Novas evidências apontam para a Lua uma vez que fez parte da Terra

Cerca de 4,5 bilhões anos atrás, uma versão primordial da Terra coberta de lava derretida orbitava o sol. Mal em sua nova existência, foi atingido por um objeto menor do tamanho de Marte, conhecido como Theia, em um evento explosivo. Theia foi explodida em pedaços pelo impacto, enquanto um enorme pedaço da Terra foi enviado para o espaço.

A atração gravitacional da massa restante do nosso planeta viu esse material girar em torno da Terra. Em um período de tempo surpreendentemente curto, talvez menos de 100 anosparte desse material grudou e formou a lua.

Ou, pelo menos, é assim que uma teoria popular da origem da lua funciona. Agora, porém, há novas evidências que sugerem que a lua foi realmente criada a partir dos detritos desse impacto cósmico bilhões de anos atrás. A descoberta de certos gases dentro da lua apoia a ideia e também nos dá novos detalhes importantes sobre como isso pode ter acontecido.

Enquanto completava seu doutorado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) em Zurique, Patrizia Will estudou seis meteoritos lunares recuperados pela NASA da Antártida no início dos anos 2000. Nessas rochas, ela e seus colegas encontraram hélio e neon presos em minúsculas contas de vidro, que se formaram em erupções vulcânicas na superfície lunar à medida que o magma era retirado do interior da lua. Esses gases, conhecidos como gases nobres porque são relativamente não reativos, parecem ter se originado na Terra e provavelmente foram herdados pela lua “durante sua formação”, diz Will. A pesquisa foi publicada na revista Avanços da ciência.

Trabalhos anteriores sugeriram a hipótese do impacto gigante. As rochas lunares mostram uma notável semelhança com as rochas da Terra, sugerindo uma origem comum. No entanto, existem diferenças fundamentais: as rochas lunares têm uma versão mais leve do cloropor exemplo, apontando para um evento dramático no início da história de nossos dois mundos que separou algum material.

A maioria dos cientistas agora concorda que este evento foi uma colisão gigantesca. “Estamos bem determinados na hipótese do impacto gigante”, diz Sujoy Mukhopadhyay, geoquímico da Universidade da Califórnia, Davis, que não esteve envolvido no estudo de Will. “Essa ainda é a melhor hipótese sobre a mesa.”

Após o impacto, um disco de material deslocado pela colisão – possivelmente uma rosquinha de rocha vaporizada conhecida como sinestia, medindo milhares de graus de temperatura– pode ter se formado ao redor do nosso planeta. A quantidade de néon e hélio descoberto nas amostras lunares suporta a teoria de que a lua se formou nesta sinestia, pois a abundância relativa desses gases sugere que eles vieram do manto da Terra e foram lançados no espaço pelo impacto antes de serem fundidos no interior da Terra. nosso satélite. Se esses gases tivessem sido transportados pelo espaço para a lua pelos ventos solares, esperaríamos que houvesse quantidades muito menores presentes nos meteoritos analisados.

“É um trabalho realmente interessante”, diz Mukhopadhyay, observando que nenhum estudo foi capaz de encontrar evidências de tais gases indígenas em rochas lunares antes. “As concentrações são muito baixas, por isso é muito difícil de detectar”, diz Ray Burgess, geoquímico da Universidade de Manchester e revisor do estudo de Will. “É um grande passo à frente.”