Novas espécies de dinossauros podem explicar a evolução do Tyrannosaurus Rex

tiranossauro Rex é provavelmente o dinossauro mais famoso conhecido pelo homem. Essa mega-besta não era apenas a maior predador em seu ecossistema, ele também tinha dentes tão longos quanto seu antebraço e uma força de mordida correspondente. Ele poderia comer presas tão grandes quanto um ônibus escolar e o fez por pelo menos 2 milhões de anos. Ainda estava de pé até o final da era dos dinossauros, quando um asteróide dizimou o planeta. Ainda assim, embora saibamos um pouco sobre T. rexsabemos comparativamente pouco sobre sua história evolutiva.

Pesquisadores há muito afirmam que Daspletossaurouma espécie rara de terópode encontrado em Montana, pode ter evoluído mais tarde para T. rex. E em um novo estudo publicado na edição de novembro de 2022 da PeerJos pesquisadores descobriram outra espécie de Daspletossauro, nomeado Daspletossauro wilsoni que, além das outras duas espécies conhecidas, podem ajudar a preencher a lacuna.

De acordo com o jornal, D. wilsoni “exibe uma combinação única de características ancestrais e derivadas” que mostra que era uma espécie intermediária antes T. rexque viveu há 76 milhões de anos.

“Nomeamos uma espécie que se encaixa no gênero Daspletossauro que forma um ponto intermediário entre as duas outras espécies (D. toroso e D. Horneri),” diz Elias Warshawautor do estudo e pesquisador associado da Museu dos Dinossauros de Badlands em Dickinson, Dakota do Norte.

Mais sobre T. Rex:

Olhando para trás T. Rex

Gosta T. rex, D. wilsoni teria sido o maior predador vivendo na área, alimentando-se de enormes herbívoros com bico de pato e chifres como Braquilofossauro e centrossauro. Além disso, o mundo teria parecido diferente do que é hoje.

“Setenta e seis milhões de anos atrás, Montana e grandes áreas da América do Norte estavam cobertas por um grande mar interior chamado Mar Interior Ocidental”, diz Warshaw. A zona onde a equipa recuperou D. wilsoni teria sido costeira na época em que o dinossauro viveu. “Eu o compararia a uma Louisiana moderna, mas com dinossauros”, diz ele.

Os pesquisadores pensam que D. wilsoni era outro elo na cadeia que levaria até T. rex, que viria 10 milhões de anos depois e se tornaria um animal maior com chifres menores. Este artigo, juntamente com grande parte da pesquisa de Warshaw, mostra que Daspletossauro não foi extinto, mas evoluiu para T. rex.

Ainda assim, há muito que não sabemos devido à falta de pesquisa, diz Warshaw. “Há um intervalo de vários milhões de anos entre o último Daspletossauro e o mais antigo T. rex.

Cuidado com a lacuna da evolução

Enquanto ainda não chegamos lá, estamos chegando mais perto, diz pessoas escocesas, curador-chefe do Museu Mace Brown de História Natural em Charleston, Carolina do Sul, que não participou do estudo. Esta pesquisa prova um elo importante.

“O legal desse estudo é que eles têm essa nova espécie definível de Daspletossauro que fica exatamente entre as duas espécies conhecidas anteriormente – tanto porque aparece em um ponto intermediário no tempo quanto em termos de suas relações evolutivas”, diz Persons. “A espécie tem uma mistura de características novas e antigas que também mostram que ela está em algum lugar no meio.”

E para Warshaw e a equipe do Badlands Dinosaur Museum, esta pesquisa é muito mais do que descobrir uma nova espécie, é mostrar o modo de evolução entre os dinossauros. O processo, chamado anagênesepropõe que uma espécie evoluiu para outra.

A equipe está mostrando que antes da cratera Chicxulub, 66 milhões de anos atrás, muitos dinossauros não foram extintos, mas “seus substitutos são descendentes que evoluíram uns para os outros”, diz Warshaw. Isso se aplicaria a muito mais espécies do que apenas ao megapredador mais famoso do mundo.