Novo atlas global mapeia a luz artificial à noite no fundo do mar – ScienceDaily

À medida que as áreas costeiras se tornam cada vez mais desenvolvidas, crescem as preocupações sobre os níveis de luz artificial à noite (ALAN) e seus impactos potenciais no ambiente marinho.

A poluição luminosa é bem estudada em termos de seus efeitos no céu noturno e na astronomia, e nos ecossistemas terrestres, mas até agora os pesquisadores não sabiam toda a extensão de ALAN nos oceanos.

Um novo estudo, financiado pelo Natural Environment Research Council, mapeia as áreas do oceano mais afetadas pela poluição luminosa, descobrindo que até 1,9 milhão de km2 das águas costeiras do mundo estão sendo expostas a níveis biologicamente significativos de ALAN.

O estudo reuniu pesquisadores da Universidade de Plymouth, Laboratório Marinho de Plymouth, Universidade de Strathclyde, Universidade Ártica da Noruega, Universidade Bar-Ilan, Instituto Interuniversitário de Ciências Marinhas de Eilat e Beit Berl Academic College.

Combinando várias técnicas, incluindo modelagem por computador, tecnologia de satélite e observações in situ no Rio Tamar com um atlas mundial pré-existente de brilho artificial do céu noturno, os pesquisadores foram capazes de construir uma imagem das áreas costeiras do oceano sendo expostas ao ALAN.

Para medir a luz artificial em sistemas marinhos, o estudo usou a sensibilidade à luz de copépodes (um tipo de crustáceo microscópico) como uma métrica para determinar a profundidade de penetração da luz.

Definir os níveis de luz de acordo com o quão detectáveis ​​são para os organismos marinhos é fundamental, considerando os possíveis impactos da poluição do ALAN nas criaturas que vivem no mar.

Muitas espécies marinhas estão acostumadas às previsíveis mudanças de luz que ocorrem naturalmente ao longo do dia, ao longo das estações e com o ciclo lunar.

No entanto, a luz de desenvolvimentos costeiros pode se espalhar por um longo caminho até o mar e é espectralmente bem diferente da lua e da luz do sol. Também difere nos comprimentos de onda que penetram na coluna de água.

O novo atlas global de ALAN submarino mostra que a um metro de profundidade, 1,9 milhões de km2 do oceano costeiro estão expostos a ALAN biologicamente importante (cerca de 3,1% das Zonas Econômicas Exclusivas globais). A 10m de profundidade, 1,6 milhões de km2 está exposto (2,7%) e em 20m de profundidade, 840.000 km2 (1,4%).

O Dr. Tim Smyth, Chefe de Ciências da PML para Biogeoquímica e Observações Marinhas e principal autor da pesquisa, acrescentou: “A criação deste atlas nos mostra como a questão da luz artificial à noite está difundida em nossos mares costeiros e pode, esperançosamente, levar ao destaque de ALAN como um descritor de perturbação da mesma forma que atualmente olhamos para o ruído subaquático como uma preocupação. Ainda há muita investigação necessária para entender os efeitos específicos nos organismos marinhos, a natureza espectral exata dessa poluição luminosa e como ela é alterada pelas estações ou marés, por exemplo. Mas reconhecer sua presença global desta forma é um grande passo em frente na compreensão de ALAN e suas consequências para o oceano. “

O Dr. Thomas Davies, professor de Conservação Marinha da Universidade de Plymouth e autor sênior do estudo, disse: “A extensão da poluição luminosa artificial em terra é conhecida há muitos anos. Algumas pessoas podem considerar que essa luz não entra nos oceanos , mas causa, e em quantidades suficientes para causar impactos biológicos. Este atlas é o primeiro a quantificar a extensão de ALAN nos oceanos. A gravidade do problema em certas regiões, incluindo o Mediterrâneo, o Golfo Pérsico e o Mar da China Meridional é realmente bastante alarmante.”

O estudo faz parte de uma pesquisa em andamento sobre os efeitos da luz artificial no ambiente marinho, conduzida como parte do projeto Impactos da Luz Artificial nos Ecossistemas Costeiros (ALICE).

Em um estudo publicado em Relatórios Científicos em julho de 2020, a mesma equipe mostrou que as cidades costeiras deixam até 75% do fundo do mar vizinho exposto à poluição luminosa nociva.

Pesquisa publicada em Biologia Atual em junho de 2020, também demonstrou que a iluminação artificial ao longo da costa mundial pode ter um impacto significativo sobre as espécies que dependem da lua e das estrelas para encontrar alimento.

Materiais fornecido por Universidade de Plymouth. Original escrito por Alan Williams. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.