Cientistas alertam que corante alimentar comum pode desencadear doenças inflamatórias intestinais

doces variados

Os pesquisadores dizem que o consumo de corante alimentar Allura Red a longo prazo pode ser um potencial desencadeador de doenças inflamatórias intestinais (DIIs), doença de Crohn e colite ulcerativa. Este corante alimentar é um ingrediente comum em doces, refrigerantes, laticínios e alguns cereais.

Os cientistas descobriram que a exposição contínua ao Allura Red AC prejudica a saúde intestinal e promove a inflamação.

Allura Red (também chamado de FD&C Red 40 e Food Red 17), é um ingrediente comum em alimentos que variam de doces e refrigerantes a laticínios e cereais matinais.

O consumo a longo prazo de corante alimentar Allura Red pode ser um potencial desencadeador de doenças inflamatórias intestinais (DIIs), incluindo doença de Crohn e colite ulcerativa, de acordo com Waliul Khan, da McMaster University. Usando modelos experimentais de IBD em animais, os pesquisadores descobriram que a exposição contínua ao Allura Red AC prejudica a saúde intestinal e promove a inflamação.

O corante interrompe diretamente a função da barreira intestinal e aumenta a produção de serotonina, um hormônio/neurotransmissor encontrado no intestino, que subsequentemente altera a composição da microbiota intestinal, levando ao aumento da suscetibilidade à colite.

Waliul Khan

Waliul Khan. Crédito: Universidade McMaster

Khan disse que o Allura Red (também chamado de FD&C Red 40 e Food Red 17) é um ingrediente comum em doces, refrigerantes, laticínios e alguns cereais. O corante é usado para adicionar cor e textura aos alimentos, muitas vezes para atrair as crianças.

O uso de corantes alimentares sintéticos, como Allura Red, aumentou significativamente nas últimas décadas, mas houve poucos estudos anteriores sobre os efeitos desses corantes na saúde intestinal. Khan e sua equipe publicaram suas descobertas em 20 de dezembro na revista

“The literature suggests that the consumption of Allura Red also affects certain allergies, immune disorders, and behavioral problems in children, such as attention deficit hyperactivity disorder.”

Khan said that IBDs are serious chronic inflammatory conditions of the human bowel that affect millions of people worldwide. While their exact causes are still not fully understood, studies have shown that dysregulated immune responses, genetic factors, gut microbiota imbalances, and environmental factors can trigger these conditions.

In recent years there has been significant progress in identifying susceptibility genes and understanding the role of the immune system and host microbiota in the pathogenesis of IBDs. However, similar advances in defining environmental risk factors have lagged, he said.

Khan said that environmental triggers for IBDs include the typical Western diet, which includes processed fats, red and processed meats, sugar, and a lack of fiber. He added that the Western diet and processed food also include large amounts of various additives and dyes.

He added that the study suggests a link between a commonly used food dye and IBDs and warrants further exploration between food dyes and IBDs at experimental, epidemiological, and clinical levels.

Reference: “Chronic exposure to synthetic food colorant Allura Red AC promotes susceptibility to experimental colitis via intestinal serotonin in mice” by Yun Han Kwon, Suhrid Banskota, Huaqing Wang, Laura Rossi, Jensine A. Grondin, Saad A. Syed, Yeganeh Yousefi, Jonathan D. Schertzer, Katherine M. Morrison, Michael G. Wade, Alison C. Holloway, Michael G. Surette, Gregory R. Steinberg and Waliul I. Khan, 20 December 2022, Nature Communications.
DOI: 10.1038/s41467-022-35309-y

The study was funded by the Canadian Institutes of Health Research.