Edição de genes reverte reprogramação genética cerebral causada por bebedeira de adolescentes – ScienceDaily

A edição de genes pode ser um tratamento potencial para o transtorno de ansiedade e uso de álcool em adultos que foram expostos ao consumo excessivo de álcool na adolescência, de acordo com os resultados de um estudo em animais publicado na revista Avanços da Ciência.

O estudo é publicado por pesquisadores da Universidade de Illinois Chicago, que estudam os efeitos do consumo excessivo de álcool no início da vida na saúde mais tarde na vida.

Em pesquisas anteriores, a equipe da UIC descobriu que o consumo excessivo de álcool na adolescência altera a química do cérebro na região intensificadora do gene Arc – para o gene precoce imediato da proteína associada ao citoesqueleto regulado por atividade – e diminui a expressão do Arc na amígdala de ambos os roedores. e humanos. Essa reprogramação epigenética do gene Arc no centro de emoção e memória do cérebro contribui para uma predisposição à ansiedade e ao transtorno por uso de álcool na idade adulta.

No novo estudo, os pesquisadores mostram que essa reprogramação epigenética, que persiste ao longo da vida, na verdade pode ser revertida com a edição genética.

“Beber compulsivamente cedo pode ter efeitos duradouros e significativos no cérebro e os resultados deste estudo oferecem evidências de que a edição de genes é um antídoto potencial para esses efeitos, oferecendo uma espécie de redefinição de fábrica para o cérebro, se você preferir”, disse. estudo autor sênior Subhash Pandey, o Joseph A. Flaherty Dotado Professor de Psiquiatria e diretor do Centro de Pesquisa de Álcool em Epigenética na UIC.

Pandey e sua equipe usaram uma ferramenta de edição de genes chamada CRISPR-dCas9 em seus experimentos para manipular os processos de acetilação e metilação de histonas no gene Arc em modelos de ratos adultos. Esses processos tornam os genes mais ou menos acessíveis para ativação.

Primeiro, os pesquisadores estudaram ratos adultos com exposição intermitente ao álcool na adolescência, correspondendo a cerca de 10 a 18 anos em humanos. Eles observaram que quando o dCas9 foi usado para promover a acetilação, um processo que solta a cromatina e permite que os fatores de transcrição se liguem ao DNA, a expressão do gene Arc normalizou. E, os indicadores de ansiedade e consumo de álcool diminuíram.

A ansiedade foi medida por meio de testes comportamentais, como documentar a atividade exploratória de ratos colocados em testes de labirinto, e a preferência por álcool foi medida por meio do monitoramento da quantidade de líquido consumido quando os ratos foram apresentados a uma escolha de duas garrafas compostas por opções como água da torneira, água com açúcar e concentrações variadas de álcool (3%, 7% e 9%).

Em um segundo modelo, os pesquisadores estudaram ratos adultos sem exposição precoce ao álcool. Quando o dCas9 inibitório foi usado para promover a metilação, que aperta a cromatina e impede que os fatores de transcrição se liguem ao DNA, a expressão do Arc diminuiu e os indicadores de ansiedade e consumo de álcool aumentaram.

“Esses resultados demonstram que a edição epigenômica na amígdala pode melhorar a psicopatologia do adulto após a exposição ao álcool do adolescente”, relatam os autores.

“O consumo excessivo de álcool por adolescentes é um sério problema de saúde pública, e este estudo não apenas nos ajuda a entender melhor o que acontece nos cérebros em desenvolvimento quando eles são expostos a altas concentrações de álcool, mas, mais importante, nos dá esperança de que um dia teremos tratamentos eficazes para o problema. doenças complexas e multifacetadas de ansiedade e transtorno por uso de álcool”, disse Pandey, que também é cientista sênior de carreira de pesquisa no Jesse Brown VA Medical Center. “Esse efeito foi visto bidirecionalmente valida o significado do gene intensificador Arc na amígdala na reprogramação epigenética do consumo excessivo de álcool na adolescência”.

A pesquisa foi apoiada pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo (U01AA019971, U24AA024605, P50AA022538 e F32AA027410) e do Departamento de Assuntos de Veteranos.

Materiais fornecido por Universidade de Illinois Chicago. Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e duração.