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Segunda-feira, Maio 16, 2022

O que é vitamina K?

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A vitamina K desempenha um papel fundamental na capacidade do nosso sangue de formar coágulos. É uma das vitaminas menos glamourosas, mais raramente discutida do que seus pares e, embora geralmente seja referida como uma única substância, ela vem em duas variedades naturais – K1 e K2 – e uma sintética, K3. As pessoas normalmente cobrem suas necessidades de vitamina K através da dieta, por isso raramente é visto na forma de suplemento, mas também veremos algumas situações que podem exigir uma entrada extra de vitamina K.

Uma molécula de menatetrenona, uma das formas de vitamina K2. Imagem via Wikimedia.

O ‘K’ na vitamina K significa Coagulação-vitamina, dinamarquês para ‘vitamina de coagulação’. Esta é uma grande dica sobre o que esses vitâmeros – o termo usado para denotar as várias formas quimicamente relacionadas de uma vitamina – ajudam nossos corpos a fazer. A vitamina K está envolvida nos processos de modificação que as proteínas sofrem após serem sintetizadas, e essas proteínas passam a realizar a coagulação onde quer que seja necessária em nosso sangue. Além disso, a vitamina K também está envolvida nos processos de ligação ao cálcio para os tecidos em todo o nosso corpo, por exemplo, nos ossos.

Embora não precisemos de quantidades muito altas de vitamina K para sermos saudáveis ​​(em relação a outras vitaminas), uma deficiência dela não é de forma alguma uma visão bonita. Sem vitamina K suficiente, a coagulação do sangue é gravemente prejudicada e o sangramento incontrolável começa a ocorrer em todo o nosso corpo. Algumas pesquisas sugerem que uma deficiência dessa vitamina também pode causar o enfraquecimento dos ossos, levando à osteoporose ou à calcificação dos tecidos moles.

O que é vitamina K?

Quimicamente falando, a vitamina K1 é conhecida como fitomenadiona ou filoquinona, enquanto a K2 é conhecida como menaquinona. Eles são bastante semelhantes do ponto de vista estrutural, sendo formados por dois anéis aromáticos (anéis de átomos de carbono) com uma longa cadeia de átomos de carbono ligados a um lado. O K2 possui dois subtipos, sendo um mais longo que o outro, mas desempenham a mesma função em nossos corpos. A variedade K1 é a mais vista em suplementos.

A vitamina K3 é conhecida como menadiona. Costumava ser prescrito como tratamento para deficiência de vitamina K, mas mais tarde descobriu-se que interferia na função da glutationa, um importante antioxidante e molécula metabólica chave. Como tal, não está mais em uso para esse papel em humanos.

São substâncias lipossolúveis que tendem a se degradar rapidamente quando expostas à luz solar. Também se decompõe muito rapidamente e é excretado rapidamente no corpo, por isso é extremamente raro atingir concentrações tóxicas em humanos. A vitamina K está concentrada no fígado, cérebro, coração, pâncreas e ossos.

Fontes

A vitamina K é abundante em vegetais verdes e folhosos, onde está envolvida na fotossíntese. Créditos da imagem Local Food Initiative / Flickr.

Como mencionado anteriormente, as pessoas tendem a obter vitamina K suficiente de uma dieta regular.

As plantas são um sintetizador chave de vitamina K1, especialmente seus tecidos que estão diretamente envolvidos na fotossíntese; como tal, misturar vegetais folhosos ou verdes em sua dieta é uma boa maneira de acessar altos níveis da vitamina. Espinafre, aspargo, brócolis ou leguminosas, como soja, são boas fontes. Os morangos também contêm essa vitamina, em menor grau.

Os animais também dependem dessa vitamina para os mesmos processos que os corpos humanos, portanto, os produtos de origem animal também podem ser uma boa fonte dela. Os animais tendem a converter a vitamina K1 que obtêm ao comer plantas em uma das variedades K2 (MK-4). Ovos ou carnes de órgãos, como fígado, coração ou cérebro, são ricos em K2.

Todas as outras formas de vitamina K2 são produzidas por bactérias que a produzem durante a respiração anaeróbica. Como tal, os alimentos fermentados também podem ser uma boa fonte desta vitamina.

Alguns dos sinais mais comuns de deficiência incluem:

  • Taxas lentas de coagulação do sangue;
  • Longos tempos de protrombina (a protrombina é um fator chave de coagulação medido pelos médicos);
  • Sangramento espontâneo ou aleatório;
  • Hemorragia;
  • Osteoporose (perda de massa óssea) ou osteopenia (perda de densidade mineral óssea).

Preciso de suplementos de vitamina K?

Casos de deficiência são raros. No entanto, alguns fatores podem promover tais deficiências. Mais comumente, isso envolve medicamentos que bloqueiam o metabolismo da vitamina K como efeito colateral (alguns antibióticos fazem isso) ou condições médicas que impedem a absorção adequada de nutrientes dos alimentos. Alguns recém-nascidos também podem apresentar deficiências de vitamina K, pois esse composto não atravessa a placenta da mãe e o leite materno contém apenas baixos níveis dele. Devido a isso, os bebês geralmente recebem suplementos de vitamina K.

Embora seja raro ver toxicidade causada por overdoses de vitamina K, ainda é aconselhável que os suplementos sejam tomados apenas quando prescritos por um médico. Sintomas Indicativos de toxicidade da vitamina K são icterícia, hiperbilirrubinemia, anemia hemolítica e kernicterus em lactentes.

As deficiências de vitamina K são quase sempre causadas por desnutrição, dietas pobres ou pela ação de certos medicamentos que afetam a absorção de vitamina K ou seu papel no organismo. As pessoas que usam antiácidos, anticoagulantes, antibióticos, aspirina e medicamentos para câncer, convulsões ou colesterol alto às vezes recebem suplementos prescritos – novamente, por um médico treinado.

Como foi descoberto?

O composto foi identificado pela primeira vez pelo bioquímico dinamarquês Henrik Dam no início da década de 1930. Dam estava estudando outro tópico inteiramente: metabolismo do colesterol em galinhas. No entanto, ele observou que os pintos alimentados com uma dieta pobre em gordura e sem esteróis tinham uma grande chance de desenvolver hemorragias subcutâneas e intramusculares (forte sangramento sob a pele e dentro de seus músculos).

Novos estudos com diferentes tipos de alimentos levaram à identificação da vitamina, que Dam referiu como “Koagulations-Vitamina”.

Algumas outras coisas para saber

Algumas das bactérias em nosso intestino ajudam a nos fornecer a ingestão necessária de vitamina K – elas a sintetizam para nós. Por causa disso, o uso de antibióticos pode levar a uma diminuição dos níveis de vitamina K no sangue, pois dizima as populações de bactérias em nossos intestinos. Se você está com falta de apetite após um curso longo ou particularmente forte de antibióticos, pode ser devido a essa deficiência. Contacte o seu médico e informe-o sobre os seus sintomas se achar que pode precisar de suplementos de vitamina K nesta situação; nem sempre é o caso que você faz, mas não custa perguntar.

Outro passo que você pode tomar para garantir que está ingerindo vitamina K suficiente é combinar alimentos que a contenham com gorduras – pois essa vitamina é solúvel em gordura. Uma salada de folhas verdes com azeite e abacate é uma ótima maneira de fornecer vitamina K ao seu corpo e ajudá-lo a absorver o máximo possível.



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