Segunda-feira, Maio 16, 2022

O que veio primeiro, a terra ou a água sobre ela? A ciência agora sabe a resposta

Nossa vida na terra começou na água, mas como ela ‘evoluiu’?

Para entender a ligação entre a química do carbono e da água, os cientistas podem rastrear as várias formas, ou isótopos, de seus átomos constituintes de hidrogênio e oxigênio ao longo da história do universo, como uma gigantesca caça ao tesouro.

Recentemente, pesquisadores do CNRS, da Universidade Paris-Saclay, da Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA) e da Universidade de Pau e Pays de l’Adour (UPPA), com apoio do Muséum National d’Histoire Naturelle (MNHN), seguiram o rastro da composição isotópica da água desde o início do sistema solar, nas regiões internas onde a Terra e os outros planetas terrestres se formaram.

Eles fizeram isso analisando a composição isotópica do hidrogênio em inclusões ricas em cálcio-alumínio (CAIs) de meteoritos primitivos, um dos mais antigos do nosso sistema solar, usando um método desenvolvido apenas para seu estudo. Seus dados mostram que existiam dois reservatórios de gás durante os primeiros 200.000 anos do nosso sistema solar, mesmo antes da formação dos primeiros embriões planetários.

Representação esquemática da distribuição de isótopos H no jovem Sistema Solar mais interno durante a formação de CAI

Um desses reservatórios consistia no gás solar no qual se originou toda a matéria do nosso sistema solar. Com o meteorito, os cientistas puderam medir seu registro diretamente pela primeira vez. O segundo reservatório de gás era enriquecido em vapor d’água e já possuía a assinatura isotópica da água terrestre. Foi criado por um influxo maciço de água interestelar nas regiões internas quentes do sistema solar, após o colapso do envelope interestelar e a formação do disco protoplanetário.

A existência inicial deste gás com composição isotópica semelhante à da Terra implica que a água da Terra estava lá antes da acreção dos primeiros blocos constituintes do nosso planeta.