Menos sono ligado ao aumento do consumo de açúcar em adolescentes

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Embora pular algumas horas de sono todas as noites possa parecer que vai ajudá-lo a realizar mais tarefas em um dia, tem um alto custo para o corpo e a mente – especialmente se você é um adolescente.

Todos somos culpados de ignorar a importância do sono para o nosso bem-estar. Enquanto dormimos, nossas mentes e corpos recarrega e reparar. Nossos hormônios se equilibram, o que é fundamental para manter um peso saudável, nossos músculos se reparam e nosso cérebro descansa e se prepara para o dia seguinte.

Embora todos devam dormir o suficiente, 73% dos adolescentes do ensino médio não estão dormindo as 8 a 10 horas recomendadas por noite, de acordo com um relatório de 2018 do CDC. Para crianças e adolescentes, o sono é necessário para nutri-los por meio de surtos de crescimento, ajudá-los a se concentrar na escola e trabalhar bem com seus pares. Mesmo apenas algumas horas perdidas de sono vital podem afetar sua saúde mental e desempenho acadêmico.

Agora, um estudo recente da Universidade Brigham Young descobriu que a falta de sono também pode levar a um aumento no consumo de açúcar por adolescentes – potencialmente levando à obesidade infantil, diabetes e outros problemas de saúde cardiometabólica.

Menos sono significa mais açúcar

A pesquisa, realizada no Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, descobriu que menos horas de sono podem aumentar a chance de os adolescentes comerem mais carboidratos e beberem bebidas açucaradas em comparação com aqueles que dormem o suficiente, disse a principal autora Kara Duraccio em um comunicado de imprensa. Duraccio é professor de psicologia clínica e do desenvolvimento na BYU.

Os pesquisadores entrevistaram 93 estudantes em 30 estados por duas semanas. Durante uma semana, os alunos dormiram apenas seis horas e meia. No outro, dormiram as nove horas e meia recomendadas. Durante esse período, os pesquisadores também registraram os tipos de alimentos consumidos, incluindo seu teor calórico, teor de macronutrientes e carga glicêmica.

Além do aumento do açúcar, os dados revelaram que os adolescentes que dormem menos horas consomem menos frutas e vegetais do que seus pares. Os pesquisadores também notaram que os adolescentes estavam comendo a mesma quantidade de calorias, independentemente de quantas horas de sono tivessem. De acordo com Duraccio, os adolescentes cansados ​​procuravam por rajadas rápidas de energia e, portanto, comiam alimentos com maior teor de açúcar.

Os pesquisadores descobriram que, em média, os adolescentes que passaram menos tempo dormindo consumiram 12 gramas extras de açúcar por dia. Multiplique isso por 180 dias letivos e adolescentes do ensino médio podem consumir 4,5 quilos extras de açúcar a cada ano.

Existem vários fatores em jogo quando se trata de adolescentes que não dormem o suficiente. Além de suas aulas começarem de manhã cedo, os alunos têm atividades extracurriculares, trabalhos de casa e trabalhos. Eles também se beneficiam do tempo livre com amigos e familiares. Isso pode ser muito para um adolescente gerenciar – e muitas vezes seus hábitos de sono pagam o preço.



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