Sexta-feira, Maio 20, 2022

ainda não sabemos o suficiente sobre mineração em alto mar para fazê-lo com segurança

Sérias preocupações foram levantadas sobre os possíveis impactos relacionados à mineração no fundo do mar, se ela começar, especialmente devido ao grande número de incógnitas e aos danos ambientais em grande escala que ela pode causar. Agora, pela primeira vez, os cientistas fizeram uma visão geral das lacunas no conhecimento sobre as áreas oceânicas visadas, mostrando que a ciência é insuficiente para permitir que a atividade avance com segurança.

Crédito da imagem: GRID⁄Arendal – Flickr.

Mineração em alto mar (também conhecida como mineração do fundo do mar) geralmente se refere a partes do oceano com mais de 200 metros de profundidade. Essas áreas são ricas em biodiversidade e incluem características geológicas únicas, como cadeias de montanhas, picos vulcânicos e trincheiras profundas, criando ambientes únicos e ricos.

Embora existam alguns projetos de mineração em alto mar em águas territoriais de alguns países, a atividade não decolou em águas internacionais. Isso porque os países precisam concordar com um código internacional de mineração, que está atualmente em negociação e debate. A Autoridade Internacional do Fundo Marinho (ISA) é a agência por trás dessa tarefa.

Para governos e empresas, a atividade forneceria uma fonte confiável de minerais como níquel, cobre, prata e ouro – todos enfrentando uma demanda crescente por produtos eletrônicos e armazenamento de energia. Para cientistas e ativistas, retirar os minerais é muito arriscado, pois afetaria amplamente o fundo do mar e a água ao seu redor.

Buscando encerrar o debate, um grupo de oceanógrafos da Universidade do Havaí em Manoa revisou centenas de artigos científicos e entrevistou dezenas de interessados ​​em mineração em alto mar, revisando o que sabemos até agora sobre a prática. Eles concluíram que não há ciência suficiente para apoiar a tomada de decisão baseada em evidências para permitir que a atividade comece totalmente em breve.

“Esta análise de lacunas destaca o quanto ainda precisamos saber sobre os ecossistemas do fundo do mar para gerenciar efetivamente a mineração no fundo do mar e até mesmo saber o quão prejudicial será a mineração para os ecossistemas oceânicos do fundo do mar à superfície do oceano”, Craig Smith, co-estudo do estudo. autor, disse em um comunicado. “Devemos ter extrema cautela ao avançar com a mineração no fundo do mar.”

Os principais problemas à frente

No estudo, os pesquisadores argumentaram que a mineração em alto mar levaria a impactos ambientais em cinco categorias:

1. remoção dos recursos e efeitos sobre a fauna e a superfície do fundo do mar;
  2. geração de plumas de sedimentos a partir da perturbação do fundo do mar;
  3. liberação química;
  4. aumento de ruído, vibração e luz; e
  5. 5) impactos cumulativos.

As práticas de mineração em alto mar podem facilmente levar à perda da integridade do fundo do mar em torno das áreas exploradas. Eles também podem reduzir a biodiversidade e fragmentar habitats, muito parecido com o que estamos vendo na terra. Também pode haver conflitos com as atividades existentes. A indústria pesqueira, por exemplo, pode ver uma redução na captura pesqueira e um deslocamento do esforço de pesca, argumentaram os pesquisadores.

Ainda não há abordagens testadas para restaurar ou reabilitar ecossistemas de águas profundas ou atingir uma meta de não perda líquida de biodiversidade, segundo o estudo. Além disso, os prováveis ​​altos custos e desafios técnicos das técnicas de restauração podem ser impossíveis para o mar profundo, especialmente considerando as vastas escalas espaciais que devem ser impactadas para obter os minerais.

Os pesquisadores também entrevistaram diferentes stakeholders, com quase 90% deles concluindo que o conhecimento científico sobre o fundo do mar ainda é muito limitado para minimizar os riscos ambientais e garantir a proteção do ambiente marinho. A lacuna científica mais citada foi a informação abrangente de base ambiental para as regiões onde a mineração no fundo do mar pode acontecer.

“Considerando que os ecossistemas destinados à mineração estão entre os mais intocados e biodiversos do oceano, devemos ter extrema cautela ao avançar com a mineração no fundo do mar. Caso contrário, a mineração em alto mar pode acelerar as crises de extinção de espécies e perda de serviços ecossistêmicos que estamos testemunhando em nosso planeta”, disse Smith em comunicado.

O estudo foi publicado no revista Política Marinha.