Distrações emocionais podem ser uma faca de dois gumes

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Somos mestres da distração, e nossa sociedade torna isso mais fácil do que nunca. Quase metade dos americanos gasta pelo menos cinco horas em seu telefone todos os dias, de acordo com uma pesquisa realizada em fevereiro passado, e o americano médio gasta cerca de 3 horas todos os dias assistindo televisão.


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Sempre que sentimos uma emoção desconfortável surgindo, geralmente fazemos o que podemos para nos sentirmos melhor no momento – seja rolar pelo Instagram, assistir a vídeos no TikTok, compras online ou binge assistindo a um programa de televisão favorito. Não importa se uma pessoa está entediada, solitária, zangada ou triste; eles alcançam seu telefone.

Mas a distração realmente ajuda a lidar com as emoções? Ou apenas agrava o problema? De acordo com especialistas, a resposta é um saco misto. Claro, de certa forma pode ajudar, mas muitas vezes a distração evita a raiz do problema.

Afinal, o que são emoções?

Antes de discutir a distração emocional, diz Carolyn MacCann, professora associada da Universidade de Sydney que estuda inteligência emocional e regulação, vamos primeiro entender a definição de emoção.

Os pesquisadores concordam amplamente que as emoções evoluíram de instintos de sobrevivência. Primeiro, nossos cérebros percebem e avaliam uma situação e decidem sua relevância pessoal por meio de um processo chamado avaliação. Então, a emoção em questão causa mudanças fisiológicas e muitas vezes evoca ação. Por exemplo, se você está triste, você recua. Se você está com raiva, você se aproxima. Ao mesmo tempo, o início de uma emoção nos faz sentir de uma certa maneira.

Mas muitas vezes, no mundo barulhento em que vivemos hoje, evitar uma emoção é mais fácil do que processá-la. E isso, diz MacCann, nem sempre é uma coisa ruim. Durante o sequenciamento de uma emoção, a distração é o que os psicólogos chamam de “estratégia de desdobramento da atenção” que ocorre quando notamos uma emoção pela primeira vez. “Há boas evidências de que a distração pode ajudar a regular as emoções”, diz MacCann. “A distração pode ajudar a regular a ansiedade em torno de uma emoção negativa.”

Funciona porque desviamos nossa atenção no início de uma emoção, então é menos provável que tenhamos sentido quaisquer sentimentos negativos ou mudanças fisiológicas em torno dela. Além disso, ela diz, se você tem uma condição clínica como TEPT que torna inseguro enfrentar emoções negativas fortes sem apoio profissional, então a distração é sua melhor aposta no momento – até que você tenha as ferramentas e a terapia para lidar com seus próprios gatilhos.

Distração vs Entorpecimento

De acordo com MacCann, a distração ocorre mais cedo na trajetória de uma emoção do que entorpecer a si mesmo e, portanto, é uma ferramenta mais eficaz para a regulação. Entorpecimento — por exemplo, via comer emocional ou pela voltando-se para o álcool e as drogas — acontece depois que a emoção aconteceu e você está lidando com as repercussões.

Uma vez que uma emoção se instala, ela já está mudando a maneira como você se sente. Alguém pode buscar várias substâncias externas, de rosquinhas a drogas, para suavizar temporariamente as dores da tristeza ou nublar sua vergonha, mas uma vez que o sistema de recompensa do cérebro se recupera, essa pessoa volta ao ponto de partida e muitas vezes piora.

Mas a distração também não é uma solução verdadeira, diz MacCann, porque só funciona no curto prazo. Chegar à raiz de seus problemas é a única maneira de evitar que eles apareçam novamente. Felizmente, aprender a sentar com uma emoção pode ajudar e não demora tanto quanto você imagina.

Enfrentando seus sentimentos

Embora existam estados de humor mais longos que duram dias ou meses, a maioria das emoções dura apenas alguns minutos antes de passar, de acordo com MacCann. É por isso que, se você está buscando soluções de longo prazo, aprender a processar emoções é o único caminho. E pesquisa mostrou que aceitar emoções negativas é bom para sua saúde mental.

Hilary Jacobs Hendel, psicoterapeuta e autora de Nem sempre é depressão, concorda. “Muitas vezes, quando sentimos ansiedade, é porque temos emoções como medo, raiva e tristeza, que estamos tentando reprimir”, diz ela. “Talvez você tenha sido ensinado quando era jovem que certas emoções não estavam bem ou talvez suas emoções sejam esmagadoras. Seja qual for o motivo, trata-se de aprender a tolerá-los de maneira segura.”

Jacobs Hendel usa um processo chamado “mudar triângulo”, que envolve conectar os pés ao chão, respirar profundamente na barriga, desacelerar e identificar onde as emoções diferentes são sentidas no corpo. “Sentimos que as emoções vão ficar maiores quando nos concentramos nelas, mas, na realidade, o oposto é verdadeiro”, diz ela.

Quando você tem muitas emoções, ela diz, isso pode causar ansiedade. Mas quando você desacelera e abre espaço para suas emoções, pode começar a processá-las. E senti-las no corpo é um bom ponto de partida – uma vez que a ansiedade diminui, você pode identificar as outras emoções que estão surgindo em seu corpo.

Pegar seu telefone em um momento de fraqueza não é necessariamente uma coisa ruim a curto prazo. Mas se as mesmas emoções continuam surgindo e causando estresse, aprender a sentar com elas e trabalhar com elas é a única maneira de superar o trauma a longo prazo, diz Jacobs Hendel. Se você sente que está chegando ao fim da internet ou apenas quer estar presente na vida que está vivendo, tanto MacCann quanto Jacobs Hendel concordam que (independentemente da decisão de procurar ajuda profissional) enfrentar suas emoções pode ajudar você vê que eles não são tão assustadores quanto você pensava inicialmente.



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