Lendas de Star Trek entre os artistas se juntam ao apelo crescente para proteger pelo menos 50% do planeta

Um grupo de artistas premiados endossou uma petição global, já assinada por mais de 3,2 milhões de pessoas, pedindo para proteger metade do planeta e torná-lo um espaço seguro para a biodiversidade. Entre o grupo de signatários estão William Shatner, Olivia Colman, Sophie Turner, Jack Black, Joaquin Phoenix, Andie MacDowell, Frances Fisher e James Cromwell.

A decisão ocorre em meio a um impasse nas negociações envolvendo os governos do mundo; as negociações começaram na semana passada em Montreal sobre um novo tratado global para proteger o mundo natural, mas as autoridades parecem não concordar com o caminho a seguir. O grupo de artistas se juntou a um grupo de pesquisadores que assinou outra carta pedindo mais ação na frente da biodiversidade, pedindo que as negociações não caiam no esquecimento.

James Cormwell na COP15. Crédito da imagem: Fermin Koop.

“As atividades humanas têm impulsionado a proliferação de ameaças como mudança climática, perda de habitat, poluição, superexploração e epidemias”, disse James Comwell, ator e ativista, em Montreal. “Como resultado de nossas próprias ações, a perda acelerada da biodiversidade não está apenas causando a extinção de espécies mais rapidamente do que nunca.”

Cromwell, conhecido por seu papel em Babe, Star Trek, Jurassic World e muitos filmes, falou em uma coletiva de imprensa na cúpula da biodiversidade das Nações Unidas, também conhecida como COP15. Ele disse que governos e corporações estão levando o mundo a uma sexta extinção em massa e pediu a todos que mudem suas mentalidades para estarem mais conectados com a natureza.

Ele não está muito longe dessa avaliação, pois muitos pesquisadores acreditam que estamos passando por uma extinção em massa causada pela atividade humana. Ele também está longe de ser o único que pede uma ação mais rápida.

No um artigo de opinião No início desta semana, William Shatner disse que sua viagem ao espaço o fez perceber que temos apenas uma Terra, que deve viver muito e prosperar. “Durante a minha vida, este mundo mudou mais rápido do que em qualquer geração antes de nós. Estamos agora em um ponto de inflexão ecológica, disse Shatner, pedindo uma liderança ousada para evitar uma nova crise.

“Minha geração está deixando para eles um planeta que em breve poderá ser quase inabitável para muitos dos habitantes da Terra. Minha experiência no espaço me encheu de tristeza, mas também de uma forte determinação. Não quero que meus netos simplesmente sobrevivam. Eu quero que eles, como um velho amigo costumava dizer, possam viver muito e prosperar”, escreveu Shatner.

Enquanto isso, a atriz Olivia Colman alertou os líderes de que “o mundo estará assistindo”, e Sophie Turner disse: “devemos nos comprometer a proteger pelo menos 50% do nosso planeta até 2030”. Jack Black alertou que “a vida está se extinguindo tão rápido quanto quando os dinossauros desapareceram” e Mark Ruffalo soltou uma transmissão no Twitter no início da COP15.

Nada se move até que as finanças se movam

Como tantas vezes acontece, o problema é o dinheiro.

Estamos agora na metade da cúpula da biodiversidade em Montreal e representantes do governo e da sociedade civil já estão avisando sobre um possível colapso das negociações. Existem fortes diferenças entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento no caminho a seguir, principalmente ligadas à forma como a proteção da natureza será financiada.

Ecoando as discussões de cimeira do clima do mês passado, onde os países desenvolvidos concordaram em criar um fundo para compensar perdas e danos causados ​​pelas mudanças climáticas em nações vulneráveis, os países em desenvolvimento estão pedindo mais ajuda das nações desenvolvidas. Mas outros países acham que países como a China, cujas economias cresceram muito nas últimas décadas, deveriam fazer mais.

Sem dinheiro, é provável que o acordo se torne fraco, mas os países não parecem concordar sobre de onde o dinheiro deve vir. Ainda. nem toda a esperança está perdida ainda, e ainda há, pelo menos em teoria, uma chance de um acordo forte.

O acordo em negociação inclui mais de 20 metas, sendo que uma está mais nas manchetes do que outras – proteger 30% do planeta até 2030. No entanto, a sociedade civil e os artistas por trás da carta afirmam que isso não é suficiente. Em vez disso, a meta deve ser de 50% até 2030 para evitar mais destruição do mundo natural.

Innocent Maloba, ativista do WWF, disse que todos os países precisam aumentar drasticamente a ambição para que um acordo seja alcançado. Os países doadores não parecem estar prontos para intensificar o financiamento da biodiversidade, disse Maloba, apesar de alguns compromissos iniciais no início da cúpula – como o primeiro-ministro Trudeau anunciando um compromisso de US$ 350 milhões.

“Os países desenvolvidos têm o dever de apoiar os países em desenvolvimento na proteção e conservação da biodiversidade da qual todos nós dependemos. É em seu próprio interesse. Trata-se de proteger o mundo natural e apoiar as comunidades na linha de frente da crise da natureza. No fundo, não se trata apenas de números”, disse Maloba em entrevista coletiva.

Do jeito que as coisas estão indo, até um acordo para 30% do planeta seria bom. Não é de todo impossível que as discussões sejam interrompidas sem nenhum acordo.