Cientistas descobrem novas espécies de isópodes do fundo do mar

Espécies de águas profundas tendem a superar suas contrapartes de mar raso. Qualquer que seja a causa de seu tamanho aumentado, se o temperaturas mais friasa pressões reduzidas de predação ou o aumento da escassez de alimentos nas profundezas do oceano, animais como crustáceos e cefalópodes simplesmente se tornam maiores quanto mais fundo nadam.

Essa tendência para gigantismo não é diferente para isópodes. Uma nova estudar no Jornal de História Natural identifica uma nova espécie em um grupo de isópodes gigantes conhecido como Bathynomus. Esta espécie, que os autores do estudo nomearam Bathynomus yucatanensis, é distinto, apesar de suas semelhanças com outros isópodes do fundo do mar. Isso sugere que os cientistas deveriam dar uma olhada mais de perto nos gigantes que atravessam o fundo do mar.

Um gênero gigante

Ao todo, existem quase 20 espécies separadas de Bathynomusum gênero de criaturas gigantes segmentadas que correm e nadam pelas áreas mais profundas do oceano.

Agora, a descoberta de B. yucatanensis em direção à Península de Yucatán aumenta o catálogo de isópodes gigantes e significa que um total geral de três Bathynomus espécies vivem no Golfo do México. Isso inclui o tamanho semelhante e aparência semelhante B. giganteus e B. maxeyorumalém de B. yucatanensis.

O estudo sugere que os cientistas devem investigar isópodes do fundo do mar com cuidado adicional. “É cada vez mais evidente que as espécies de Bathynomus pode ser extremamente semelhante na aparência geral, e também que há uma longa história de identificação errônea de espécies do gênero”, dizem os autores do estudo em um Comunicado de imprensa.

Em última análise, a identificação desta nova espécie pode impactar a conservação de Bathynomus. O crescente potencial comercial de várias espécies de isópodes torna necessário que os cientistas saibam quais espécies são capturadas e quando.

Identificação de isópodes

O exemplar dos autores de B. yucatanensisque foi encontrado perto da Península de Yucatán a uma profundidade de cerca de 2.000 a 2.600 pés e foi inicialmente identificado como uma variedade de B. giganteus. No entanto, um estudo adicional do espécime revelou uma série de atributos únicos, como a coloração amarela cremosa do espécime e a estrutura corporal distinta.

B. yucatanensis é morfologicamente distinto”, dizem os autores do estudo em um comunicado de imprensa. “B. yucatanensis tem proporções corporais mais esbeltas e é mais curto no comprimento total.” Os autores também acrescentam que B. yucatanensisOs membros superiores, também conhecidos como pereópodes, são mais delgados e suas antenas são mais longas em comparação com B. giganteus. Dito isto, os autores reconhecem que ambas as espécies compartilham 11 pontos salientes em suas caudas, também conhecidos como espinhos de pleotelson.

“[B. giganteus] foi descoberto há mais de um século, e mais de 1.000 espécimes foram estudados sem nenhuma sugestão até agora de uma segunda espécie com o mesmo número de espinhos pleotelsônicos”, dizem os autores do estudo em um comunicado de imprensa. “Exame superficial, usando apenas espinhos pleotelsônicos , poderia facilmente resultar em espécimes de B. yucatanensis sendo erroneamente identificado como B. giganteus.”

Em suma, a análise genética de B. giganteus e B. yucatanensis solidificou a identificação dos cientistas. Embora tenham revelado que duas espécies estão intimamente relacionadas e potencialmente compartilham um ancestral comum, as duas espécies eram diferentes o suficiente para contar como espécies distintas.

“Devido às diferentes sequências de […] genes […] juntamente com diferenças na morfologia, nós a identificamos como uma nova espécie”, concluem os autores em um comunicado de imprensa.