Como o veneno da aranha rei babuíno pode nos ajudar a entender melhor a dor crônica

Se você alguma vez se deparar com um aranha rei babuíno (Pelinobius muticus), que vive principalmente na Tanzânia e no Quênia, mantenha distância: sua picada e o veneno associado não são fatais, mas produzem muita dor e coceira que podem durar dias.

Os cientistas acham que descobriram por que o veneno da aranha é tão potente. Suas descobertas não apenas podem ajudar no desenvolvimento de tratamentos para picadas de aranha, mas também podem ajudar a entender por que os humanos sentem dor crônica – e o que podemos fazer a respeito.

A equipe de pesquisa realizou uma análise detalhada do veneno, dividindo-o em suas partes individuais, como você pode dividir os ingredientes de um coquetel. Eles encontraram um peptídeo chamado Pm1a, conhecido por gerenciar respostas em um grupo de neurônios sensoriais chamado de gânglio da raiz dorsal.

Pm1a desempenha um papel no cérebro sentindo dor através do sistema nervoso central e, neste caso, parece estar fazendo com que os neurônios da dor continuem a disparar repetidamente, levando à reação intensa de uma picada de aranha.

Testes em camundongos com uma versão sintetizada do Pm1a confirmaram que produzia hiperexcitabilidade nas células nervosas através de três canais – sódio, potássio e cálcio – que ajudam os neurônios a gerenciar respostas a estímulos externos, como a dor.

“Em resumo, mostramos aqui que um único peptídeo de veneno pode modular três determinantes principais da excitabilidade neuronal”, escrevem os pesquisadores em seu artigo. artigo publicado.

“A modulação coordenada de canais iônicos excitatórios e inibitórios envolvidos na propagação da dor pode representar uma estratégia de defesa econômica e eficaz em venenos defensivos indutores de dor”.

A presença de Pm1a causou aumento da sensibilidade à dor nos camundongos através do disparo repetido dos neurônios que registram a dor – descobertas apoiadas por um modelo matemático do peptídeo sintético que os pesquisadores montaram, mostrando como ele interage com as células nervosas.

Essa hiperexcitabilidade mostrada nos camundongos é semelhante à hiperexcitabilidade observada em algumas pessoas com certos tipos de problemas de dor crônica, observam os pesquisadores, o que significa que esse pode ser um caminho promissor a ser explorado quando se trata de tratar danos nos nervos.

Embora haja muito mais para explorar aqui quando se trata dos detalhes precisos de como o P1ma interage com outros mecanismos e produtos químicos no corpo, agora sabemos muito mais sobre o que torna a picada da aranha-rei babuíno tão dolorosa – e como é muitas vezes o caso, descobrir mais sobre nossa própria biologia pode levar a uma saúde melhor.

“Estudos detalhados direcionados para determinar as interações moleculares específicas do Pm1a com seus muitos alvos podem informar o desenvolvimento de análogos farmacológicos que podem diminuir a excitabilidade especificamente nos neurônios da dor”, disseram os pesquisadores. Inverso.

A pesquisa foi publicada em PNAS.