Segunda-feira, Julho 4, 2022

Existem provavelmente mais de 9.000 espécies de árvores que ainda não descobrimos. Mas podemos encontrá-los antes que eles desapareçam?

As florestas tropicais abrigam as espécies de árvores mais raras do mundo, além de conter o maior número de espécies esperando para serem descobertas pelos cientistas. Crédito: Pixabay.

Claro, você já ouviu falar sobre os carvalhos e plátanos, mas você conhece a árvore kauri da Nova Zelândia, a árvore do viajante de Madagascar ou o arbusto de rododendros do Canadá? Você pode se surpreender ao saber que existem cerca de 73.000 espécies diferentes de árvores crescendo na Terra, de acordo com estimativas da análise mais completa desse tipo até hoje envolvendo mais de 140 cientistas em todo o mundo e os maiores bancos de dados florestais reunidos até agora. Destas, acredita-se que quase 9.200 espécies ainda não foram descobertas, tornando a estimativa global cerca de 14% maior do que o número atual de espécies de árvores conhecidas.

Muitas dessas espécies de árvores são provavelmente raras e extremamente localizadas em ecossistemas específicos, tornando-as vulneráveis ​​à extinção. Alguns podem desaparecer para sempre antes que os cientistas tenham a chance de identificá-los e descrevê-los. É exatamente por isso que este último estudo é tão importante – ele fornece as ferramentas para identificar espécies raras e ameaçadas que exigem ação imediata para evitar que sejam extintas, bem como mapear os locais mais prováveis ​​onde novas espécies podem ser encontradas.

“É bem sabido que as espécies de árvores estão se extinguindo devido ao desmatamento e às mudanças climáticas, e entender o valor dessa diversidade exige que saibamos o que existe antes de perdê-lo. Assim, se tivéssemos sucesso em estimar o número de espécies, isso estabeleceria uma referência quantitativa para nos ajudar a priorizar os esforços de conservação”, disse o ecologista florestal da Universidade de Michigan, Peter Reich. ZME Ciência.

Para o estudo, Reich e mais de uma centena de outros colegas internacionais combinaram dois grandes conjuntos de dados globais – um da Global Forest Biodiversity Initiative e outro da TREECHANGE – para estabelecer a abundância e ocorrência de árvores em 90 países. Esses dados levaram muitos anos para serem coletados, muitas vezes exigindo que os pesquisadores molhassem as botas no campo, onde coletariam amostras, mediriam árvores e contariam cada árvore individual na floresta.

Esta não é a primeira tentativa de quantificar as espécies de árvores no mundo. Anteriormente, a Botanical Gardens Conservation International (BGCI) compilou uma lista de 60.065 espécies usando dados coletados de sua rede de mais de 500 organizações membros. O novo estudo, no entanto, foi além. Ele usou um conjunto de dados muito mais extenso, o que torna as estimativas mais confiáveis, e o estudo também estimou espécies desconhecidas usando novos métodos estatísticos.

“Dado nosso enorme conjunto de dados (mais de 40 milhões de árvores, 64.000 espécies em nossa amostra, 9.300 células de grade em todo o mundo), temos dados suficientes para abordar muitas questões impossíveis de responder anteriormente”, disse o professor Reich.

“Ecologistas muito inteligentes e estatisticamente experientes descobriram que há muita informação escondida no número de espécies que aparecem apenas uma, duas ou três vezes em uma grande amostra, como a que reunimos. Se entre um milhão de árvores individuais encontramos 800 espécies, mas todas elas pelo menos 17 vezes (eu inventei esses números como ilustração), é improvável que existam muitas espécies adicionais por aí (porque as mais raras em nossa amostra têm já foi encontrado algumas vezes). Por outro lado, quanto maior o número de espécies encontradas apenas uma vez (e encontramos muitas delas), maior o número de espécies igualmente raras, mas que provavelmente ainda não encontramos por acaso. E quanto maior a proporção de espécies que encontramos uma vez contra duas, e que encontramos duas vezes contra três vezes, mais provável é que existam muitas espécies que simplesmente ainda não encontramos”, explicou o cientista.

A análise dos bancos de dados combinados resultou em um total de 64.100 espécies de árvores em todo o mundo. Com outras 9.200 espécies estimadas ainda a serem descobertas, acredita-se que o número total de espécies de árvores na Terra fique em torno de 73.000.

Quase 40% dessas espécies não descobertas provavelmente estão esperando para serem descobertas na América do Sul, particularmente em pontos de biodiversidade como a bacia amazônica e as florestas andinas. Isso faz sentido, já que o continente abriga o maior número de espécies de árvores raras (quase 8.200). Além disso, quase metade de todas as espécies de árvores na América do Sul são endêmicas do continente, o que significa que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

Até dois terços de todas as espécies de árvores já conhecidas são encontradas em florestas úmidas tropicais e subtropicais, que são inacessíveis e difíceis de estudar. As florestas secas nas mesmas regiões provavelmente também abrigam um alto número de espécies desconhecidas.

Mas esses mesmos hotspots também são os mais ameaçados no momento pelo desmatamento, mudanças climáticas e incêndios devastadores. As novas descobertas mostram que a diversidade de árvores é ainda mais rica do que se pensava anteriormente, o que torna ainda mais importante preservar e valorizar esses tesouros naturais.

“Compreender o valor dessa diversidade exige que saibamos o que está lá em primeiro lugar antes de perdê-lo. Ao estabelecer uma referência quantitativa, nosso estudo pode contribuir para os esforços de conservação de árvores e florestas. Além disso, descobrimos que um terço das espécies conhecidas são raras, e uma fração muito maior de espécies desconhecidas também são raras. Espécies raras são muito mais propensas a serem extintas por desmatamento e mudanças climáticas, então nossos resultados destacam a vulnerabilidade da biodiversidade florestal global. Também é difícil gerenciar ou conservar recursos sem uma boa compreensão do que existe, então nossos dados nos ajudarão a avaliar onde a biodiversidade está mais ameaçada (veja acima), com base nos hotspots globais de espécies raras conhecidas e desconhecidas, e assim ajudar para priorizarmos os esforços de conservação”, disse Reich.

As descobertas apareceram no Anais da Academia Nacional de Ciências.