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Quarta-feira, Dezembro 8, 2021

Dicas científicas para controlar o estresse no dia de Ação de Graças

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Às vezes, as pessoas me perguntam se existe uma maneira baseada em evidências de controlar o estresse de lidar com parentes difíceis no Dia de Ação de Graças, e minha resposta curta é “clorofórmio”.

Na cultura moderna de bem-estar hippie dippie, essa pode não ser a resposta que as pessoas estão procurando, elas podem querer a validação de óleos essenciais ou de um aplicativo, mas uma coisa que a maioria das pessoas não percebe é que o estresse não se trata de modismos ou mesmo de outras pessoas. Gerenciamos o estresse, só pensamos que ele nos controla.

Qualquer reunião de família e amigos diversos provavelmente terá alguém de quem você não gosta, mas se você já está reclamando de passar um tempo com o parente que pensa que Trump foi conivente com os russos em 2016 ou aquele primo que lhe dará seu último tratado sobre como Biden é um robô animatrônico controlado por George Soros, você terá uma péssima visita a menos que se aproprie de seu próprio cérebro.


O álcool pode ser um sucesso e um fracasso quando se trata de Ação de Graças, então leia a sala antes de se dar ao luxo. Pode tornar as boas festas melhores, mas as más festas muito piores.

O estresse é parcialmente psicológico, mas muito é biológico. Aqui estão algumas maneiras de melhorar ambos.

1. Esteja pronto para ser engraçado. Na comédia clássica “Barbearia”, quando uma briga está para estourar entre dois dos homens, aconteceu algo que muitos americanos provavelmente não perceberam que poderia acontecer, mas provavelmente aconteceu na vida real porque é perfeito demais para ser fabricado; alguém apertou um botão em uma caixa de som, Marvin Gaye encheu a sala e as pessoas começaram a dançar entre eles. Por fim, os dois agressores perceberam, sorriram e foram embora. Imagine a tensão geopolítica que poderia ser dissipada se Xi Jinping e Joe Biden dançassem toda vez que as coisas esquentassem.

A maioria de nós não vai dançar, mas na verdade todos podem ser engraçados. Basta preparar uma ou duas linhas com antecedência, porque aqui está a questão; se você introduzir uma piada em uma situação tensa, quando não é absolutamente natural, até mesmo os hostis reconhecem que é um sinal de que estão agindo fora da linha. E a maioria mudará seu comportamento.

Não tem um? Aqui está uma piada de “pai” que eu tenho à mão porque mata em qualquer situação:

P: Que parte do corpo nunca vence uma luta?
R: Da Pés (Derrota)

Você é bem vindo.

2. Mastigue um chiclete. A 2015 estude sobre mastigação e redução do estresse procurou examinar as razões neuronais por que funcionou como um mecanismo de enfrentamento. Os autores acreditam que a mastigação previne as alterações induzidas pelo estresse no hipocampo e isso pode ser devido à produção de peptídeos como fatores neurotróficos e redução da pressão arterial de óxido nítrico.

Ficar nu também produz fatores neurotróficos, mas vamos supor que não seja esse tipo de festa. O que é socialmente aceitável em qualquer tipo de festa é mascar chiclete. Alguns vão presumir que você está mastigando porque limpa os dentes, alguns presumirão que você quer hálito fresco, mas você pode mastigar se ajudar reduzir azia ou você sente o estresse e a ansiedade aumentando.

Vai funcionar para sua estresse? Isso eu não sei, mas funciona para mim. Não gosto de tomar remédios, a menos que seja clinicamente necessário, então masco chiclete quando tenho dor de cabeça. Agora, eu não tenho dores de cabeça incapacitantes, que provavelmente não funcionam para quem sofre de enxaqueca. Como qualquer dor de cabeça que tenho quase sempre está relacionada a trabalhar (1) como escritor (2) em uma organização sem fins lucrativos, é um problema de estresse. E eu tive uma dor de cabeça antes de escrever isso e masquei um chiclete em vez de encontrar um Advil andando pela casa grande cujo pagamento da hipoteca provavelmente aumenta meus níveis de estresse.

Eu entendo completamente que chiclete pode ser um preconceito para mim porque durante minha juventude como soldado, eu sempre tive chiclete. Isso fazia com que longas caminhadas parecessem mais curtas e era um prazer quando tínhamos uma pausa. O exercício também é um bom apaziguador de estresse e os jovens soldados se exercitam muito, então pode ser apenas uma correlação e eu associo goma com pausas do trabalho ou exercícios. A psicologia humana é um mistério assim. Só sei que funciona para mim, então pode valer a pena tentar para você.

Se não, considere que o clorofórmio …



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