Sábado, Julho 2, 2022

Estranha ligação descoberta entre atratividade física e o sistema imunológico

Um novo estudo extenso encontrou evidências que ligam a atratividade física ao funcionamento do sistema imunológico.

Embora ainda existam inúmeras perguntas a serem respondidas, os pesquisadores sugerir suas descobertas mostram que “é provável que exista uma relação entre a atratividade facial e a função imunológica”.

O quão confiável esse relacionamento é ainda está para ser visto, no entanto.

A verdade por trás da beleza é algo que os cientistas têm intrigado desde a descoberta da evolução. Os padrões sociais de atratividade são afetados de alguma forma pelo estímulo gentil da seleção sexual, ou a beleza está bem e verdadeiramente nos olhos de quem vê?

A resposta não é tão simples quanto escolher um lado ou outro. Até mesmo Charles Darwin, um renomado proponente da seleção natural, não pensei a beleza era um sinal de melhor saúde ou bons genes.

As constantes universais do que todos nós podemos achar bonito têm sido uma fonte constante de debate, com pouco consenso sobre o que podem ser (muito menos se existem). No entanto, ao longo da história, todos os tipos de culturas humanas consideraram certas características físicas atraentes, enquanto desconsideravam outras.

Embora a noção de serem um padrão objetivo de beleza permaneça controversa, alguns pesquisadores propõem que características faciais consideradas atraentes podem realmente ser marcadores de boa saúde, o que implica que nossa atração por elas pode potencialmente beneficiar a sobrevivência de nossa prole.

É uma ideia intrigante em teoria, mas carece de evidências de qualidade. Nesse contexto, os autores do estudo atual dizem que sua pesquisa é a mais rigorosa sobre o tema até o momento.

O estudo incluiu 159 jovens adultos, cujas fotos foram classificadas por atratividade por 492 pessoas em pesquisas online. Depois que os tiros na cabeça dos participantes foram feitos, cada indivíduo também fez uma série de testes para avaliar o estado de seu sistema imunológico, o nível de inflamação em seu corpo e sua saúde autorrelatada.

Ao analisar os resultados, os autores descobriram que as pessoas cujos rostos eram vistos como atraentes tinham uma função imunológica relativamente mais saudável, especialmente no que diz respeito à imunidade bacteriana.

Curiosamente, não houve ligação entre maior inflamação e atratividade entre os participantes. Isso pode sugerir que a atratividade facial é um proxy melhor para um sistema imunológico de alto funcionamento do que sinais de doença aguda.

Em suma, a função primária da atratividade facial pode ter menos a ver com evitar um companheiro doente do que evitar um companheiro que pode afetar a saúde de sua futura prole – hipoteticamente falando, pelo menos.

O estudo também revelou algumas diferenças sexuais interessantes. Os homens, por exemplo, eram mais propensos a serem considerados atraentes se seus células assassinas naturais eram de alto funcionamento. Essas células são cruciais para limpar o corpo de infecções virais.

As mulheres, por outro lado, eram consideradas mais atraentes quando apresentavam crescimento mais lento de uma bactéria em seu plasma, o que está ligado aos níveis sanguíneos de minerais, glicose e anticorpos.

Os resultados sugerem que a atratividade facial pode estar ligada a fatores imunológicos que podem ser transmitidos nos genes, mas isso não significa que não haja fatores culturais que também afetem as percepções individuais de beleza. Como cada um pesa não é claro.

“Também é possível que as ligações entre atratividade e saúde possam ser obscurecidas nos humanos modernos, uma vez que as preferências do companheiro humano foram forjadas antes do advento da medicina moderna”, os autores sugerir.

“Ou seja, embora a atratividade possa ter estimulado a saúde e a função imunológica em populações ancestrais, os vínculos com a saúde podem não ocorrer mais, pois a medicina moderna permite que aqueles com baixa imunocompetência permaneçam com uma saúde relativamente boa”.

Em última análise, um estudo não é suficiente para determinar por que a estética humana existe e para qual propósito evolutivo, se houver, a beleza facial pode servir. Mais pesquisas serão necessárias para replicar esses resultados, se puderem, e explorar o que está impulsionando a associação entre atratividade física e função imunológica.

Até lá, a beleza permanecerá um enigma.

O estudo foi publicado no Anais da Royal Society B: Ciências Biológicas.