Segunda-feira, Julho 4, 2022

mRNA fará mais do que conquistar COVID

Esta história foi publicada originalmente em nossa edição de janeiro / fevereiro de 2022. Clique aqui para se inscrever para ler mais histórias como esta.

O desenvolvimento da vacina de mRNA – um avanço em seu campo, instruindo as células a produzirem sua própria proteção sem o risco de transmitir o vírus a alguém – foi rápido e furioso, possibilitado pelo rápido sequenciamento do genoma.

Mas suas origens remontam ao final dos anos 1980, quando Kati Kariko, pesquisador da Universidade da Pensilvânia, começou a fazer experiências com a colocação de mRNA (m apoia mensageiro) nas células para instruí-las a produzir novas proteínas, mesmo que essas células não tenham sido anteriormente capazes de fazê-lo. Eventualmente, Kariko também descobriu que a pseudouridina, uma molécula de tRNA humano (t apoia transferir), poderia ajudar uma vacina a evitar uma resposta imune quando adicionada ao mRNA – estabelecendo as bases para um antídoto inédito que ajudou a salvar centenas de milhares de vidas em 2021, tornando-se a vacina preferida em nossos tempos.

As implicações dessa descoberta em 2005 foram enormes: as células, descobriram, poderiam ser aproveitadas para produzir proteínas sem desencadear um ataque imunológico. Além disso, o mRNA sintético poderia ser usado em vez de colocar um vírus real no corpo para produzir uma vacina.

A pesquisa continuou. No final de 2019, a empresa americana de biotecnologia Moderna e a alemã BioNTech (parceira da Pfizer) pesquisavam vacinas de mRNA contra a gripe há vários anos. Este trabalho os colocou em posição de responder rapidamente quando o COVID-19 surgiu. Poucas horas depois de os cientistas chineses postarem a sequência genética do coronavírus em janeiro de 2020, a BioNTech desenvolveu sua vacina de mRNA. Dias depois, a Moderna teve seu próprio. Outros obstáculos para a implementação, como testes clínicos, aprovações, produção e distribuição em massa, levariam mais vários meses – rapidez sem precedentes no mundo do desenvolvimento de vacinas, mas não o suficiente para milhões em todo o mundo que estavam doentes e morrendo de vírus.

Em novembro de 2020, os resultados clínicos descobriram que a vacina Pfizer-BioNTech era um antídoto potente para COVID-19, mostrando uma eficácia de 95 por cento contra o vírus. A US Food and Drug Administration concedeu autorização para uso emergencial e as primeiras remessas da vacina foram entregues em dezembro de 2020. Até o momento, bilhões de doses da vacina COVID foram injetadas em armas em todo o mundo.

Necessito de velocidade

Então, como isso funciona? Uma vez que o mRNA (envolto em uma bolha lipídica) é injetado, a vacina se liga a uma célula, instruindo-a a produzir uma réplica inofensiva da proteína spike – o marcador significativo do coronavírus, que permite que COVID-19 se injete em células humanas – – desencadeando uma resposta imunológica. Como o mRNA não entra nem interage com o núcleo da célula, ele não altera o DNA humano. Uma vez que a célula usa as instruções, ela decompõe o mRNA.

Ao contrário do tempo que leva para produzir vacinas tradicionais, criadas com vírus inativados e, portanto, demorado e caro, o mRNA pode ser produzido quase instantaneamente.

Foi uma “virada de jogo”, diz Tom Kenyon, diretor de saúde do Projeto HOPE e ex-diretor de saúde global dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, onde passou mais de duas décadas lutando contra doenças globais. Em comparação com outras pandemias, como o HIV, “a ciência no COVID-19 avançou muito mais rápido”, diz Kenyon, porque “toda essa pesquisa e investimento valeram a pena. São vacinas que dão imunidade muito forte, que nunca tínhamos nas tentativas anteriores ”. Agora, ele acredita, podemos desenvolver vacinas eficazes com muito mais rapidez, o que pode, em última instância, ajudar a nos antecipar a futuras pandemias.

“Não é apenas a velocidade, é a eficácia da vacina que é incrível”, diz Kenyon. “Isso é o que dá esperança a todos na comunidade de saúde pública.”

John Kokai-Kun, diretor de colaboração científica externa para produtos biológicos da USP, uma organização sem fins lucrativos focada em construir confiança no fornecimento de medicamentos, diz que o mRNA será “a tecnologia de escolha para a maioria das vacinas futuras”. Kokai-Kun, que passou a maior parte de sua carreira trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos antibacterianos e vacinas, também vê a velocidade de produção em laboratório como o principal benefício do mRNA.

“Você pode simplesmente digitar a sequência em um computador e fazer uma molécula de RNA sintético”, diz Kokai-Kun. “Você não tem que fazer bancos de células e bancos de sementes e estoques virais e clonar coisas. É quase um tipo de cenário plug-and-play. ”

Desafiador do Câncer

O desenvolvimento da tecnologia de mRNA tem implicações muito além do COVID-19 e pode ser usado para combater o HIV, a gripe e a malária. Ele também mostra uma grande promessa contra novos vírus com potencial epidêmico, como a gripe aviária e outros vírus respiratórios. Mas seu potencial para tratar o câncer, o que pode ser feito ao estimular o sistema imunológico a atingir as células cancerosas, é especialmente excitante. A maioria da imunoterapia tradicional para o câncer usa “imunidade passiva”, em que uma droga atua como o anticorpo e nem sempre dura muito. Mas a imunidade ativa, obtida com o mRNA, significa que o corpo pode se lembrar de como criar a resposta por conta própria.

A maior desvantagem, atualmente, é a capacidade de produção. Muitas partes do mundo precisariam de ajuda para estabelecer a capacidade de produzir essas vacinas e crescer mais rapidamente. “A história do mRNA é de longe a maior história desta pandemia e é uma realização científica incrível, mas ainda não a traduzimos em resultados programáticos e é isso que importa”, adverte Kenyon.