Terça-feira, Maio 17, 2022

O primeiro milípede “verdadeiro” com 1.306 pernas descobertas no subsolo profundo da Austrália

Embora o nome centopéia vem do latim para “mil pés”, até agora nenhuma espécie foi encontrada com mais de 750 pernas. Após a descoberta de um novo milípede com 1.306 pernas, no entanto, este artrópode está finalmente fazendo jus ao seu nome.

A nova espécie é Eumillipes Perséfone – emillipes traduzido como “mil pés verdadeiros”, com Perséfone sendo a deusa grega do submundo. A criatura contorcida foi encontrada 60 metros (197 pés) no subsolo em um buraco de mineração na Província Goldfields Oriental da Austrália.

Com base nas quatro criaturas analisadas até agora, E. Perséfone tem até 330 segmentos em seu corpo e pode medir até 0,95 milímetros (0,04 polegadas) de largura e 95,7 mm (3,77 polegadas) de comprimento. Este milípede tem uma cabeça em forma de cone com antenas e um bico, mas sem olhos.

Uma fêmea E. Perséfone com 1.306 pernas. (Marek et al., Scientific Reports, 2021)

“Entre os primeiros animais a respirar oxigênio atmosférico, e com algumas espécies extintas que cresceram até dois metros de comprimento, os milípedes viveram neste planeta por mais de 400 milhões de anos”, escrevem os pesquisadores em seu papel que descreve o achado.

“Aqui relatamos a descoberta de E. Perséfone, o primeiro centopéia super-alongado conhecido da Austrália e o novo recordista mundial do animal com maior número de patas. ”

A equipe de pesquisa acha que este novo milípede está remotamente relacionado à espécie Illacme plenipes, que havia estabelecido o recorde anterior de 750 pernas. Este milípede em particular é encontrado na região central da Califórnia e, apesar de sua legginess absurda, tende a crescer para um comprimento de apenas 25 a 40 milímetros.

Além de ter tantas pernas e sem olhos, E. Perséfone também é notável por sua aparência longa e semelhante a um fio (semelhante a I. plenipes) e seu exoesqueleto uniformemente pálido e de cor creme. Essas características ajudam a marcá-lo como uma espécie distinta das outras.

Os corpos longos, vários segmentos e muitas pernas encontrados em ambos I. plenipes e E. Perséfone poderia muito bem ter evoluído para permitir que esses milípedes empurrassem e cavassem o solo de maneira mais eficaz, sugerem os pesquisadores.

“Esta locomoção telescópica, por segmentos de tronco deslizantes juntamente com o impulso das pernas, impulsiona o animal através de um microhabitat subterrâneo variado e imprevisível, e o aumento no número de pernas provavelmente contribui com mais força de tração para forçar através de pequenas fendas e aberturas”, escreva os pesquisadores.

Ainda há muitas coisas desconhecidas sobre E. Perséfone – o que ele come, por exemplo, e onde mais ele pode ser encontrado – mas já há o suficiente para prosseguir para marcá-lo como sua própria espécie e estabelecer que ele bateu o recorde em termos de contagem de pernas.

Os pesquisadores dizem que a descoberta deste novo milípede é mais uma evidência da biodiversidade encontrada nas profundezas do subsolo na Província Goldfields Oriental, e ajuda a fazer um forte argumento para que a região seja protegida para o futuro.

Embora as condições acima do solo tenham mudado significativamente ao longo de milhares de anos, de acordo com os pesquisadores, o habitat subterrâneo provavelmente permaneceu estável – frio e úmido. É possível que muitas outras descobertas estejam esperando para serem feitas.

“Esses habitats subterrâneos, e seus habitantes, são muito pouco estudados, apesar de sua importância ecológica na filtração das águas subterrâneas e na triagem de toxinas ambientais,” escreva os pesquisadores.

A pesquisa foi publicada em Relatórios Científicos.