Domingo, Agosto 14, 2022

Antioxidantes naturais podem manter nossa pele protegida do envelhecimento e da luz solar quando misturados ao protetor solar

Os protetores solares e cremes antienvelhecimento podem ser muito mais eficazes com a adição de compostos antioxidantes naturais, diz uma nova pesquisa.

Quem não gosta de tomar sol em uma tarde preguiçosa de domingo? Mas é melhor levar protetor solar enquanto estiver fazendo isso porque, à medida que envelhecemos, precisamos proteger nossa pele dos efeitos nocivos que a radiação ultravioleta (UV) tem em nossas células.

Novas pesquisas agora relatam que adicionar apenas um de um punhado de compostos naturais a protetores solares e cremes antienvelhecimento pode nos permitir aproveitar a luz do sol com mais segurança. O estudo examina o papel que os compostos antioxidantes extraídos de uma ampla variedade de plantas podem desempenhar na manutenção radicais livres – moléculas que contribuem para danos nos tecidos e envelhecimento – à distância em nossas células.

Pele mais clara

“Ao incluir esses potentes antioxidantes em produtos de cuidados com a pele e formulações de protetores solares e, portanto, aprisionando [free radicals]podemos esperar obter um nível sem precedentes de proteção contra o sol”, diz o Dr. Charareh Pourzand, que liderou a pesquisa do Departamento de Farmácia e Farmacologia e do Centro de Inovação Terapêutica da Universidade de Bath.

Experimentos realizados pela equipe revelaram que uma determinada classe de antioxidantes pode ter um efeito poderoso na eliminação do excesso de ferro das células da nossa pele. Isso, por sua vez, os ajuda a manter um nível saudável de radicais livres, moléculas quimicamente instáveis ​​que oxidam células fortemente ligadas a danos à pele.

Já sabemos há algum tempo que o acúmulo de ferro em nossa pele promove o envelhecimento e a aparência do envelhecimento, mas o estudo atual vem para aprofundar nossa compreensão da ligação entre esses dois. Os resultados sugerem fortemente que os fabricantes de produtos para a pele devem considerar a adição de compostos de retenção de ferro em seus produtos, explicam os pesquisadores.

Em seu laboratório na Universidade de Bath, no Reino Unido, a equipe identificou vários desses compostos de retenção de ferro em extratos naturais de materiais vegetais que variam de vegetais, frutas, nozes e sementes a cascas e flores. Mas, embora esses compostos tenham o comportamento químico correto, ainda não está claro quais são adequados para comercialização e uso humano em larga escala.

“Embora os antioxidantes que identificamos funcionem bem em condições de laboratório, eles não permanecem necessariamente estáveis ​​depois de adicionados a um creme”, diz Dr. Pourzand. “Esses extratos vêm de plantas e fatores ambientais afetam sua estabilidade e eficácia a longo prazo – qualquer coisa desde a estação em que são cultivados, tipo de solo, latitude e época de colheita podem alterar a força pela qual eles podem neutralizar os radicais livres como bem como funcionam como armadilhas de ferro.”

Os raios UV contêm muita energia e são capazes de quebrar as ligações químicas de certas moléculas dentro das células vivas, produzindo moléculas altamente reativas (radicais livres) que se ligam ao DNA ou a outras substâncias que compõem nossos tecidos – essencialmente, causando danos químicos. Esse dano é um elemento importante do envelhecimento e ocorre tanto como consequência natural de processos bioquímicos que ocorrem em nosso corpo (envelhecimento cronológico) quanto pela exposição à luz solar (fotoenvelhecimento).

Os protetores solares hoje são projetados para interagir apenas com os raios UV; eles os refletem da pele ou contêm substâncias destinadas a interagir e absorver a radiação. Isso reduz os níveis de radicais livres gerados dentro de nossa pele.

O artigo atual concentra-se no efeito que o ferro tem na promoção de danos celulares, tanto diretamente ao interagir com os raios UV, quanto através da amplificação dos danos causados ​​​​pelos radicais livres. Embora o ferro seja um elemento essencial para a vida como a conhecemos, os desequilíbrios no ferro podem ser muito prejudiciais. Nossas células possuem sistemas de proteção embutidos que permitem ajustar os níveis de ferro. No entanto, esses mecanismos são interrompidos na presença da luz solar, explica a equipe, o que acelera o envelhecimento e pode levar ao surgimento de câncer.

Além disso, o envelhecimento cronológico também prejudica a capacidade das nossas células de regular adequadamente o ferro. Isto é especialmente verdadeiro para as mulheres após a menopausa. Isso deixa as pessoas mais velhas ainda mais vulneráveis ​​aos efeitos negativos da luz solar, explica a equipe.

Por todas essas razões, poderíamos nos beneficiar da mistura de um ou alguns dos antioxidantes que a equipe identificou em protetores solares e formulações antienvelhecimento. A etapa que liga essas descobertas de laboratório com o uso comercial é estudar e padronizar esses extratos e os produtos químicos ativos que eles contêm, acrescenta ela. Depois disso, “podem e devem ser adicionados a produtos destinados a proteger a pele do envelhecimento”, conclui Dr. Pourzand.

O artigo “Shedding a New Light on Skin Aging, Iron- and Redox-Homeostasis and Emerging Natural Antioxidants” foi Publicados no jornal Antioxidantes.