Domingo, Agosto 14, 2022

O microbioma afeta a qualidade do sono e vice-versa

Algumas semanas atrás, me receitaram antibióticos para tratar uma infecção. Além de notar uma mudança na minha digestão, também senti meu sono piorar. Por algumas noites, tive insônia, o que era incomum para mim. Eu me perguntava: um curso rotineiro de amoxicilina poderia afetar meu sono?

Os antibióticos tendem a matar algumas bactérias no intestino, não apenas os germes que causam infecção, então minhas noites agitadas podem estar ligadas à relação entre minha microbiota intestinal e meu cérebro. E não sou só eu interessado nessa conexão. Os cientistas estão cada vez mais observando como nosso microbioma intestinal (com aproximadamente 100 trilhões pequenos insetos encontrados em nosso trato digestivo) está ligado ao bom sono.

Cada um de nós carrega civilizações inteiras em nossas entranhas, pequenos impérios de bactérias, fungos e outros micróbios. Eles nos ajudam a digerir os alimentos, regular o sistema imunológico e gerar vitaminas como B12, entre muitas outras coisas. A maioria das pessoas presta pouca atenção à quantidade de insetos microscópicos dentro de nós. Na verdade, a maioria dos cientistas negligenciou o microbioma até relativamente recentemente, quando surgiram melhores pesquisas, lançando uma luz sobre as criaturas que carregamos.

“A microbiota intestinal co-evoluiu com humanos e mamíferos”, diz Paromita Kaulmann-Sen, neurocientista que estuda o eixo intestino-cérebro na APC Microbiome Ireland SFI Research Center. “Ele formou essa relação simbiótica que é mutuamente benéfica tanto para o hospedeiro quanto para o microbioma”.

E as implicações são enormes: microbiomas diminuídos ou insalubres foram vinculado ao câncer de cólon, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e muito mais. Agora podemos adicionar a qualidade do sono no topo da lista de processos humanos que provavelmente são informados pela microbiota.

Insetos intestinais que produzem drogas

A ligação entre o sono e o microbioma é circular: o sono ruim pode criar condições ruins para a microbiota, enquanto a saúde digestiva ruim pode gerar problemas de sono. Mas é mais uma teia emaranhada do que uma relação estritamente bidirecional, tornando difícil desvendar os mecanismos subjacentes precisos.

Novamente, existem trilhões e trilhões de bactérias, vírus e muitos outros microrganismos vivendo dentro de nós – Alguns bons, outros nem tanto. A escala e a variedade criam tantas variáveis ​​que, até recentemente, os cientistas realmente não tinham as ferramentas para decifrar as implicações específicas. No entanto, em um artigo publicado em Imprensa celularKaulmann-Sen e seus colegas revisaram as muitas maneiras diferentes pelas quais os cientistas pensam que o microbioma pode influenciar o sono.

Para entender como, podemos pensar em nossos dois pontos como mini cervejarias. Tudo o que comemos é, por sua vez, digerido pelos micróbios dentro de nós e eles soltam gases e metabólitos que podem entrar em nossa corrente sanguínea e, a partir daí, em nosso cérebro. Esse processo, chamado fermentaçãopode produzir metabólitos que às vezes estão na forma de ácidos graxos de cadeia curta — produtos químicos como acetato e butirato que desempenham um papel importante no metabolismo.

Níveis elevados de butirato, que é um subproduto de laticínios e carboidratos não digeríveis, também demonstraram melhorar o sono. Em 2019, pesquisadores da Washington State University deram tributirina a ratos, um ingrediente da manteiga que se decompõe em butirato. Seus resultados, publicados em Relatórios Científicossugeriu que certos estágios do sono aumentaram de 50 a 70 por cento.

Uma maneira mais direta de micróbios alterarem nosso sono é através do nervo vago, a superestrada do sistema nervoso parassimpático, que desempenha um papel importante na modulando humor, digerindo alimentos e regulando as respostas imunes. No entanto, uma bactéria benéfica do intestino chamada Lactobacillus brevis demonstrou a capacidade de ativar esse nervo e aumentar o apetite, pelo menos em camundongos. Os cientistas preveem que isso é feito estimulando os receptores de serotonina e o testaram injetando em camundongos drogas que bloqueiam esses receptores. Eles descobriram que o aumento do apetite foi bloqueado.

A serotonina é frequentemente associada à saúde mental e até tratamentos psicodélicos porque drogas como LSD e a psilocibina atua nesses receptores. Mas a serotonina também é extremamente importante na dieta. Na verdade, existem mais receptores de serotonina no intestino do que em nossos crânios, levando alguns a chamá-lo de “segundo cérebro.”

A microbiota não atua apenas nos receptores do corpo, ela também pode influenciar nossos ritmos circadianos. “Se você interromper a microbiota intestinal usando um antibiótico ou tendo uma dieta muito rica em gordura, verá essa arritmia na microbiota intestinal”, diz Kaulmann-Sen. “Mas você também vê essa arritmia em muitos periféricos, [such as] relógios circadianos ou genes circadianos”.

