Sexta-feira, Maio 20, 2022

CERN suspende colaborações com a Rússia

A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) não entrará em novas colaborações com instituições científicas russas após um pedido de cientistas ucranianos para interromper parcerias com instituições científicas russas em resposta à invasão militar russa de seu país.

O CERN opera o maior laboratório de física de partículas do mundo, incluindo o famoso Grande Colisor de Hádronsque descobriu a chamada “partícula de Deus”, a Bóson de Higgsem 2012.

Fundado em 1954, o CERN conta atualmente com 23 estados membros e 7 estados membros associados; A Ucrânia é um dos últimos, enquanto a Rússia não é um membro formal da organização.

No entanto, os cientistas russos representam cerca de 8% da equipe do CERN, cerca de 1.000 de um total de 12.000 pesquisadores, de acordo com a ciência. Cientistas ucranianos, no entanto, solicitaram que o CERN suspendesse a cooperação com instituições científicas russas em resposta à invasão que começou no final de fevereiro, medida que o conselho levou em consideração em uma reunião realizada na terça-feira (8 de março).

“Os 23 Estados membros do CERN condenam, nos termos mais fortes, a invasão militar da Ucrânia pela Federação Russa e deploram a perda de vidas resultante e o impacto humanitário”, disse o conselho do CERN. em um comunicado liberado após a reunião. “Profundamente tocados pelas consequências generalizadas e trágicas da agressão, a administração e o pessoal do CERN, bem como a comunidade científica nos Estados Membros do CERN, estão trabalhando para contribuir com o esforço humanitário na Ucrânia e para ajudar a comunidade ucraniana no CERN.”

Em resposta à situação, o conselho concordou em apoiar os colaboradores ucranianos em física de alta energia, suspender a Rússia do status de “observador” (os EUA mantêm o mesmo nível de associação) e não iniciar novas colaborações com instituições russas.

“A situação continuará a ser monitorada cuidadosamente e o Conselho está pronto para tomar outras medidas, conforme apropriado, em suas futuras reuniões”, acrescentou o comunicado. “O Conselho do CERN também expressa seu apoio aos muitos membros da comunidade científica russa do CERN que rejeitam esta invasão.”

Até o momento, as forças militares europeias e americanas não estão envolvidas no conflito, temendo que a escalada possa levar ao uso de armas nucleares. Em vez disso, a oposição internacional à invasão russa concentrou-se em sanções econômicas e políticas.

“O CERN, como um laboratório científico líder, deve encerrar imediatamente qualquer cooperação com instituições russas, porque, caso contrário, todos os crimes e todas as injustiças cometidas por seu governo e suas forças armadas são vistas como legítimas”, um cientista sem nome baseado em Kiev, capital da Ucrânia, que trabalha em um experimento no CERN, disse Ciência. “Pedimos à sociedade democrática, à sociedade científica, que fique conosco contra esse tirano [Russian President Vladimir Putin].”

Kiev é uma das cidades mais sitiadas pela invasão russa, que começou em 24 de fevereiro. Mais de 400 civis, incluindo crianças, morreram como resultado dos ataques da Rússia na Ucrânia, disse a ONU.

Espera-se que o Grande Colisor de Hádrons começar novas observações nesta primavera. A instalação está em hiato há mais de três anos, primeiro para atualizações, depois devido à pandemia do COVID-19.

Direitos autorais 2022 Space.com, uma empresa do Futuro. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.