Terça-feira, Maio 17, 2022

DNA preservado em cola de piolho revela segredos de múmias sul-americanas | Ciência

Múmia sul-americana

Um homem mumificado de cerca de 2.000 anos da cultura Ansilta, dos Andes de San Juan, Argentina, tinha ovos de piolho e cimento em seu cabelo que preservou seu próprio DNA
Universidade Nacional de San Juan

Qualquer um que já olhou através de uma lupa e lutou para pegar lêndeas sabe com que eficácia os piolhos fêmeas cimentam cada um de seus ovos em um cabelo humano. Uma vez que essas pragas se estabelecem, elas são notoriamente difíceis de desalojar. Mas até mesmo uma enfermeira escolar pode ficar chocada com seu verdadeiro poder de permanência; cientistas já haviam encontrado ovos de piolho ainda teimosamente preso ao cabelo antigo depois de 10.000 anos.

E agora, os pesquisadores descobriram algo ainda mais notável sobre a cola que os piolhos usam para colar os ovos no cabelo. Biólogo de invertebrados Alejandra Perotti e sua equipe descobriram que o cimento de piolhos acaba sendo excepcional em prender e preservar tudo o que envolve – incluindo DNA humano antigo de alta qualidade dos hospedeiros dos piolhos. Seu estudo, publicado esta semana em Biologia Molecular e Evolução, foi um caso de vida imitando a arte. Foi um pouco como a cena em Parque jurassicoem que o DNA de dinossauro foi preservado por mosquitos que sugaram sangue de dinossauro antes de serem posteriormente selados em âmbar.

Nesse caso, os piolhos femininos secretaram cimento de glândulas em seus órgãos reprodutivos para fixar ovos, chamados lêndeas, no cabelo de humanos antigos – que mais tarde se tornaram múmias de 1.500 a 2.000 anos na Cordilheira dos Andes, na Argentina. Ao fazer isso, os piolhos prenderam as células da pele do couro cabeludo humano em seu cimento. Perotti e seus colegas sequenciaram genomas das células da pele para descobrir que esses antigos habitantes vieram originalmente de florestas tropicais no sul da Venezuela e da Colômbia. Além do mais, eles descobriram que o DNA na cola foi mantido em qualidade semelhante à normalmente obtida dos dentes e superior à de outras fontes comuns, como o osso petroso denso do crânio. Isso significa que exemplos de cabelos, roupas e outros tecidos antigos em todo o mundo, com seus piolhos onipresentes, podem acabar produzindo DNA inestimável que identifica seus hospedeiros humanos, mesmo que seus restos tenham desaparecido.

“Se você tem cabelo ou roupas, pode encontrar lêndeas”, diz Perotti, da Universidade de Reading. “Podemos estudar milhares de anos da história natural e evolutiva dos hospedeiros e dos piolhos apenas examinando o DNA preso no cimento.”

É importante ressaltar que o método de Perotti e colegas permite que os cientistas estudem o DNA sem técnicas invasivas ou destrutivas, como quebrar crânios, que muitas vezes causam preocupações culturais ao estudar DNA em restos humanos antigos.

Membros da equipe de cinco universidades diferentes estão estudando múmias sul-americanas para aprender mais sobre quando e como o continente foi povoado. As duas múmias que produziram piolhos para esta pesquisa foram enterradas há cerca de dois mil anos nas cavernas de Calingasta e abrigos rochosos da alta Cordilheira dos Andes da atual província de San Juan, no centro-oeste argentino. Nesta região fria e árida onde até os vales se elevam a quase 10.000 pés de altura, as múmias foram excepcionalmente preservadas junto com os ectoparasitas que compartilharam suas vidas.

Perotti e seus colegas suspeitaram que o DNA poderia existir na bainha de cimento que foi usada para colar cada lêndea a um fio de cabelo nas múmias. Usando um corante que se liga ao DNA e técnicas especiais de imagem, eles revelaram que os núcleos das células humanas estavam de fato presos e preservados no cimento do piolho. Em seguida, eles inseriram um tubo e extraíram esse DNA para amostragem.

