Quinta-feira, Julho 7, 2022

Estimular os circuitos cerebrais promove o crescimento dos neurônios na idade adulta, melhorando a cognição e o humor – ScienceDaily

Nós, humanos, perdemos a acuidade mental, um efeito colateral infeliz do envelhecimento. E para indivíduos com condições neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, a perda da função cognitiva, muitas vezes acompanhada de transtornos de humor, como ansiedade, é uma experiência angustiante. Uma maneira de combater o declínio cognitivo e a ansiedade seria estimular a criação de novos neurônios. Pela primeira vez, os cientistas da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte têm como alvo um tipo específico de neurônio em camundongos para aumentar a produção de células-tronco neurais e estimular a criação de novos neurônios adultos para afetar o comportamento.

Segmentação dessas células, conforme relatado no jornal Neurociência da Natureza, recuperação de memória modulada e comportamentos ansiolíticos alterados em camundongos. Essencialmente, os cientistas da UNC aumentaram a atividade elétrica entre as células do hipotálamo e do hipocampo para criar novos neurônios – um processo importante chamado neurogênese.

“Direcionar os neurônios hipotalâmicos para melhorar a neurogênese do hipocampo adulto não apenas beneficiará as funções cerebrais”, disse o autor sênior Juan Song, PhD, professor associado de farmacologia, “mas também tem o potencial de tratar déficits cognitivos e afetivos associados a vários distúrbios cerebrais”.

A maioria dos neurônios que carregamos para a vida foi criada antes de nascermos e se organiza durante a primeira infância. Mas essa neurogênese continua na idade adulta e ao longo da vida. De fato, um dos motivos do declínio cognitivo e da ansiedade, e até de doenças como o Alzheimer, é a suspensão da neurogênese.

Song, membro do Centro de Neurociência da UNC, vem estudando a interação detalhada entre as células cerebrais que mantêm a neurogênese funcionando. Ela sabia que a neurogênese hipocampal adulta desempenha um papel crítico na memória e no processamento de emoções, e que a atividade do circuito neural – pense em ‘atividade elétrica’ – regula esse processo de maneira em constante mudança.

O que ninguém sabia é se essa atividade do circuito neural poderia ser manipulada para estimular a neurogênese a tal ponto que o efeito seria visto como uma mudança de comportamento, como melhor memória ou menos ansiedade.

Para ver o efeito da modulação da atividade neural, o laboratório Song realizou experimentos liderados pelos co-primeiros autores Ya-Dong Li, PhD, e Yan-Jia Luo, PhD, ambos pós-doutorandos. Eles usaram a optogenética – essencialmente um método que usa a luz para desencadear a atividade neuronal – em uma pequena estrutura cerebral chamada núcleo supramamilar (SuM). O SuM está localizado dentro da região do hipotálamo do cérebro; ajuda a gerenciar as coisas da cognição à locomoção e sono/vigília.

Quando os pesquisadores de Song estimularam cronicamente os neurônios SuM, eles descobriram uma promoção robusta da neurogênese em vários estágios. Eles observaram o aumento da produção de células-tronco neurais e a criação de novos neurônios nascidos em adultos com propriedades aprimoradas. A estimulação optogenética desses novos neurônios alterou a memória e os comportamentos semelhantes à ansiedade.

“Nós também mostramos que os neurônios SuM são altamente responsivos quando os ratos experimentaram coisas novas em seu ambiente”, disse Song. “Na verdade, em um novo ambiente, os ratos exigir essas células para a neurogênese.”

A neurogênese hipocampal do adulto prejudicada se correlaciona com muitos estados patológicos, como envelhecimento, doenças neurodegenerativas e transtornos mentais. “Portanto”, acrescentou Song, “direcionar os neurônios hipotalâmicos para melhorar a neurogênese do hipocampo adulto não apenas beneficiará as funções cerebrais, mas também terá o potencial de tratar déficits cognitivos e afetivos associados a vários distúrbios cerebrais”.

Outros autores são Ze-Ka Chen, Luis Quintanilla e Libo Zhang da UNC-Chapel Hill; Yoan Cherasse e Michael Lazarus na Universidade de Tsukuba, Japão; e Zhi-Li Huang da Universidade Fudan, China.

Esta pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health, pela Alzheimer’s Association e pelo NARSAD Young Investigator Award da Brain & Behavior Research Foundation.