Quinta-feira, Julho 7, 2022

Então esta espécie de vespa acabou por ser 16 espécies

Em 1843, pesquisadores descreveram uma pequena espécie de vespa parasitóide; eles o chamaram Ormyrus labotus. Não parecia haver nada de especial nisso na época. Apenas um parasita generalista que põe seus ovos em espécies de sessenta e poucos anos. Mas um novo estudo descobriu que Ormyrus labotus não era uma espécie – na verdade, são 16 espécies que parecem semelhantes em aparência, mas são geneticamente distintas.

Esta espécie acabou por ser 16 espécies. Créditos da imagem: Galeria de imagens da Entomological Society of America; imagens componentes por Sofia Sheikh, Anna Ward e Andrew Forbes, Universidade de Iowa.

Muitas espécies na Terra ainda não foram descobertas, mas algumas estão escondidas debaixo de nossos narizes, disfarçadas de outras espécies. Essas chamadas espécies “crípticas” podem ser bastante comuns – de acordo com uma estimativaaté 30% de todas as espécies podem ser enigmáticas.

Mas o advento de testes de DNA relativamente baratos está permitindo que os pesquisadores descubram essas espécies ocultas. Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram os segredos de uma espécie enigmática: uma vespa que, na verdade, eram 16 vespas diferentes.

“Sabemos muito da ecologia sobre o quão importante mesmo as menores espécies podem ser para um ecossistema”, diz Andrew Forbes, Ph.D., professor associado de biologia da Universidade de Iowa e autor sênior do estudo, “de tal forma que a descoberta essa diversidade oculta – e, talvez mais importante, entender a biologia de cada espécie – torna-se um componente crítico da conservação e manutenção da saúde do ecossistema”.

Super emocionante

Esta história começa em 2015, quando Sofia Sheikh e Anna Ward, então estudantes de pós-graduação no laboratório da Forbes, estavam trabalhando em um projeto diferente. Eles coletaram galhas formadas em carvalhos e observaram os insetos que surgiram. Eles notaram que, na maioria das vezes, as galhas pareciam diferentes – mas quando as vespas saíam, era sempre Ormyrus labotus. Isso os deixou imaginando.

“O laboratório da Forbes está amplamente interessado em como os insetos parasitas interagem com seus hospedeiros e como isso se relaciona com a diversificação de espécies”, disse Sheikh à ZME Science. “Sistemas ricos em espécies, como vespas de carvalho e seus parasitas associados, são úteis para abordar essa questão e, para isso, estávamos coletando galhas de carvalho de todo o país e preservando os insetos que emergiam delas. Ficamos surpresos ao encontrar vespas que se pareciam morfologicamente Ormyrus labotus emergindo de um conjunto diversificado desses hospedeiros de galha de carvalho.”

Isso foi particularmente curioso porque muitos insetos parasitas tendem a ser especializados em hospedeiros – mas Ormyrus labotus parecia ter um alcance excepcionalmente amplo.

“Essa expectativa nos levou a perguntar se essas vespas que se parecem fisicamente O. labotus representam uma espécie generalista, ou se constituem várias linhagens, cada uma se especializando em um subconjunto menor e menos variável de hospedeiros”, acrescenta Sheikh.

A ideia de que as espécies de vespas poderiam, de fato, ser múltiplas espécies não é absurda. Na verdade, os pesquisadores esperavam encontrar a diversidade escondida sob essa espécie – embora não tivessem certeza de quantas espécies descobririam.

“Mesmo que não seja surpreendente que exista diversidade enigmática, sua descoberta é sempre super empolgante, porque fazer previsões precisas sobre como as mudanças climáticas afetarão as espécies, como protegemos os ecossistemas etc. ” Sheikh explica à ZME Science.

O que acontece agora

Por agora, Ormyrus labotus continuará a ser um “complexo de espécies” – embora os pesquisadores tenham estabelecido a existência de diferentes espécies, eles não as descreveram e nomearam formalmente – isso está “um pouco fora do nosso foco”, me diz Sheikh. Ainda há muito trabalho a fazer.

“Esperamos que estudos como esses possam nos ajudar a entender melhor a diversidade de insetos e, posteriormente, sua conservação – a nomeação de espécies e a revisão taxonômica são uma dimensão incrivelmente importante para isso. Ficaremos felizes em enviar espécimes, e ajudar como pudermos, para quem quiser assumir o trabalho taxonômico!”

Mais de 40% das espécies de insetos estão em declínio e um terço está em perigo, por isso é tão importante entender as peculiaridades dessas espécies individuais. Ainda há muito trabalho a ser feito para discernir a biologia dessas vespas e sua relação evolutiva com seus hospedeiros.

Para a Forbes, isso é um sinal claro de que precisamos dar mais atenção (e oferecer mais financiamento) a esse tipo de estudo.

“Um dos aspectos desse tipo de trabalho que acho infinitamente incrível é que continua a haver tanta diversidade não descoberta escondida mesmo nos parques e quintais urbanos e suburbanos onde fizemos muitas dessas coleções”, concluiu o pesquisador em um e-mail . “Por algumas das razões que Sofia mencionou, os EUA e o mundo deveriam realmente investir mais em biologia baseada em descobertas – há muito mais para descobrir!”

O estudo foi publicado em Sistemática e Diversidade de Insetos.