outros aponta para o papel das versões naturais de canabinóides do nosso corpo, chamadas endocanabinóides.

O surpreendente papel dos endocanabinóides

Você pode estar familiarizado com canabinóides como o tetrahidrocanabinol – mais conhecido como THC – o composto psicoativo da cannabis (do Cannabis sativa L. planta) que faz as pessoas se sentirem altas. Ou você pode ter ouvido falar de canabidiol, comumente conhecido como CBD, um extrato de cannabis que é infundido em alguns alimentos, medicamentos, óleos e muitos outros produtos.

Mas muitas pessoas não percebem que os humanos também criam suas próprias versões desses produtos químicos, chamados endocanabinóides. Essas são moléculas minúsculas feitas de lipídios – ou gorduras – que circulam no cérebro e no corpo; “endo” refere-se àqueles produzidos no corpo em vez de em uma planta ou em um laboratório.

Endocanabinóides atuam em receptores de canabinóides por todo o cérebro e corpo. Eles causam uma variedade de efeitos, incluindo alívio da dor, redução da ansiedade e do estresse e aprimoramento do aprendizado e da memória.

Eles também afetam a fome, a inflamação e funcionamento imunológico. Os níveis de endocanabinoides podem ser influenciados por alimentos, hora do dia, exercícios, obesidade, lesões, inflamação e estresse.

É importante notar que não se deve ficar tentado a desistir de uma corrida ou passeio de bicicleta e, em vez disso, fumar ou ingerir cannabis. Os endocanabinóides não têm os efeitos indesejados que vêm com o alto, como Deficiência mental.

Entendendo a emoção do corredor

Estudos em humanos e em modelos animais estão apontando para endocanabinóides – não endorfinas – como os protagonistas da alta do corredor.

Estes elegantes estudos demonstram que quando os receptores opióides são bloqueados – em um exemplo por um medicamento chamado naltrexona – as pessoas ainda sentem euforia e reduzem a dor e a ansiedade após o exercício. Por outro lado, os estudos mostraram que bloquear os efeitos dos receptores canabinóides reduziu os efeitos benéficos do exercício na euforia, dor e ansiedade.

Enquanto vários estudos tem mostrado que o exercício aumenta os níveis de endocanabinoides que circulam no sangue, alguns relataram achados inconsistentes ou que diferentes endocanabinoides produzem efeitos variados.

Também não sabemos ainda se todos os tipos de exercícios, como ciclismo, corrida ou exercícios de resistência, como levantamento de peso, produzem resultados semelhantes. E é uma questão em aberto se as pessoas com e sem problemas de saúde preexistentes, como depressão, PTSD ou fibromialgia, experimentam os mesmos aumentos de endocanabinoides.

Para resolver essas questões, um estudante de graduação em meu laboratório, Shreya Desai, liderou um revisão sistemática e meta-análise de 33 estudos publicados sobre o impacto do exercício nos níveis de endocanabinóides.

Comparamos os efeitos de uma sessão de exercícios “aguda” – como fazer uma corrida ou ciclo de 30 minutos – com os efeitos de programas “crônicos”, como um programa de corrida ou levantamento de peso de 10 semanas. Nós os separamos porque diferentes níveis e padrões de esforço poderiam ter efeitos muito distintos nas respostas dos endocanabinóides.

Descobrimos que o exercício agudo aumentou de forma consistente os níveis de endocanabinoides em todos os estudos. Os efeitos foram mais consistentes para um mensageiro químico conhecido como anandamida – o chamado molécula de “felicidade”, que foi nomeado, em parte, por seus efeitos positivos sobre o humor.

Curiosamente, observamos esse aumento relacionado ao exercício nos endocanabinoides em diferentes tipos de exercícios, incluindo corrida, natação e levantamento de peso, e em indivíduos com e sem problemas de saúde preexistentes.

Embora apenas alguns estudos tenham analisado a intensidade e a duração do exercício, parece que os níveis moderados de intensidade do exercício – como andar de bicicleta ou correr – são mais eficazes do que exercícios de baixa intensidade – como caminhar em velocidades lentas ou baixa inclinação – quando se trata de elevando os níveis de endocanabinóides.

Isso sugere que é importante manter sua freqüência cardíaca elevada – ou seja, entre cerca de 70 e 80 por cento da freqüência cardíaca máxima ajustada para a idade – por pelo menos 30 minutos para colher todos os benefícios.

Ainda há muitas dúvidas sobre as ligações entre os endocanabinóides e os efeitos benéficos do exercício. Por exemplo, não vimos efeitos consistentes sobre como um regime de exercícios crônicos, como um programa de ciclismo de seis semanas, pode afetar os níveis de endocanabinoides em repouso.

Da mesma forma, ainda não está claro qual é a quantidade mínima de exercício para obter um aumento nos endocanabinóides e por quanto tempo esses compostos permanecem elevados após o exercício agudo.

Apesar dessas questões em aberto, essas descobertas trazem os pesquisadores um passo mais perto de compreender como os exercícios beneficiam o cérebro e o corpo. E são um importante motivador para arranjar tempo para fazer exercício durante a correria das férias.A conversa

Hilary A. Marusak, Professor Assistente de Psiquiatria e Neurociências Comportamentais, Wayne State University.

Este artigo foi republicado de A conversa sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.



Fonte original deste artigo

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