Terça-feira, Maio 17, 2022

As Galáxias Mortas na Antiga Cidade Estelar MAGAZ3NE J095924+022537

Os aglomerados de galáxias crescem ao longo do tempo sob gravidade e, no universo atual, podem conter centenas ou até milhares de galáxias, bem como gás quente e matéria escura. Com o passar do tempo, suas galáxias queimam o combustível disponível e evoluem de galáxias vigorosamente formadoras de estrelas para galáxias vermelhas e mortas.

Uma metrópole galáctica em crescimento recém-descoberta, chamado MAGAZ3NE J095924+022537, revela um aglomerado massivo incomum de galáxias jovens se formando no início do universo. Este protoaglomerado consiste em pelo menos 38 galáxias membros e está a cerca de 11,8 bilhões de anos-luz da Terra. A equipe usou observações espectroscópicas do Multi-Object Spectrograph for Infrared Exploration, ou MOSFIRE, do Observatório WM Keck, para fazer medições detalhadas do MAGAZ3NE J0959 e quantificar com precisão suas distâncias.

O que eles só viram agora foi o protoaglomerado como apareceu quando o universo tinha menos de 2 bilhões de anos. Ao contrário de todos os outros protoaglomerados encontrados nesta época, muitas galáxias em MAGAZ3NE J0959 parecem já ter parado de formar estrelas.

Crédito: Teia de aranha: M. Kornmesser/ESO; Coma: Russ Carroll, Robert Gendler e Bob Franke/Dan Zowada Memorial Observatory.

No coração do MAGAZ3NE J0959 está uma galáxia ultramassiva que já formou uma massa de mais de 200 bilhões de sóis.

“Por que essa galáxia ultramassiva e tantos de seus vizinhos formaram a maioria de suas estrelas e depois se tornaram inativas quando o universo ainda era tão jovem, em contraste com outros protoaglomerados conhecidos da mesma época, é um grande mistério”, disse o coautor Benjamin. Forrest, Ph.D., da UC Davis. “Por que suas galáxias são tão diferentes das de todos os outros protoaglomerados conhecidos, e tão semelhantes às de Coma, é um completo mistério.”

Desde que o MAGAZ3NE J0959 foi descoberto do solo, se o recém-lançado Telescópio Espacial James Webb funcionar como esperado, ele pode revelar outros protoaglomerados como o MAGAZ3NE J0959 repleto de galáxias mortas esperando para serem encontradas no início do universo.

“Se esses protoaglomerados forem encontrados em grande número, isso significaria que o atual paradigma de formação de protoaglomerados exigiria uma grande revisão”, disse Forrest. “Um novo cenário de protoclusters existentes em uma diversidade de estados no universo primitivo teria que ser adotado. Com muitas galáxias membros se extinguindo nos primeiros dois bilhões de anos, isso quase certamente representaria desafios significativos para os modelos atuais de simulação de galáxias”.