Quarta-feira, Maio 18, 2022

Mini Yard Meadows dá um impulso às abelhas

Sacrificar um pequeno pedaço de seu jardim pode ser suficiente para melhorar muito a situação de abelhas em um momento em que os polinizadores estão sofrendo grandes declínios. “Um pequeno canteiro de flores silvestres ou um mini prado em seu jardim pode trazer grandes benefícios para a biodiversidade”, diz Janine Griffiths-Lee, doutoranda em biologia da conservação na Universidade de Sussex. “Apenas um cantinho faria maravilhas.”

Os polinizadores estão diminuindo em todo o mundo por várias razões, incluindo uso de pesticidas, mudanças climáticas e predação por espécies invasoras. E não são apenas polinizadores – insetos em geral estão caindo enormemente em abundância e diversidade em todo o planeta, arrancando todo um ecossistema de linha de base que fornece alimentos para o próximo nível da cadeia alimentar.

Sem polinização, muitas de nossas plantações e pomares não poderiam produzir as frutas, nozes e grãos que alimentam não apenas nós, mas grande parte do gado do qual também dependemos para carne e laticínios. Na verdade, mais de 90 espécies de culturas especiais só nos EUA requerem polinização, de acordo com o Departamento de Agricultura. o agência estimada em 2017 que as abelhas selvagens e manejadas adicionam US$ 15 bilhões ao valor da safra do país a cada ano – e alertou que reverter o declínio dos polinizadores é fundamental para nos alimentarmos no futuro.

Cultura de Gramado

Grande parte do trabalho para melhorar os habitats dos polinizadores está focado em terras de cultivo, onde a perda de abelhas e outros artrópodes traz as maiores repercussões. Mas a urbanização está crescendo em grande ritmo em muitas partes do mundo, convertendo terras selvagens com abundante diversidade de plantas nativas em subdivisões completas com gramados correspondentes.

Esses gramados representam uma monocultura, levando a uma comunidade de insetos menos diversificada. Isso, por sua vez, também pode impactar a diversidade de aves e outros animais de grande porte que se alimentam de insetos nessas áreas urbanas. Na Inglaterra e no País de Gales, diz Griffiths-Lee, 97% dos prados de flores silvestres foram perdidos desde 1984. Ela se perguntou se ter um pequeno canteiro de flores silvestres em seu jardim poderia ajudar a lidar com essa perda.

Consulte Mais informação: Seu gramado perfeito é ruim para o meio ambiente. Aqui está o que fazer em vez disso

Recentemente pesquisar publicado no Jornal de Conservação de Insetos, Griffiths-Lee e seus colegas recrutaram 150 voluntários em todo o Reino Unido, desde o arquipélago das Hébridas Exteriores, no noroeste da Escócia, até a Cornualha, no sudoeste da Inglaterra. Eles dividiram os cientistas cidadãos em grupos de três; um grupo recebeu uma mistura de sementes de flores silvestres comercialmente disponíveis, enquanto um segundo grupo recebeu uma mistura de sementes de flores silvestres que se acredita serem especificamente benéficas para os polinizadores, elaboradas com a ajuda de entomologistas.

Esses dois grupos semearam suas sementes em canteiros de dois por quatro metros, mas o terceiro grupo não recebeu nenhuma semente. Os pesquisadores então pediram a cada cientista cidadão que colocasse armadilhas de insetos ao redor do mini prado – flores ou não – e as enviasse de volta à equipe de Griffiths-Lee de maio a agosto de 2016 e 2017. De volta ao laboratório, a equipe dividiu esses artrópodes entregues em grupos taxonômicos, prestando mais atenção aos principais polinizadores da região (abelhas e moscas-das-flores) e classificando-os por espécies. “Isso nos deu bastante informação sobre o que havia em seus jardins”, diz Griffiths-Lee.

Melhores casas de abelhas em jardins

Os pesquisadores descobriram que, independentemente do tipo de mistura de sementes usada, os jardins com mini prados tiveram um aumento de mais de duas vezes no número de abelhas no ano seguinte à semeadura do prado. As misturas de sementes também atraíram 87% mais abelhas solitárias no segundo ano e 85% mais vespas solitárias. Embora estes últimos não sejam polinizadores, eles ainda podem melhorar a saúde de um jardim atacando pragas que poderiam danificar frutas e vegetais.

Os dois tipos de misturas de sementes diferiam um pouco em termos dos tipos de insetos que atraíam: a mistura comercialmente disponível era mais tentadora para espécies solitárias e de abelhas, e também aumentou significativamente a diversidade de abelhas em comparação com sua contraparte curada por entomologistas. Dito isto, essa mistura mais direcionada era de fato atraente para vespas solitárias. Os resultados indicam como os moradores podem adaptar seus jardins aos tipos de insetos que desejam atrair para polinização ou controle de pragas.

Griffiths-Lee diz que espera que este estudo contribua para o crescente esforço para pressionar as pessoas a melhorar a diversidade de plantas de seus quintais. Esforços no Reino Unido – como “No Mow May”, um esforço para impedir os proprietários de cortar sua grama na estação de floração da primavera para melhorar a diversidade de plantas e polinizadores – já ganharam força. Agora, adicionar um foco no plantio de espécies de flores silvestres em quintais e outros lugares poderia melhorar a diversidade geral de insetos e polinizadores em áreas urbanas em expansão.

“Se fosse integrado ao planejamento urbano, acho que você veria resultados enormes”, diz Griffiths-Lee.