As luzes do norte: uma história de avistamentos de auroras

Ao longo da história, os humanos observaram com admiração a maravilha astronômica que é a aurora boreal. Nós nos perguntamos o que é e contamos histórias sobre as luzes que brilhavam acima.

O nome finlandês para a aurora boreal é revontulet, que significa “fogo de raposa”. A lenda diz que raposas feitas de fogo viviam na Lapônia e suas caudas brincalhonas giravam faíscas no céu. Na Estônia, o nome é virmalizado, significando seres espirituais de reinos superiores. Os inuits do norte da Groenlândia acreditavam que os espíritos estavam jogando, jogando um crânio de morsa pelo céu. E agora, os cientistas descobriram o registro escrito mais antigo conhecido da aurora, anterior a uma descoberta anterior em cerca de três séculos. Os pesquisadores Marinus Anthony van der Sluijs, pesquisador independente, e Hisashi Hayakawa, da Universidade de Nagoya, encontraram documentação na história chinesa e publicou as descobertas no jornal Avanços na Pesquisa Espacial.

A primeira gravação

Quando o vento solar, um fluxo de partículas carregadas – prótons e elétrons – fluem do sol e colidem com a atmosfera da Terra, ele cria as luzes do norte. As partículas colidem com os átomos e moléculas da ionsfera da Terra, liberando energia que brilha visivelmente. A aurora pode assumir diferentes formas (arcos, listras, cortinas) e cores (verde, vermelho, roxo) dependendo de quais átomos o vento solar colide.

Van der Sluijs e Hayakawa encontraram uma passagem na história chinesa chamada Os Anais do Bambuou Zhushu Jinian em mandarim, que fazia referência a essas cores.

A passagem, composta no século IV a.C.., descreveu uma “luz de cinco cores” na parte norte do céu que ocorreu no final do Rei Zhao do reinado da dinastia Zhou. Embora os pesquisadores não possam apontar uma data exata com certeza, eles concluem que os chineses viram os fenômenos geomagnéticos no ano 977 ou 957 aC O pólo norte magnético da Terra, naquela época, era conhecido por ter sido inclinado para o lado eurasiano em meados do Século 10 aC Estava mais perto da China central por alguns 15 graus do que no momento.

Portanto, teria sido possível para o rei da China e todos aqueles em sua esfera ver a aurora.

As luzes do norte ao longo da história

Referências à aurora apareceram ao longo da história, mesmo em Pinturas rupestres da Idade da Pedra, datando de 30.000 anos atrás. Em seu livro, Meteorologia, escrito há mais de 2.000 anos, Aristóteles descreveu a auroradizendo que “às vezes, em uma noite bonita, vemos uma variedade de aparências que se formam no céu: ‘abismos’, por exemplo, e ‘trincheiras’ e cores vermelho-sangue”.

Mas antes da passagem chinesa, a primeira gravação conhecida das luzes do norte aconteceu por volta de 679-655 aC Astrônomos assírios inscreveu um evento de aurora em tabuletas cuneiformes. Relatos bíblicos do profeta hebreu Ezequiel descreveram uma visão que alguns estudiosos dizem lembra a aurora boreal. E Tele Babilônia Rei Nabucodonosor Eu notei uma aurora em sua diário astronômico datado 567 aC

Mesmo em 34 d.C., O imperador romano Tibério César despachou homens para a cidade italiana de Ostia pensando que estava queimando em chamas. Não era, e em vez disso a aurora brilhava no alto.

Não foi até 1619, porém, que Galileu Galilei cunhou o termo “Aurora boreal.” Derivado das palavras gregas “aurora” que significa “nascer do sol” e “boreas” que significa “vento”, os gregos acreditavam que Aurora era a irmã de Helios e Selene. Hélios era o sol. Selene era a lua. Foi Aurora quem correu com sua carruagem colorida pelo céu para alertar seus irmãos sobre o amanhecer de cada dia.

Mais tarde, Henry Cavendish registrou as primeiras observações científicas das luzes do norte em 1790. Usando a triangulação, o cientista inglês nascido na França determinou que a aurora boreal ocorreu aproximadamente 60 milhas acima da superfície da Terra. Foi o astrônomo britânico Richard Carrington, em 1859, quem ligou a aurora boreal com o sol.

E embora o cientista norueguês Kristian Birkeland, no início de 1900, tenha sido o primeiro a explique o que causou as luzes do norte, Benjamin Franklin também tinha uma teoria em um navio cruzando o Atlântico. Ele observou uma concentração de cargas elétricas no Pólo Norte que se intensificou pela neve e pela umidade que causaram as luzes.

Do povo das cavernas ao rei da China, dos imperadores romanos aos nossos fundadores, a humanidade há muito olha para a aurora com admiração e prova documentada disso.