Quinta-feira, Agosto 18, 2022

Enzima ‘Boot camp’ previne doenças autoimunes – ScienceDaily

Os pesquisadores do WEHI identificaram uma enzima no timo que é essencial para que as células T imunes identifiquem corretamente as ameaças, protegendo-as de atacar tecidos saudáveis ​​​​no corpo.

O timo é um órgão importante onde as células T imunes aprendem a combater infecções. As novas descobertas revelaram que a enzima KAT7 é necessária para ativar milhares de genes necessários para ‘treinar’ as células T imunes para não atacar o tecido saudável. Sem treinamento adequado, as células T imunes correm o risco de sabotar o sistema imunológico, o que pode levar a condições autoimunes, como diabetes tipo 1 ou esclerose múltipla.

Publicado em Ciência Imunologia, a pesquisa abre caminho para possíveis tratamentos direcionados ao KAT7, o que poderia modificar o treinamento de células T imunes conforme necessário. Esses tratamentos podem ser usados ​​para restringir as células T imunes de conduzirem condições autoimunes ou para sobrecarregar as células T imunes para combater melhor doenças como o câncer.

A pesquisa foi liderada pela ex-aluna de doutorado da WEHI, Dra. Melanie Heinlein, juntamente com o professor associado Tim Thomas e o professor associado Daniel Gray, da WEHI, em colaboração com pesquisadores da Monash University e do Weizmann Institute of Science, em Israel.

Num relance

• Os pesquisadores descobriram que a enzima KAT7 é crucial para “treinar” as células T imunes para identificar e combater corretamente as ameaças no corpo.
  • Eles mostraram que bloquear a função de KAT7 em modelos pré-clínicos colocou o sistema imunológico em overdrive, levando a uma série de condições autoimunes.
  • Esses achados mostram que o KAT7 pode ser direcionado terapeuticamente para amortecer ou estimular o sistema imunológico, conforme necessário.

Uma ‘prévia’ de ameaças

O timo é como um ‘campo de treinamento’ onde as células T imunes são treinadas para identificar e combater patógenos e ensinadas a não atacar órgãos saudáveis. Como parte dessa preparação, as células T imunes recebem uma ‘prévia’ de todos os vários componentes de tecidos saudáveis ​​que podem encontrar quando saem do timo.

Embora se soubesse anteriormente que a proteína Autoimmune Regulator (AIRE) ativava os milhares de genes necessários para esta prévia, não estava claro como o AIRE sabia quais genes precisava ‘ligar’, até agora.

Melanie Heinlein disse que as novas descobertas revelaram que a enzima KAT7 foi crucial para determinar quais genes AIRE precisava ativar para que as células T imunes fossem treinadas adequadamente.

“Como um coordenador de treinamento, o KAT7 direciona o AIRE para os milhares de genes que devem ser ativados para que o ‘campo de treinamento’ funcione sem problemas. O KAT7 faz isso marcando os genes que o AIRE precisa ‘ligar’ para a visualização das proteínas do corpo Quando tudo corre como planejado, as células T imunes são treinadas para não lutar contra nenhum tecido normal que possam encontrar no corpo, garantindo que não causem doenças autoimunes”, disse ela.

Importância do KAT7

O professor associado Tim Thomas disse que o papel crucial do KAT7 em manter as células T imunes funcionando ficou claro quando os pesquisadores usaram uma nova droga para bloquear sua função.

“Mostramos como um inibidor de KAT7, desenvolvido em colaboração com Jonathan Baell da Monash University, foi capaz de impedir o AIRE de ativar os genes necessários para treinar adequadamente as células T imunes. células se descontrolando e causando uma série de condições autoimunes em modelos pré-clínicos. Isso mostra uma ligação clara entre KAT7 e AIRE na manutenção da tolerância imunológica”, disse ele.

“Este foi um esforço de equipe maravilhoso. O estudo altamente colaborativo foi possível com a experiência do Laboratório de Citometria de Fluxo da WEHI, do Centro de Genômica e do Centro de Imagens Dinâmicas, juntamente com colegas da Universidade Monash e do Instituto Weizmann de Ciências em Israel. “

potencial de tratamento emocionante

O professor associado Daniel Gray disse que a descoberta pode levar a novos tratamentos para restringir as células T imunes, a fim de prevenir doenças autoimunes, ou para sobrecarregar as células T imunes para combater doenças.

“Nossa pesquisa mostra que o KAT7 pode ser direcionado para modificar o treinamento das células T imunes para que elas possam ser impedidas de causar autoimunidade ou reforçadas para combater doenças.

“As aplicações potenciais desse conhecimento incluem doenças autoimunes específicas de órgãos, como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla, bem como imunoterapia contra o câncer. No último cenário, o sistema imunológico poderia ser sobrecarregado para combater o câncer, bloqueando o KAT7 no timo”, disse ele. disse.

Uma doação do professor Jacques Miller AC FRS FAA ajudou a financiar esta pesquisa. O professor Miller descobriu a função do timo em 1958, revolucionando nossa compreensão do sistema imunológico, infecção e doença. É sua descoberta que tornou possíveis outras descobertas relacionadas ao timo, como esta pesquisa atual.

A pesquisa também foi apoiada pelo Australian NHMRC, Boehringer Ingelheim Fonds Travel Grant e o Cancer Therapeutics Cooperative Research Centre.

Autores do WEHI: Melanie Heinlein, Luke Gandolfo, Kelin Zhao, Charis Teh, Johannes Wichmann, Anne Voss, Andreas Strasser, Gordon Smyth, Tim Thomas e Daniel Gray.