Terça-feira, Maio 17, 2022

Micróbios intestinais podem causar obesidade, e estamos chegando mais perto de entender como

Pesquisadores médicos descobriram uma molécula que liga as pequenas criaturas que chamam nossas entranhas de lar aos níveis de gordura em nossos corpos.

“Agora temos um mecanismo molecular que fornece um ponto de partida para entender nosso microbioma como um elo entre nossa dieta e nossa composição corporal”. explicou O bioquímico da Universidade Emory Dean Jones.

dicas deste link vêm crescendo há algum tempo, à medida que aprendemos o quanto esse ecossistema de micróbios dentro de nós – povoado por bactérias, leveduras e outros micróbios e seus parasitas – posso influenciar poderosamente a nossa saúde, Expectativa de vida e moldar nossos corpos.

Estudos recentes chegaram a sugerir que magreza ou ganho de peso pode ser contagiosa, através da disseminação de diferentes micróbios.

A ascensão do epidemia de obesidade nos tempos modernos coincidiu com uma enorme mudanças em nossos microbiomas intestinais. Mas a obesidade, com seus problemas de saúde associados, incluindo doenças cardíacas e diabetesé um condição complicada envolvendo a interação entre nossos genes, meio ambiente e dieta, bem como nossa composição do microbioma.

Estudos revelaram 10% das moléculas metabólicas circulantes em camundongos podem ser rastreadas até seu microbioma, então o biólogo molecular Ken Liu e seus colegas decidiram examinar esses produtos químicos mais de perto.

Eles detectaram a molécula delta-valerobetaína em camundongos expostos a micróbios, mas não em camundongos livres de microbioma criados e mantidos em condições primitivas como grupo de controle. Usando culturas de células, a equipe demonstrou que a delta-valerobetaína diminuiu os níveis de carnitina.

Um dos papéis da carnitina em nossos corpos é transportar longas moléculas de gordura para as mitocôndrias – a usina de energia de nossas células – onde é decomposta para ser usada como energia. Então, quando camundongos com delta-valerobetaína foram alimentados com mais gordura dietas ocidentais, eles foram incapazes de fazer uso eficiente dele sem carnitina suficiente. Os ratos ganharam peso e acumularam mais gordura em seus fígados; os camundongos na dieta normal de controle mantiveram seus níveis de peso.

Embora os pesquisadores não pudessem mostrar diretamente esse mecanismo em humanos, as correlações entre os níveis de delta-valerobetaína, carnitina e os níveis de gordura corporal combinaram. Em 214 humanos, eles descobriram que os níveis sanguíneos médios de delta-valerobetaína eram 40% mais altos para pessoas com IMC maior que 30 em comparação com aquelas com IMCs mais baixos.

O patologista da Universidade Emory, Andrew Neish, explicou que alguns tipos de bactérias provavelmente produzem mais delta-valerobetaína do que outros. Isso explicaria como os fatores que influenciam a composição do nosso microbioma, da dieta à com quem vivemos e que medicamentos tomamostambém mudam como nosso microbioma afeta nosso peso.

Dentro uma revisão de acompanhamento do estudo, a nutrigenomicista da Universidade Vanderbilt Jane Ferguson aponta que a delta-valerobetaína também está presente em alimentos comuns, incluindo carne e leite, e foi encontrado para desempenhar um papel na reduzindo a viabilidade das células cancerígenas.

“Assim, a delta-valerobetaína pode ter efeitos positivos e negativos na saúde do hospedeiro”, ela escreveu.

Liu suspeita que a sensibilidade dos corpos dos mamíferos à delta-valerobetaína pode ter evoluído como uma forma de promover o armazenamento de gordura para quando a comida era escassa.

“Esse tipo de informação pode ajudar alguém a desenvolver uma estratégia personalizada para perda de peso”, disse Liu. disse. “Mas há muitas coisas que precisamos entender melhor sobre como a delta-valerobetaína funciona no contexto”.

Sua pesquisa foi publicada em Metabolismo da Natureza.