O Eixo Microbioma-Intestino-Cérebro

“O microbioma parece interagir diretamente com o cérebro. Sabemos isso de certas doenças psiquiátricas, nas quais o microbioma influencia o metabolismo e o humor do cérebro”, diz Andrew Goldberg, professor da Universidade da Califórnia, em San Francisco, que estuda doenças do nariz e da garganta, como asma e sinusite. Goldberg se interessou pelo microbioma há cerca de uma década, quando descobriu que isso pode ter um impacto nas apneias do sono ou problemas para respirar enquanto inconsciente.

Muitas comorbidades estão associadas a apneias, incluindo hipertensão, doenças cardíacas, aterosclerose e obesidade, diz Goldberg. Mas como essa relação é bidirecional, podemos tratar todas essas doenças com “probióticos, prebióticos e transplante de microbiota”, Goldberg e seus colegas escreveu em uma resenha no jornal Dormir ano passado.

Interpretação cautelosa

Até agora, muitas dessas pesquisas são em animais, não em humanos, tornando-as especulativas. “Tirar conclusões a partir de evidências experimentais em humanos pode ser confuso. E essa é uma das razões pelas quais usamos animais”, diz Goldberg. “Mas entender qualquer doença humana é sempre complicado, por causa de todas essas variáveis ​​adicionais que nem sempre podemos controlar.”

As conclusões preliminares devem ser tomadas com um grão de sal. Uma resenha publicada em o jornal Microbioma em maio de 2021 descreveu o campo como repleto de uma “multidão de vieses sistêmicos”, mas delineou maneiras de corrigir o problema, como manter os métodos de estudo consistentes.

“As maneiras pelas quais comparamos um microbioma com outro microbioma são imperfeitas. São instrumentos extremamente contundentes”, diz Goldberg. “E então estamos comparando um grupo de centenas de micróbios com outro grupo de centenas de micróbios, nem sempre sabendo quais são os importantes que precisamos prestar atenção.”

Ele acrescenta que “estamos na infância absoluta de entender a influência do microbioma no corpo na saúde e na doença”.

Consulte Mais informação: O papel das bactérias intestinais na ansiedade e na depressão: não está apenas na sua cabeça

Como melhorar seu sono através do microbioma

Embora ainda haja muito a desvendar sobre os micróbios dentro de nós, existem maneiras práticas de melhorar nossa saúde intestinal – e possivelmente nosso sono como resultado. Pense na sua flora intestinal como um jardim literal e fertilize-a com coisas que irão cultivar as culturas que você deseja, em vez de ervas daninhas em potencial.

“É realmente uma comunidade ecológica. Tem ecologia, como uma floresta, como o oceano, como qualquer outra coisa”, diz Goldberg. “E por isso é altamente interativo.”

Dieta e exercício são a dupla testada e comprovada que muitas pessoas podem estar cansadas de apoiar quando se trata de melhorar sua saúde. Mas muito evidência sugere essas são as melhores maneiras de melhorar a saúde do seu microbioma e, por associação, talvez melhorar seu sono.

Uma dieta que rico em fibras ou alimentos fermentados, assim como muitas frutas e vegetais em geral, podem aumentar a diversidade do microbioma e reduzir a inflamação. Além disso, iogurte, queijo cottage e kombucha contêm bactérias saudáveis. Existem opções para probióticos, prebióticos e pós-bióticos de venda livre também, cada um com suas próprias desvantagens e benefícios. Você pode querer evitar álcool e alimentos gordurosos.

“O consumo excessivo de álcool mostrou realmente perturbar a microbiota intestinal”, diz Kaulmann-Sen. “Uma dieta rica em gordura também demonstrou causar uma disbiose no intestino, ou alterar a microbiota intestinal de uma maneira que não é benéfica e é inflamatória”.

Não se pode subestimar a importância de uma boa higiene do sono. As pessoas tomam todos os tipos de suplementos e medicamentos para dormir, porque a falta de um bom descanso está ligada a todos os tipos de problemas de saúde. Infelizmente, a maioria das drogas para dormir não funciona – eles são sedativos, mas não ajudam seu cérebro a entrar nos períodos críticos de sono. “As coisas em geral que reduzem o tônus ​​​​muscular são coisas que devem ser evitadas para dormir”, diz Goldberg. “Normalmente, são sedativos, álcool e grandes refeições gordurosas antes de ir para a cama.”

Kaulmann-Sen diz que melhorar sua microbiota intestinal pode ser uma opção melhor do que depender de medicamentos. (Qualquer pessoa que considere isso deve conversar com um médico antes de parar ou iniciar qualquer medicamento.) barreira. Acho que tem muito potencial”, diz Kaulmann-Sen.

Goldberg concorda: “Quanto mais descobrirmos sobre o microbioma e seus efeitos no sistema nervoso central, mais amplo acho que encontraremos suas influências”.