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Quarta-feira, Julho 6, 2022

Mesmo um treino de 3 segundos todos os dias pode torná-lo mais apto e mais forte

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Médicos e cientistas são rápidos em apontar que malhar, mesmo que por breves períodos de tempo, pode ser muito útil para sua saúde. Mas em um novo estudo, uma equipe de pesquisadores realmente levou isso ao extremo: eles queriam ver se apenas alguns segundos de treino por dia podem fazer a diferença. Ele fez.

A equipe da Universidade Edith Cowan, na Austrália, e da Universidade de Saúde e Bem-Estar de Niigata, no Japão, recrutou um grupo de estudantes universitários saudáveis. Eles os dividiram em dois: 39 alunos realizaram uma rosca direta com esforço máximo por 3 segundos por dia, 5 dias por semana, durante 4 semanas. Enquanto isso, 13 outros alunos não se exercitaram no mesmo período.

O grupo de treino realizou três variações diferentes de rosca bíceps: isométrica (com o peso paralelo ao solo), concêntrica (levantando o peso) e excêntrica (abaixando o peso). Eles trabalharam com uma máquina de resistência especial. No geral, ao longo das quatro semanas, eles trabalharam por apenas 60 segundos – mas os resultados foram visíveis.

Os pesquisadores mediram a contração voluntária máxima (MVC), uma medida comum de força muscular antes e depois do regime. Surpreendentemente, os alunos do grupo de treino exibiram uma mudança notável, enquanto para o grupo de controle, não houve diferença.

O grupo de treino apresentou melhorias para todos os tipos de variações de bíceps (12,8% para força concêntrica, 10,2% para força isométrica e 12,2% para força excêntrica). No geral, a força muscular melhorou em 11,5%. No entanto, quando eles analisaram outras medidas de força, os resultados foram menos impressionantes.

Os autores do estudo observam que a CVM excêntrica de 3 segundos dos flexores do cotovelo aumentou o torque da CVM isométrica, concêntrica e excêntrica em mais de 10%. “Concluiu-se que o MVC excêntrico diário de 3 segundos ao longo de 20 dias produziu efeitos mais potentes do que o MVC isométrico ou concêntrico nas adaptações neuromusculares”, escrevem os pesquisadores no estudo.

A espessura do músculo não aumentou significativamente, escrevem os pesquisadores, o que estava de acordo com o que eles esperavam. Além disso, o tamanho da amostra do estudo foi pequeno, o que é uma importante limitação. No entanto, os resultados são importantes e são uma indicação de que mesmo sessões de treino curtas (muito curtas) podem fazer a diferença.

Espera-se que os resultados sejam particularmente significativos para iniciantes, pessoas que nunca se exercitaram ou não se exercitam há algum tempo. Também pode ajudar a combater a degradação muscular na velhice. Além disso, os pesquisadores dizem que o mesmo efeito pode ser observado em outros grupos musculares, embora haja a necessidade de mais estudos para confirmar isso.

O estudo foi publicado na revista Revista Escandinava de Medicina e Ciência no Esporte.



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