Nosso apetite para viver novamente ao lado de grandes felinos está aumentando – ScienceDaily

O rápido crescimento econômico levou espécies raras de grandes carnívoros à beira da extinção, mas ecologistas sugeriram que nosso apetite para viver novamente ao lado de grandes felinos está aumentando.

Cientistas da Universidade de Reading estudaram as fortunas relativas de 50 espécies de grandes carnívoros em todo o mundo nos últimos cinquenta anos. Eles descobriram que fatores sociais e econômicos, como a qualidade de vida, estavam mais intimamente associados ao declínio de grandes espécies carnívoras do que a características puramente ambientais, como a perda de habitat.

O estudo inédito sugere que a melhor maneira de salvar carnívoros, como linces, ursos e leões, é incentivar um modelo sustentável de desenvolvimento social e econômico, em vez de focar apenas em questões como as mudanças climáticas. À medida que as pessoas ficam mais ricas, sua tolerância a grandes felinos e outros carnívoros aumenta.

Declínios rápidos

Dr. Thomas Frederick Johnson, que liderou o estudo enquanto baseado em Reading, disse: “Nosso habitat e clima se tornaram degradados e caóticos para abrir caminho para um rápido desenvolvimento econômico. Sabemos que isso levou ao declínio da biodiversidade, mas nossa pesquisa descobriu que esse desenvolvimento econômico está causando declínios muito mais extremos do que se esperava e imaginava.

“Em meio ao rápido desenvolvimento, as pessoas parecem se tornar menos tolerantes com os carnívoros, os conflitos explodem e suspeitamos que os incidentes de caça furtiva e perseguição disparam.

“O declínio de grandes carnívoros é gritante. Leões e tigres já estão ausentes em mais de 90% de sua distribuição histórica. Em casa, muitas das espécies carnívoras do Reino Unido, como lince, lobo e urso, já foram caçadas até a extinção”.

‘Ponto de inflexão’

O estudo, publicado na Natureza Comunicações em parceria com o Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido e o Instituto de Biologia Subtropical da Argentina, envolveu a equipe de pesquisa examinando como as mudanças no sistema social e econômico poderiam promover a recuperação de carnívoros.

Embora o rápido desenvolvimento econômico leve as espécies à beira da extinção, também trouxe enormes melhorias em nossa qualidade de vida. No entanto, a análise do Dr. Johnson e seus colegas ecologistas sugere que, uma vez que as pessoas alcancem uma alta qualidade de vida e o desenvolvimento econômico desacelere, um ponto de virada é alcançado e as espécies perseguidas têm uma oportunidade de se recuperar.

Os pesquisadores sugerem que a recuperação está parcialmente ligada à proteção aprimorada do habitat nas economias avançadas, mas também a uma relação mais harmoniosa entre pessoas e carnívoros. O que antes era considerado uma praga perigosa agora está sendo reconhecido como um componente importante de nossos ecossistemas e cultura.

O ressurgimento de grandes carnívoros já pode ser visto na Europa Ocidental, onde uma melhor qualidade de vida e um desenvolvimento econômico mais lento permitiram que as populações de lobos cinzentos disparassem 1.800% desde a década de 1960.

O Dr. Johnson disse: “Isso nos dá esperança de que podemos restaurar nossos ecossistemas perdidos e que um dia poderemos ver os carnívoros perdidos retornarem às costas britânicas. Mas também precisamos pensar em como podemos salvar a vida selvagem em países que estão passando por um rápido crescimento, onde é provável a extinção de espécies.

“Nossos resultados sugerem que um modelo econômico mais lento e sustentável pode proteger as populações de carnívoros, mas também corre o risco de prender as pessoas na pobreza por mais tempo. Precisamos urgentemente desenvolver soluções que possam apoiar tanto a biodiversidade quanto as pessoas, e talvez as economias avançadas do mundo precisem oferecer mais ajuda financeira para proteger nossa biodiversidade global”.