Domingo, Maio 22, 2022

Nova pesquisa descobre que, com a obesidade, o problema não é o excesso de gordura, mas a perda de função

Obesidade Homem Órgãos Biomédicos

A obesidade é conhecida por causar doenças cardiometabólicas como hipertensão e diabetes, mas atribuir essas doenças apenas a uma superabundância de gordura é uma simplificação. Em um nível básico, a gordura atua como um receptáculo para armazenar energia, mas, olhando mais de perto, é um ator essencial em processos vitais do corpo, como a resposta imune, a regulação da sensibilidade à insulina e a manutenção da temperatura corporal. Em resenha publicada na revista Célula em 3 de fevereiro de 2022, pesquisadores argumentam que os efeitos negativos da obesidade na saúde decorrem não apenas do excesso de gordura, mas do declínio em sua capacidade de responder a mudanças, ou em outras palavras, de sua plasticidade.

A composição e o funcionamento desse tecido mudam em resposta às flutuações de peso e ao envelhecimento. À medida que a gordura diminui em plasticidade devido ao envelhecimento e à obesidade, ela perde sua capacidade de responder a estímulos corporais. No modelo atual desse fenômeno, o rápido crescimento do tecido adiposo supera seu suprimento sanguíneo, privando as células de gordura de oxigênio e causando o acúmulo de células que não mais se dividem. Isso leva à resistência à insulina, inflamação e morte celular acompanhada pelo derramamento descontrolado de lipídios dessas células.

Características da disfunção do tecido adiposo

As características da disfunção do tecido adiposo. Crédito: Sakers et al./Cel

“O papel central da disfunção do tecido adiposo na doença e a incrível plasticidade do tecido adiposo sustentam a promessa de modular os fenótipos do tecido adiposo para fins terapêuticos”, escrevem os autores, liderados por Claudio J. Villanueva do College of Life Sciences/David Geffen School of Medicine e Patrick Seale da Perelman School of Medicine da Universidade da Pensilvânia. “Muitas questões e oportunidades para futuras descobertas permanecem, o que produzirá novos insights sobre a biologia do tecido adiposo e, esperançosamente, levará a terapias aprimoradas para doenças humanas”.

Referência: “Plasticidade do tecido adiposo na saúde e na doença” de Alexander Sakers, Mirian Krystel De Siqueira, Patrick Seale e Claudio J. Villanueva, 3 de fevereiro de 2022, Célula.
DOI: 10.1016/j.cell.2021.12.016

A pesquisa relatada nesta publicação foi apoiada pelo NIDDK no National Institutes of Health, o UCLA Life Sciences Fund e a UCLA Graduate Council Diversity Fellowship. Os autores declaram não haver interesses conflitantes.