Eclipse Lunar Total “Lua de Sangue”

O aparecimento da Lua durante o eclipse lunar total de maio de 2022. Crédito: Estúdio de Visualização Científica da NASA

Na noite de 15 de maio de 2022 e nas primeiras horas de 16 de maio, os observadores do céu serão tratados com um fenômeno espetacular que ocorre a cada 1,5 ano: um eclipse lunar total.

Os eclipses lunares totais ocorrem quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra e o planeta lança uma sombra completa, ou umbra, sobre seu único satélite natural. Pode haver vários eclipses lunares parciais a cada ano, mas os eclipses totais são um pouco mais raros. O melhor de tudo, ao contrário das precauções que se deve tomar para observar com segurança um total solar eclipse, é completamente seguro assistir a um eclipse lunar a olho nu. Mesmo assim, binóculos ou um telescópio poderoso definitivamente podem melhorar muito a experiência.

Eclipse Lunar Quase Total de Nova Orleans

Um eclipse quase total da “Lua Beaver” de novembro capturado sobre a cidade de Nova Orleans antes do amanhecer em 19 de novembro de 2021. O eclipse de 97% marcou 3 horas, 28 minutos e 24 segundos, tornando-o o mais longo lunar eclipse em 580 anos. Crédito: NASA/Michoud Assembly Facility

A fase de eclipse parcial começará na América do Norte às 21h28, horário de verão central (22h28, horário de verão do leste, 19h28, horário de verão do Pacífico) em 15 de maio. A totalidade começará às 22h29 CDT (11: 29 pm EDT, 8:29 pm PDT), concluindo por volta da meia-noite. Após a totalidade, a fase parcial terminará cerca de 2 horas e meia depois, às 00h56 CDT, em 16 de maio.

Esta Lua Cheia era conhecida pelas primeiras tribos nativas americanas como a Lua da Flor porque esta era a época do ano em que as flores da primavera apareciam em abundância.

Mitzi Adams e Alphonse Sterling, ambos astrônomos da NASA‘s Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama, estão particularmente animados para observar o eclipse lunar. Um dos eventos mais recentes que eles documentaram – em janeiro de 2018 – estava muito baixo no horizonte, com árvores e edifícios obscurecendo parcialmente o eclipse durante a totalidade.

O aparecimento da Lua durante o eclipse lunar total de maio de 2022. Inclui anotações dos tempos de contato e várias estatísticas do eclipse. O eclipse lunar total de 16 de maio de 2022 (a noite de 15 de maio no Hemisfério Ocidental) ocorre perto do perigeu, fazendo com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média. Este eclipse é idealmente cronometrado para visualização da maior parte do Hemisfério Ocidental, incluindo o Lower 48 dos Estados Unidos. A fase total ocorre perto do pôr da lua na África e na Europa Ocidental. Crédito: Estúdio de Visualização Científica da NASA

Então, é claro, o mundo[{” attribute=””>COVID-19 pandemic put a damper on eclipse watch parties in 2020-2021.

“It’s exciting to get back to holding astronomical society events in person, where it’s safer to share a telescope eyepiece,” Adams said.

Unlike a total solar eclipse – in which ideal viewing is limited to a roughly 100-mile-wide “path of totality” as the shadow of Earth’s Moon sweeps across the land relative to the position of the Sun – a lunar eclipse has no such limits.

“The whole half of Earth in darkness during those hours will be able to see it,” Sterling said. “You don’t have to work too hard to find a good vantage point. Just go outside!”

Total Lunar Eclipse May 2022

A telescopic visualization of the total lunar eclipse, happening May 15-16, 2022. Credit: NASA/Goddard/Ernie Wright

What can viewers expect to see? As Earth’s shadow deepens on the face of the Moon, it will darken to a ruddy, red color, with its intensity depending on atmospheric interference.

It’s no surprise observers coined the ominous-sounding phrase “blood moon,” but the effect is completely natural. During the eclipse, most visible-spectrum light from the Sun is filtered out. Only the red and orange wavelengths reach the surface.

The blocking of the Moon’s reflected light has another benefit, Adams said.

“No moon means more visible stars,” she said. “During totality, if the skies are clear, we may even be able to see the Milky Way itself, showing up as a hazy white river of stars stretching away in a curving arc.”

Assista ao eclipse lunar total ao vivo com a NASA. Isso é especialmente útil se você não estiver em uma área onde possa sair e observá-lo diretamente.

Sterling observa que a longa duração do eclipse total oferece aos fotógrafos amadores muito tempo para experimentar fotografar o evento. Ele recomenda tentar variar os tempos de exposição com câmeras convencionais para obter o máximo efeito.

Ele e Adams enfatizam o valor de deixar a câmera de lado também.

“Basta ver acontecer”, disse Adams. “Olhando para a Lua, é difícil não pensar nas pessoas que realmente caminharam por lá e nas que em breve o farão novamente – quando Programa Artemis da NASA lança os próximos exploradores humanos à Lua nos próximos anos.”

Sterling disse que o aspecto mais valioso do evento é a chance de despertar a admiração nas mentes dos jovens. “Não recebemos muitas informações astronômicas inovadoras dos eclipses lunares, mas eles são uma ótima maneira de inspirar discussões e envolver os astrônomos e exploradores de amanhã”, disse ele.

Descobrir como assistir o eclipse lunar total com a NASA Science Live no Facebook. Saber mais sobre as observações de eclipses da NASA, e inspirar jovens observadores de estrelas com atividades e informações.

Você também pode aprender mais sobre os eclipses lunares através do vídeo abaixo:

Não é sempre que temos a chance de ver a sombra do nosso planeta, mas um eclipse lunar nos dá um vislumbre fugaz. Durante esses eventos raros, a Lua cheia escurece rapidamente e depois brilha em vermelho ao entrar na sombra da Terra. Embora um eclipse lunar possa ser visto apenas à noite, vale a pena ficar acordado para assistir ao show. Crédito: Goddard Space Flight Center da NASA

Boa observação do céu!