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Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Aplicativos e gadgets e outras dicas para ajudá-lo a lidar com o zumbido

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Quando a casa fica em silêncio na calada da noite, ou depois que as crianças vão para a escola pela manhã, posso ouvir um som agudo, ocasionalmente oscilante. Se eu me concentrar nele, o barulho fica mais alto e pode até me manter acordado. A princípio, suspeitei que um gadget em minha casa fosse o culpado – talvez um adaptador de energia com defeito. Mas depois que ninguém mais podia ouvir e depois consultando meu médico, percebi que o zumbido nos meus ouvidos era zumbido.

“É um som fantasma gerado pelo cérebro”, diz Julie Prutsman, uma respeitada fonoaudióloga e fundadora do Centro Auditivo de Alívio de Som. “Muitas pessoas percebem isso no nível do ouvido. Eles vão dizer “meus ouvidos estão zumbindo”. Mas quando você tenta medir no ouvido de uma pessoa, não há sinal.”

O zumbido (ti-nuh-tuhs ou ti-night-us corretamente pronunciado, embora Prutsman prefira o primeiro) é uma condição muito comum. O Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação estima que 10% da população adulta dos EUA tenha experimentado zumbido com duração de pelo menos cinco minutos em 2020. A maioria dos casos de zumbido ocorre com perda auditiva subjacente, e a maioria dos pacientes o experimenta como toque, zumbido ou assobio, mas pode até soar como música ou canto.

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O que causa o zumbido?

A exposição ao ruído é a causa número um do zumbido, então não é surpresa que membros do serviço militar e músicos são frequentemente afligidos. O Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que quase metade das pessoas de 12 a 35 anos correm o risco de perda auditiva devido à exposição prolongada e excessiva a sons altos de dispositivos de áudio pessoais e outras fontes.

“A exposição a ruídos altos resulta em mudanças, seja no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas sinapses do cérebro”, diz Prutsman. “Mas há outras coisas que também podem causar zumbido, incluindo acúmulo de cera nos ouvidos, ferimentos na cabeça, fatores hereditários e outras alterações na saúde”.

Os pesquisadores costumavam pensar que o zumbido era um som vindo das células ciliadas do ouvido interno, mas isso se provou falso. Eles também suspeitaram do nervo auditivo, mas descobriram que quando você corta ou corta o nervo, o zumbido fica mais alto, não mais suave.

Meu zumbido é visivelmente pior quando me sinto estressado ou cansado, e Prutsman diz que esses são gatilhos comuns. Ansiedade e depressão também têm sido associadas à condição, e pode até ser um efeito colateral de alguns medicamentos, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e medicamentos quimioterápicos.

Lidando com o zumbido

Para a maioria das pessoas, o zumbido é de curta duração e não requer tratamento. Se for constante e persistente, durando mais do que alguns dias, é uma boa ideia procurar aconselhamento e ajuda de um profissional médico. Costuma-se dizer que não há cura para o zumbido, mas é mais correto dizer que não há cura que funcione para todos. Pesquisas mostram existem muitas maneiras eficazes de gerenciar os sintomas e reduzir o impacto em sua vida.

“Evite o silêncio e esteja em um ambiente rico em som”, diz Prutsman. “Muitas pessoas pensam que o mascaramento seria a abordagem certa para encobrir o zumbido com um som mais alto, mas minha experiência é que você só precisa manter esse nível de mascaramento cada vez mais alto. Um som de baixo nível é mais calmante e relaxante e pode se misturar com o zumbido para distrair o cérebro.”



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