Quinta-feira, Agosto 18, 2022

Cientistas identificam áreas de alta diversidade de mamíferos marinhos

Avistamentos de mais de 1 milhão de mamíferos marinhos no Monumento Nacional Marinho dos Canyons e Montes Marinhos do Nordeste protegidos pelo governo federal e locais ao longo da costa atlântica foram usados ​​para identificar áreas de alta diversidade de mamíferos marinhos. Essas descobertas ressaltam a importância da conservação dos oceanos, pois essas águas enfrentam impactos crescentes das atividades humanas.

Em um novo estudo publicado em Ciência e Prática da Conservação, Cientistas do New England Aquarium revisaram os avistamentos de mamíferos marinhos para obter uma melhor compreensão do uso do habitat ao longo da costa leste dos EUA. A equipe de pesquisa usou dados do Consórcio de Baleia Franca do Atlântico Norte de pesquisas aéreas e de barco realizadas por 49 organizações entre 1979 e 2020 para calcular a diversidade de espécies de mamíferos marinhos no Oceano Atlântico Norte entre Flórida e Nova Escócia, Canadá. O conjunto de dados continha 189.175 avistamentos de mais de 1 milhão de animais de 30 espécies únicas ou agrupamentos de espécies.

A alta diversidade de espécies ocorreu com mais frequência na parte norte da costa atlântica, particularmente ao redor do Monumento, na borda da plataforma continental, e ao longo do Golfo do Maine e Georges Bank, eles descobriram. “Foi muito emocionante ver esses resultados”, disse Brooke C. Hodge, principal autor do estudo e cientista associado do Programa de Ecologia, Mapeamento e Avaliação Espacial (EcoMap) do Anderson Cabot Center for Ocean Life no New England Aquarium .. “Nossa pesquisa nos mostra que o Monumento é diversificado em comparação com a Costa Leste. É claramente bem localizado e protege uma comunidade única e diversificada de mamíferos marinhos.”

Em outubro passado, a administração Biden-Harris restabeleceu o status de proteção federal do Monumento, que havia sido removido pela administração anterior. O santuário subaquático de quase 5.000 milhas quadradas está localizado a 130 milhas a sudeste de Cape Cod e abriga ecossistemas vibrantes de águas profundas que incluem recifes de corais, peixes e baleias ameaçadas de extinção. Em 2016, os cientistas do aquário forneceram fortes evidências científicas que ajudaram a designação inicial do monumento sob o presidente Obama. Em 2021, os cientistas do Aquário exploraram as consequências da remoção das proteções do Monumento e demonstraram que a abertura do Monumento à pesca aumentou o risco de emaranhamento, captura acidental e destruição de habitat para espécies da superfície do mar ao fundo do mar.

Neste estudo, os cientistas descobriram que a diversidade de espécies era maior nas regiões do norte e do meio do Atlântico, com bordas íngremes da plataforma continental. Cânions e áreas com alta salinidade e baixas temperaturas também apresentaram alta diversidade de mamíferos marinhos. “Áreas marinhas protegidas bem projetadas e gerenciadas de forma eficaz podem levar ao sucesso da conservação”, disse Hodge. No estudo, os autores escreveram: “Nossas análises contribuem para os esforços para designar AMPs (áreas marinhas protegidas) para conservar o habitat que é importante para proteger as espécies, identificando os fatores de biodiversidade e locais potenciais para proteger 30% da planta até 2030”. A administração Biden-Harris visa proteger 30% das terras e águas federais dos EUA até 2030.

“Identificar AMPs em nossa área de estudo é fundamental porque as águas da costa leste dos EUA enfrentam uso humano intensivo de pesca, transporte, desenvolvimento planejado de energia eólica e recursos que apoiam a alimentação de mamíferos marinhos estão sujeitos a ameaças específicas”, escreveram os pesquisadores no estudo. “O Golfo do Maine é um dos ecossistemas marinhos que mais rapidamente aquecem no mundo, e já foram observadas evidências de mudanças na produtividade. É necessário designar AMPs e estabelecer medidas de gestão eficazes para atingir a meta de proteger áreas de particular importância para a biodiversidade. para proteger os mamíferos marinhos e os ecossistemas dos quais eles dependem.” No entanto, os autores reconhecem que mais pesquisas são necessárias para caracterizar mais completamente a diversidade de espécies de mamíferos marinhos nessas áreas e para avaliar a biodiversidade de toda a comunidade de vida selvagem e o habitat, como aves marinhas, invertebrados profundos, corais do fundo do mar, esponjas , e peixes.

Os coautores do estudo incluem vários cientistas do Aquário da Nova Inglaterra: Daniel E. Pendleton, cientista pesquisador; Laura C. Ganley, Cientista de Pesquisa Associada de Pós-Doutorado; Orfhlaith “Orla” O’Brien, Cientista Associado; Scott D. Kraus, Cientista Emérito; e Jessica V. Redfern, Cientista Sênior e Presidente do Programa de Ecologia, Mapeamento e Avaliação Espacial. Ester Quintana-Rizzo, da Simmons University, também contribuiu para a pesquisa.

Materiais fornecido por Aquário da Nova Inglaterra. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.