Segunda-feira, Maio 16, 2022

Base molecular do sono profundo identificada, sugere caminhos para novos tratamentos – ScienceDaily

O sono saudável é uma necessidade fisiológica básica. Na sua ausência, uma miríade de processos no corpo pode dar terrivelmente errado. Problemas crônicos de sono têm sido associados a distúrbios de saúde mental, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade, entre outras condições.

No entanto, alcançar consistentemente o sono profundo e restaurador necessário para a saúde fisiológica ideal e o desempenho cognitivo máximo pode ser difícil devido ao estilo de vida, fatores ambientais e biológicos.

Uma das questões mais confusas na biologia do sono tem sido como o sono profundo é regulado pelo cérebro. A resposta pode ajudar a iluminar novas maneiras de mitigar os problemas do sono.

Agora, um estudo recém-publicado liderado por pesquisadores da Harvard Medical School no VA Boston Healthcare System oferece pistas críticas sobre esse mistério de longa data.

O trabalho, realizado em camundongos e publicado em 26 de abril na Comunicações da Natureza, identifica uma área no cérebro que regula as oscilações das ondas delta – sinais elétricos transmitidos pelos neurônios que surgem durante as fases mais profundas do relaxamento. Eles são uma marca registrada do sono restaurador.

A equipe de pesquisa se concentrou nos neurônios do tálamo, uma região do cérebro que regula o sono e a vigília, entre outras funções. Usando a edição do gene CRISPR-Cas9, os pesquisadores interromperam um gene que codifica uma proteína que se liga ao neurotransmissor inibitório GABA. A proteína é alvo de medicamentos que promovem o sono. A interrupção desse gene em modelos de camundongos aumentou a atividade das ondas delta e melhorou o sono profundo nos animais.

Se replicadas em outros modelos animais, as descobertas podem lançar as bases para a concepção de terapias que direcionem com precisão essa proteína para induzir o sono profundo.

“Nossas descobertas representam um passo importante para identificar a base molecular da regulação do sono e apontam para uma estratégia farmacológica alternativa para promover o sono natural e restaurador”, disse a pesquisadora sênior do estudo Radhika Basheer, professora associada de psiquiatria no HMS e VA Boston.

Novas terapias são extremamente necessárias. Medicamentos comumente usados ​​para insônia, embora sejam uma ferramenta importante para o tratamento da insônia persistente, têm desvantagens bem conhecidas. Muitos desses medicamentos funcionam fazendo com que as pessoas adormeçam rapidamente, mas também tendem a diminuir a atividade das ondas delta restauradoras. Assim, embora esses medicamentos promovam o adormecimento, o sono que eles induzem não é necessariamente restaurador.

“Acreditamos que nossas descobertas prepararam o terreno para o desenvolvimento de uma nova classe de medicamentos para dormir que podem alcançar essa importante manutenção do sono profundo, aumentando as oscilações das ondas delta”, acrescentou Basheer, que co-liderou o estudo com o colega Ritchie Brown, professor associado. de psiquiatria do HMS.

Os coautores do HMS incluem David Uygun, Chun Yang, Fumi Katsuki, Erik Hodges, James McKenna e James McNally. Elena Tilli, do Stonehill College, também foi coautora do estudo.

Este trabalho foi apoiado pelo VA Biomedical Laboratory Research and Development Service Merit Awards e pelos National Institutes of Health concede R01 NS119227, R21 NS079866, R01 MH039683, T32 HL07901, K01 AG068366, R21 MH125242.

Divulgações: Uygun, McKenna, McNally, Brown e Basheer são cientistas de pesquisa em saúde do VA Boston Healthcare System. O conteúdo deste trabalho não representa as opiniões do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos ou do Governo dos Estados Unidos. McKenna recebeu compensação salarial parcial e financiamento da Merck MISP (Merck Investigator Sponsored Programs), mas não tem conflito de interesse com este trabalho.

Materiais fornecido por Faculdade de Medicina de Harvard. Original escrito por Ekaterina Pesheva. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.