Sexta-feira, Maio 27, 2022

É oficial! Um novo asteroide troiano foi descoberto compartilhando a órbita da Terra

A Terra foi oficialmente unida em sua órbita ao redor do Sol por um novo asteroide troiano.

Nomeado 2020 XL5, este pedaço de pedra é apenas o segundo objeto de seu tipo a ter sido identificado de forma conclusiva. Sua descoberta sugere que talvez os trojans da Terra possam ser mais comuns do que sabíamos e oferece novos insights sobre essas rochas misteriosas.

Como o primeiro trojan, os astrônomos prevêem que 2020 XL5 vai ficar por pelo menos 4.000 anos antes de partir para outros lugares.

“A descoberta de um segundo trojan da Terra asteróide pode melhorar nosso conhecimento da dinâmica dessa população indescritível”, cientistas escrevem em um novo artigo. “Ao comparar a natureza orbital dos dois trojans terrestres conhecidos até agora, podemos entender melhor os mecanismos que permitem sua estabilidade transitória”.

Asteroides troianos são asteroides (também conhecidos como planetas menores) que compartilham o caminho orbital de corpos planetários maiores no Sistema Solar. Eles podem ser encontrados em duas regiões gravitacionalmente estáveis ​​à frente e atrás do planeta, conhecidas como pontos de Lagrange.

Estes são bolsões onde as forças gravitacionais do planeta e do Sol se equilibram perfeitamente com a força centrípeta de qualquer pequeno corpo naquela região para basicamente mantê-lo no lugar.

Cada sistema de dois corpos tem cinco pontos de Lagrange, como visto no diagrama abaixo. Há cinco entre a Terra e a lua; e outros cinco entre a Terra e o Sol. Os pontos de Lagrange onde os trojans podem ser encontrados estão levando L4 e L à direita5 regiões.

lagrangeanos
Pontos de Lagrange. (Equipe Científica da NASA/WMAP)

Trojans são bem conhecidos no Sistema Solar. Júpiternaturalmente, tem mais, com bem mais de 11.000 documentado, mas nós os encontramos saindo com outros planetas também. Netuno tem 32, Marte tem nove, e Urano tem um.

outro trojan da Terra, chamado 2010 TK7é um pedaço de rocha com cerca de 300 metros (984 pés) de diâmetro, pendurado sobre o L, líder da Terra4 Lagrangiana em uma órbita oscilante em forma de girino conhecida como libração. Não é um acessório permanente, no entanto; eventualmente, em cerca de 15.000 anos, as interações gravitacionais expulsá-lo de sua órbita atual.

2020 XG5 é muito semelhante. Também libra em torno de L4, e só ficará por perto temporariamente, com novas observações revelando sua órbita com muito mais detalhes. Mas é muito maior que seu companheiro.

Novas observações usando o Telescópio de Pesquisa Astrofísica do Sul (SOAR) permitiram aos astrônomos discernir que seu diâmetro é de 1.180 metros (3.871 pés). Agora também sabemos que tipo de asteroide é.

“Os dados do SOAR nos permitiram fazer uma primeira análise fotométrica do objeto, revelando que 2020 XL5 é provavelmente um asteróide do tipo C, com um tamanho maior que um quilômetro”, diz o astrônomo Toni Santana-Ros da Universidade de Alicante na Espanha.

tipo C os asteróides (carbonáceos) são de tonalidade mais escura porque são ricos em carbono. Eles também são os asteróides mais numerosos do Sistema Solar; mais de 75 por cento de todos os asteróides do Sistema Solar podem ser carbonáceos. Eles estão entre os objetos mais antigos do Sistema Solar, com uma composição semelhante à do próprio Sol.

Isso torna os asteroides do tipo C um alvo atraente para estudar o início do Sistema Solar e a formação dos planetas, e os trojans da Terra potencialmente ainda mais. Atualmente temos vários observatórios espaciais “estacionado” em pontos de Lagrange Terra-Sol; ter um asteróide do tipo C pairando nas proximidades seria uma excelente oportunidade.

2020 XG5 pode não ser isso, no entanto. Sua órbita o leva quase tão longe quanto Marte, e cruza Vênus‘ caminho orbital. Mas poderia nos mostrar como procurar outros trojans da Terra.

Qualquer objeto orbitando os Lagrangianos estaria se movendo muito, deixando um pedaço muito grande de céu para vasculhar à procura de objetos relativamente pequenos; ter dois trojans da Terra para estudar dará aos astrônomos um kit de ferramentas maior para calcular essas órbitas.

Por sua vez, isso poderia nos ajudar a encontrar uma população de potencialmente centenas de trojans da Terra, à espreita no escuro.

“Se formos capazes de descobrir mais trojans da Terra, e se alguns deles puderem ter órbitas com inclinações mais baixas, eles podem se tornar mais baratos de alcançar do que a nossa Lua”, disse. diz o astrônomo Cesar Briceño do NOIRLab da National Science Foundation.

“Assim, eles podem se tornar bases ideais para uma exploração avançada do Sistema Solar, ou podem até ser uma fonte de recursos.”

A pesquisa da equipe foi publicada em Comunicações da Natureza.