O DNA mostrou ligações genéticas entre essas múmias e indivíduos que viveram na Amazônia há 2.000 anos. As evidências demonstraram que os habitantes montanhosos da área, a cultura Ansilta, vinham anteriormente das regiões de floresta tropical no que hoje é o sul da Venezuela e da Colômbia. Essas informações ajudam a recriar a pré-história sul-americana, o que é particularmente complicado na Argentina, onde muitos grupos indígenas foram erradicados, assimilados ou deportados séculos atrás.

Para confirmar suas descobertas, a equipe também analisou o DNA das próprias lêndeas e comparou outras populações conhecidas de piolhos. Eles descobriram que a história de migração dos parasitas espelhava a de seus hospedeiros humanos da Amazônia aos Andes.

“Todas as lêndeas que analisamos deram a mesma origem”, diz Perotti. “Isso foi muito interessante. Totalmente independente do DNA do hospedeiro, nos deu a mesma história evolutiva.”

Nit de piolho

Um cabelo humano com uma lêndea presa a ele por cimento de piolhos.

Universidade de Leitura

Como o cimento de piolho preserva tudo o que envolve, a equipe também encontrou fontes de DNA ambiental que não eram humanos nem de piolhos. Junto com várias cepas de bactérias, eles encontraram as primeiras evidências do polimavírus de células de Merkel. O vírus, descoberto em 2008, pode causar câncer de pele e os pesquisadores agora especulam que os piolhos podem desempenhar algum papel em sua disseminação.

A equipe também examinou a morfologia e o anexo das lêndeas para obter informações sobre a vida de seus hospedeiros. Por exemplo, os piolhos põem ovos mais perto do calor do couro cabeludo em ambientes mais frios e a posição dessas lêndeas, quase no couro cabeludo das múmias, sugere que os humanos antigos foram expostos a temperaturas extremamente frias que podem ter desempenhado um papel em suas mortes. .

“Este trabalho é notável em vários níveis”, diz David Reed um biólogo do Museu de História Natural da Flórida que não esteve envolvido no estudo. “Primeiro, os autores conseguiram sequenciar o genoma de um material inicial tão pequeno e aparentemente insignificante e, segundo, os piolhos nessas cabeças contribuíram para nossa compreensão das migrações humanas”.

Muitas evidências demonstram que nossos ancestrais viveram com piolhos por muitos milhões de anos. Mas os cientistas só agora investigando genomas de piolhos para descobrir como os parasitas se moveram, se espalharam e evoluíram junto com seus hospedeiros primatas e, mais tarde, humanos, em todo o mundo.

“Os piolhos humanos nos ensinaram muito sobre nossa história, desde o contato com hominídeos arcaicos até quando os humanos começaram a usar roupas”, diz Reed. “Parece que os piolhos ainda têm mais a dizer sobre nossa história.”

Investigações de múmias e sítios arqueológicos confirmam que muitos grupos antigos sustentavam populações consideráveis ​​de piolhos da cabeça e das roupas, que ainda podem ser encontrados entre seus restos e artefatos de vários tipos. Os cientistas até descobriu pentes especializados que os sul-americanos pré-históricos empregavam para tentar se livrar das pragas. Felizmente para os cientistas de hoje, esses esforços muitas vezes falharam.

Museus e coleções particulares estão cheios de piolhos, espalhados entre cabelos, tecidos e roupas. Muitos desses materiais arqueológicos estão agora totalmente fora de contexto, reunidos gerações atrás de locais desconhecidos e não vinculados a lugares ou épocas particulares. Mas as lêndeas que permanecem nesses artefatos mesmo muito tempo depois de seus hospedeiros humanos terem caído no esquecimento são agora um recurso recém-descoberto para aprender muito mais sobre seus antigos donos.

“A beleza de coletar informações de lêndeas é que elas são preservadas por milhares de anos, presas a cabelos ou roupas”, diz Perotti. “E agora podemos vinculá-los diretamente a uma pessoa específica.”