Segunda-feira, Maio 16, 2022

Astrônomos unem forças para combater a ‘poluição’ de satélites que arruína os céus

O número de satélites ativos no céu noturno mais que dobrou desde 2019 – de cerca de 2.200 para 5.000. Isso se deve principalmente ao Starlink, um projeto da SpaceX que visa fornecer internet em qualquer lugar do mundo por meio de ‘mega-constelações’ de satélites.

Desde que começou, a Starlink lançou mais de 2.000 satélites. Infelizmente, os milhares de satélites necessários para criar uma cobertura de internet tão ampla vêm com uma tremenda desvantagem: seus raios de luz refletivos estão literalmente obscurecendo a astronomia terrestre.

No final da semana passada, o Anunciada a União Astronômica Internacional (IAU) o estabelecimento de um novo centro para unificar os astrônomos e combater as megaconstelações, chamado Centro IAU para a Proteção do Céu Escuro e Silencioso da Interferência de Constelações de Satélites.

“Acho que é realmente importante, porque está projetado que haverá 100.000 novos satélites até o final da década”, disse a arqueóloga espacial Alice Gorman, da Flinders University, ao ScienceAlert.

“O centro da IAU é fundamental porque será capaz de coordenar informações e respostas internacionais e fornecerá uma voz única e forte para a comunidade de astronomia”.

A astronomia óptica e de rádio terrestre precisa de algumas condições para sondar o Universo. Para telescópios ópticos, são necessários céus escuros, longe da poluição luminosa artificial ou satélites brilhantes refletindo os raios do Sol.

Os radiotelescópios, por outro lado, precisam de silêncio. O Observatório Square Kilometer Array (SKA), por exemplo – um dos co-anfitriões do novo centro IAU – ouve uma ampla gama de frequências de rádio. Starlink e outras megaconstelações de internet de banda larga também usam frequências de rádio, algumas das quais são na mesma banda que o SKA.

“Uma constelação completa de satélites Starlink provavelmente significará o fim dos telescópios de rádio de micro-ondas baseados na Terra, capazes de varrer os céus em busca de objetos de rádio fracos”. Alan Duffy, astrônomo da Universidade de Swinburne, disse ao ScienceAlert em 2019 quando os primeiros satélites Starlink foram lançados.

O segundo co-anfitrião do novo centro da IAU é o NOIRLab da National Science Foundation, um centro dos EUA para astronomia óptica terrestre. Esta reunião de grupos ópticos e de rádio para este propósito é um exercício esperançoso que Gorman compara à comunidade astronômica fazendo lobby contra um projeto militar chamado Projeto Oeste Ford na década de 1960.

“Estamos basicamente olhando para uma batalha real entre operadores de satélites comerciais e astrônomos”, disse Gorman ao ScienceAlert.

“Estamos sendo levados a acreditar que sem megaconstelações metade do mundo não terá internet. Bem, isso simplesmente não é verdade e as pessoas deveriam ser muito mais críticas em relação à retórica em torno disso.”

A IAU ainda tem muito trabalho pela frente. O centro destacou seus focos como ficar de olho nas constelações de satélites, descobrir como removê-las das imagens, envolver-se com a indústria e sugerir modificações de satélite que poderiam limitar problemas astronômicos.

Este último é importante. Starlink já existe, e muitos outros projetos como OneWeb e da Amazon Projeto Kuiper já estão em desenvolvimento.

Além de resistir a novos desenvolvimentos, também é importante que os astrônomos descubram como viver com esses satélites agora.

“Não é uma questão de satélites versus astronomia, mas sim de como mediar as diferentes necessidades, interesses e valores que se unem no espaço sideral, incluindo aqueles que são menos poderosos”, Jessica West, pesquisadora sênior de segurança espacial do Projeto Ploughshares, disse ao Gizmodo.

“Isso requer diálogo aberto e ação coordenada e coletiva. A comunidade internacional de astronomia está nos mostrando como fazer isso. E o mundo está ouvindo. Este é um momento crítico para a governança espacial.”

Mas com pelo menos 100.000 satélites em nosso futuro próximo, Gorman sugere ser cauteloso sobre como isso não afetará apenas os astrônomos, mas todos nós.

“Imagine sair, e há mais pontos de luz representando um objeto feito pelo homem do que estrelas ou planetas”, disse ela.

“Estamos eliminando uma maneira fundamentalmente humana de experimentar o mundo, conectando-se ao céu noturno. Não é algo para se tomar de ânimo leve, é algo que requer reflexão, principalmente se for irreversível.”

Você pode descobrir mais sobre o trabalho que o Centro para a Proteção do Céu Escuro e Silencioso da Interferência de Constelação de Satélites está fazendo aqui.