Quinta-feira, Julho 7, 2022

O sono ajuda o cérebro a processar as emoções, e um novo estudo em ratos revela como

Um novo estudo revelou uma maneira importante pela qual o sono ajuda o cérebro a processar emoções para o dia seguinte e, embora as descobertas tenham sido descobertas em camundongos, elas também podem nos ajudar a resolver alguns dos mistérios do sono humano.

O papel do sono na função cerebral ainda é um enigma, mas há evidência irrefutável que o sono de movimento rápido dos olhos (REM) ajuda os humanos a consolidar suas memórias emocionais.

Mas como isso realmente acontece no cérebro é algo que os cientistas ainda estão investigando.

O córtex pré-frontal é uma parte do cérebro que está fortemente envolvida no processamento emocional e, no entanto, durante o sono REM, alguns de seus neurônios, conhecidos como neurônios piramidais, são estranhamente quieto.

Isso pode soar paradoxal a princípio. Afinal, como essa parte do cérebro está nos ajudando a controlar nossas emoções durante o sono se não está ativa quando estamos realmente fechando os olhos?

Como se vê, o silêncio também é uma ferramenta poderosa. Pesquisas em camundongos dormindo e acordados sugerem que o silêncio do córtex pré-frontal durante o sono REM ajuda todo o sistema a se redefinir.

Os achados são consistentes com outros estudos recentes que sugerem que o sono mantém a atividade neuronal sob controle.

Sem o sono REM adequado, as redes no cérebro podem ficar “supersaturadas” com mensagens emocionais, como o medo, dificultando a determinação de sinais importantes do ruído de fundo. Quando acordado, isso pode levar um rato a agir com muito medo ou não ter medo o suficiente.

Quando ativos e acordados, os neurônios do cérebro recebem mensagens de seus “braços” (também conhecidos como dendritos). Essas mensagens são então transmitidas ao corpo do neurônio (também conhecido como soma), que é responsável por propagar mensagens para outros neurônios.

Durante o sono REM, no entanto, os neurônios no córtex pré-frontal de camundongos parecem se comportar de maneira diferente. Os dendritos mostram atividade aumentada, mas o soma mostra atividade diminuída.

“Isso significa um desacoplamento dos dois compartimentos celulares, em outras palavras, soma bem adormecido e dendritos bem acordados”, explica neurologista Antoine Adamantidis da Universidade de Berna, na Suíça.

Em termos simples, esse desacoplamento significa que os neurônios estão processando informações que já receberam, mas não estão enviando mensagens.

Com o corpo do neurônio deixando de enviar tantas mensagens, os braços do neurônio têm tempo para consolidar as informações que já receberam, essencialmente ‘aprendendo’ quais mensagens recebidas devem ser enviadas e quais não devem.

Isso permite que o cérebro responda melhor às mudanças ambientais no dia seguinte, permitindo que os animais discriminem entre perigo e segurança com maior efeito.

Quando a atividade dos dendritos foi inibida durante o sono REM, os camundongos do estudo perderam a capacidade de discriminar entre as pistas de áudio associadas ao perigo e à segurança.

Enquanto isso, quando o soma não foi efetivamente silenciado durante o sono REM, os camundongos ficaram mais sintonizados com os sinais de perigo em geral.

“Isso pode resultar em superconsolidação de memórias emocionais observadas em transtornos de estresse pós-traumático e outros transtornos psiquiátricos e de humor afetivos frequentemente associados a distúrbios do sono REM”, os autores sugerir.

O mecanismo ainda não foi observado em neurônios humanos, mas as descobertas podem ajudar os cientistas a entender melhor por que condições como transtorno de estresse pós-traumático e distúrbios do sono são tão intimamente ligado.

O estudo foi publicado em Ciência.