Dê uma olhada nesta nova imagem de uma colisão galáctica enganosamente serena

Às vezes você tem que apenas sentar e se maravilhar com uma visão particularmente deslumbrante de uma interação de galáxias.

Quando essas cidades espaciais gigantes se fundem umas com as outras, coisas loucas e loucas acontecem – uma espécie de cenário “Galaxies Gone Wild”. Veja este par, por exemplo. Nós os vemos presos juntos em uma dança cósmica que durou não meio bilhão de anos.

A cada volta na pista de dança intergaláctica, eles mudam um ao outro permanentemente. Eventualmente, eles se combinarão para fazer uma galáxia gigante.

NGC 1512 (esquerda) é a maior das duas galáxias. É uma espiral barrada que parece estar se desenrolando à medida que a interação se desenrola. Sua companheira menor é uma galáxia anã lenticular (no canto inferior direito) chamada NGC 1510.

Ambos estão na direção da constelação Horologium e estão a cerca de 60 milhões de anos-luz de nós.

O telescópio de 4 metros Victor M. Blanco no Chile capturou esta visão da interação galáctica do par.

O que acontece em uma fusão Galaxy?

As galáxias estão distantes no espaço, mas interagem umas com as outras ao longo do tempo cósmico. As danças que eles fazem são como eles crescem e mudam. Isso inclui nossa própria Via Láctea.

De fato, nossa galáxia está atualmente devorando algumas galáxias anãs menores, adicionando suas estrelas distintas à população maior da Via Láctea.

A interação galáctica de NGC 1510 e NGC 1512 é um bom exemplo do que acontece durante o processo de fusão.

A atração gravitacional entre eles estimulou grandes ondas de formação de estrelas, particularmente nos braços espirais externos da galáxia maior. Isso criou o que os astrônomos chamam de “explosões estelares” e espalhou longas cordas azuis de estrelas jovens quentes para o espaço.

As fusões de galáxias muitas vezes estimulam crises de formação estelar. Algum dia, essas estrelas massivas explodirão como supernovas e adicionarão um pouco de fogos de artifício à longa dança galáctica.

Além disso, a atração gravitacional menor da NGC 1512 puxou gás, poeira e estrelas para longe de seu vizinho maior, criando tentáculos finos que se estendem pelo espaço. Também parece que está “desenrolando” os braços espirais do vizinho mais massivo.

NGC 1510 afeta seu pequeno companheiro, afastando gavinhas de gás e poeira. A interação também está distorcendo as formas de ambas as galáxias. As coisas só vão piorar para ambos com o passar do tempo.

Por fim, eles se fundirão completamente para formar uma galáxia gigante, provavelmente elíptica. Mas, isso é muito no futuro.

Capturando a vista

Esta cena de dança galáctica é parte de uma imagem maior capturada pelo Telescópio Blanco, equipado com o Energia escura Câmera (DECam). O DECam foi construído para uso pelo Dark Energy Survey. Esse é um projeto para mapear centenas de milhões de galáxias e detectar supernovas.

Em última análise, a ideia é procurar padrões na estrutura cósmica que dêem pistas sobre a natureza da energia escura. Esse é um “algo” misterioso que está acelerando a expansão do universo.

A pesquisa durou seis anos. Durante esse tempo, o DECam registrou informações sobre 300 milhões de galáxias em 5.000 graus quadrados dos céus do sul.

Embora não possamos ver a energia escura diretamente, podemos apreciar as imagens incrivelmente detalhadas da pesquisa de galáxias como esta e os resultados de uma interação de galáxias tão fantástica.

Se você olhar atentamente para essa visão de campo amplo, poderá ver galáxias ainda mais distantes formando um pano de fundo para as duas que interagem.

(Pesquisa de Energia Escura/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA)

A instalação Victor C. Blanco faz parte do NOIRlab. Essa coleção de observatórios inclui o Observatório Interamericano Cerro Tololo, o Centro de Ciência e Dados Comunitários, o Observatório Gemini, o Observatório Nacional Kitt Peak e o Observatório Vera C. Rubin. O próprio laboratório é financiado pela US National Science Foundation.

Este artigo foi originalmente publicado por Universo hoje. Leia o artigo original.